quinta-feira, 13 de julho de 2017

Comitê da Bacia do Rio Ijuí faz pesquisa sobre saneamento básico na Região

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí está realizando um levantamento sobre saneamento básico, que abrange os 36 municípios da bacia e cujo objetivo, segundo o presidente do Comitê, Luis Augusto de Almeida Pérsigo, “é subsidiar a elaboração do plano de bacia, que possui dotação orçamentária de R$ 680.000,00. Nesta fase, o levantamento deve traçar as metas a serem realizadas”.
No Brasil, o saneamento básico é definido pela lei nº 11.445/2007, sendo um direito assegurado pela Constituição a partir de investimentos públicos na área. O conceito de saneamento básico está relacionado com o controle e a distribuição dos recursos básicos (abastecimento, tratamento e distribuição de água, esgoto sanitário, coleta e destino adequado do lixo, limpeza pública) tendo em vista o bem-estar físico, mental e social da população.
O objetivo de todo este conjunto de ações, é a prevenção e o controle de doenças, a promoção de hábitos higiênicos e saudáveis, melhorias na limpeza pública e como consequência, na qualidade de vida da população.
O levantamento da realidade na Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí está sendo feito por meio de questionários que buscam informações como: qual o sistema de abastecimento de água para consumo? Existem residências com fosso negro ou fossa séptica? Existe coleta seletiva do lixo? Qual o seu destino? Existem poços artesianos? Existe saneamento rural? Qual o volume mensal de resíduos gerado no município?
Com base em parte dos dados já levantados, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí já sabe que os municípios registram uma realidade preocupante. Pérsigo observa que “assim que concluído o trabalho de pesquisa, os dados devem se tornar de conhecimento público”.

FOTO: Luis Augusto Pérsigo, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário