Foi aberta na tarde de quarta-feira, 5, a 7ª Mostra das disciplinas de Expressão Gráfica I e Plástica do curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Santo Ângelo, ministradas pelas professoras mestres Claudete Boff e Roberta Doleys Soares, respectivamente.
A Mostra, com o tema “Arte e Arquitetura: Novas Afinidades”, que permanece no Atelier Livre (prédio 20) até dia 5 agosto, buscou inspiração na obra da arquiteta alemã Julia Schulz Domburg, que trata do diálogo entre a arte e a arquitetura, destacando a correspondência que existe entre ambas e como se pode interpretar sua volumetria e o espaço onde está inserida.
Na Mostra, as maquetes representam conceitos vindos de edificações ou pinturas, e os desenhos são interpretações do motivo tridimensional com aplicação de diferentes técnicas. Procurou-se dar ênfase aos aspectos que sintetizam o diálogo entre elas.
Segundo as professoras Claudete e Roberta, “a 7ª Mostra de Expressão Gráfica I e Plástica tem por objetivo fazer as relações entre o desenho e o objeto edificado, neste caso, a arte gráfica e a maquete. Escolhido o tema para construir plasticamente um objeto, partiu-se para executar graficamente a síntese do mesmo. A proposta foi explorar, por mais simples que fosse a forma, todos os recursos de desenho exercitados em aula. Quanto ao volume elaborado, buscou-se a retratação plástica das sensações provocadas pela obra referência (edificação, escultura ou pintura) a partir da percepção dos acadêmicos e a aplicação dos conhecimentos adquiridos na disciplina. Criatividade, originalidade e eficiente aplicação técnica foram buscadas durante a execução do trabalho.
O resultado deveria ressaltar o grau de correspondência entre Arte e Arquitetura, a linguagem particular de cada desenho e, consequentemente, a fruição estética.
A coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Thaís Faccin de Brum, parabenizou professoras e estudantes pelo trabalho, observando o valor de atividades práticas desde o primeiro semestre do curso. As titulares das disciplinas, Claudete e Roberta, igualmente se manifestaram enfatizando que Expressão Gráfica e Plástica são bases importantes para os conhecimentos a serem construídos nos próximos semestres e que o tema escolhido para a Mostra foi desafiador, exigindo pesquisas e estudos preliminares.
Prestigiando a Mostra, o engenheiro eletricista e de Segurança do Trabalho, Rubilar Ferreira, pai da acadêmica e expositora da Mostra Rubianne Bottega Ferreira. Ao parabenizar o grupo pelas atividades, Rubilar observou a importância de unir em uma obra, a rigidez de cálculo da Engenharia com a beleza e a arte da Arquitetura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário