sexta-feira, 29 de julho de 2016

Farmácia Central atende mais de 3 mil pacientes no primeiro mês

No dia 21 de junho, foi realizada a inauguração da Farmácia Central do Município, através da Secretaria Municipal de Saúde, localizada entre o Centro Cultural Adelina Dias e o Condomínio Industrial Antônio Lubian. Após um mês de atendimento, o Prefeito Fabiam Thomas se reuniu com a Secretária de Saúde Elaine Zimermann e a farmacêutica do município Sandra Fontana para avaliar os resultados da Farmácia.
Destacou-se a grande quantidade de atendimentos, sendo que a comunidade ainda está em adaptação à nova forma de funcionamento da distribuição de medicamentos. Foram cerca de 2900 atendimentos através da rede básica de saúde, somados a aproximadamente 550 pacientes ativos do Estado e 150 pacientes que retiraram medicamentos para tabagismo, insulina e tamiflu.  No total, foram mais de 3,5 mil atendimentos, distribuindo mais de 170 mil medicamentos.     
A implantação deste local busca a disponibilização de um espaço único de encaminhamentos e dispensação de medicamentos básicos e controlados. Desta forma, melhora a assistência farmacêutica quanto à orientação sobre o uso dos mesmos. Anteriormente, a entrega de medicamentos era realizada em cada Unidade de Saúde, provocando problemas como uso inadequado das medicações dispensadas e falta de medicamentos para todos os postos espalhados pelo município.
Além de melhorar o controle da medicação de cada paciente, a Farmácia Central tem outro diferencial: seu horário de funcionamento alternativo. Pensando no horário do comércio, a Farmácia permaneceu aberta no último mês das 8h até as 11h, das 13h às 16h e das 18h às 21h. Além disso, nos sábados e domingos, funcionou das 9h às 11h.
Entretanto, analisando a frequência dos pacientes, o horário foi estendido nas manhãs até 11h30min e nas tardes até 16h30min. Como a procura à noite se mantém pequena comparada ao dia, a Secretaria também estará estudando durante o próximo mês a possibilidade de cancelar os atendimentos à noite, substituindo pelo horário ao meio dia.
Para atender a todas as demandas da população, a Secretaria de Saúde conta com uma equipe especializada de três profissionais em tempo integral. Entre eles, a farmacêutica do Município. Destaca-se também a colaboração dos médicos do município, que realizam doações de amostras grátis, que podem ser distribuídas também a população.
Em relação aos investimentos, a Secretária Elaine informa que são recebidos por mês R$3.370,67 do Estado e R$7.284,08 da União (5,10 por habitante/ano). Porém, no primeiro mês de funcionamento, a farmácia gastou cerca de 18 mil reais na compra de remédios a preço de laboratório - abaixo do valor do mercado - comprovando que a contrapartida do município de Giruá é maior do que estabelece a portaria federal 1555/2013.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário