Evento será na região das Missões, em São Borja, para que a população possa conhecer e contar a mesma história que une Brasil, Argentina e Paraguai
Resgatar e valorizar a memória histórica da Cultura Missioneira como raíz comum, integrando os 30 Povos Jesuítico-Guarani (7 no Brasil, 15 na argentina e 8 no Paraguai). Com esta proposta foi realizada a Reunião do Conselho Trinancional de Governos Missioneiros, dia 14 deste mês, em La Cruz, Corrientes/Argentina, com a presença de uma delegação da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões).
No evento, que fez parte da programação do 2º Encontro Trinancional da Fé Missioneira, foram acertadas ações estratégicas por representantes do setor público e privado dos três países, como um calendário de eventos e um folder unificado, com a finalidade de divulgar os 30 Povos.
Presidente da AMM/Funmissões e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori destacou que, "o primeiro passo é conhecer, para que todos nós dos 30 Povos possamos contar a mesma história que une Brasil, Argentina e Paraguai".
Sartori fez questão de ressaltar a importância da atuação da iniciativa privada neste processo de desenvolvimento integrado. "Para oportunizar mais emprego e renda, o poder público deve ser a base de apoio, mas é a iniciativa privada que vai trabalhar diretamente na venda do produto, com a hotelaria, gastronomia e pacote turístico", reconheceu o dirigente da AMM/Funmissões, reiterando a necessidade de viabilizar o calendário de eventos, para que todos possam participar e assim, conhecer a história jesuítica guarani, que envolve os 30 Povos.
HERMANOS MISIONEROS
"O povo da região das Missões é acolhedor, cordial, semelhante aos povos da Argentina e Paraguai", evidenciou o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, exemplificando a receptividade de toda a comunidade La Cruz, Corrientes/Argentina. Brondani foi enfático quanto a questão de que, para vender um produto, primeiro é imprescindível que todos estejam convictos do valor cultural, turístico, religioso e histórico de suas potencialidades. "Se não acreditar, ninguém consegue vender seu produto. E nós, missioneiros, estamos convencidos do nosso valor mundial cultural, religioso e histórico. Podem contar conosco na parceria deste empreendimento", afirmou Brondani.
Como uma forma de retribuir o carinho e irmandade dos argentinos e paraguaios, o prefeito de Garruchos, João Carlos Scotto, os homenageou falando em espanhol. "É motivo de imensa alegria participar deste momento que exalta o turismo, a história e a fé que une os hermanos misioneros do Brasil, Argentina e Paraguai. Temos que seguir trabalhando em conjunto para resgatar, valorizar e tornar cada vez mais forte a história dos 30 Povos", salientou Scotto.
Pesquisador e empresário, José Roberto de Oliveira chamou a atenção para o fato de que seria muito importante a concretização de uma espécie de nivelamento da história. "Temos muito mais em comum do que pensamos, pois a história nos dividiu lentamente. Devemos estar organizados para que este grupo dos 30 Povos Jesuítico-Guarani se una e se torne cada vez mais forte", frisou José Roberto de Oliveira.
FEIRA INTERNACIONAL MISSIONEIRA
Realização uma Feira Internacional Missioneira, dia 9 de dezembro de 2017, em São Borja, data em que se comemora 20 anos de construção da ponte internacional São Borja/San Tomé, unindo duas cidades jesuítico missioneiras, que ligam Brasil e Argentina. Esta foi a proposição do prefeito Eduardo Bonotto, aprovada por todos os participantes, com o propósito de que representantes dos três países possam mostrar sua história e seus produtos turísticos.
"É fundamental que também a população conheça a história dos 30 Povos. Começamos com esta Feira Internacional Misssioneira, em São Borja, e vamos organizando o calendário de eventos, sempre com a presença do Brasil, Argentina e paraguai, apresentando, divulgando e vendendo seus produtos", sugeriu Eduardo Bonotto, ao concluir: "vamos construir o futuro, mas valorizando o passado".
Os trabalhos da Reunião do Conselho Trinancional de Governos Missioneiros, foram conduzidos, com maestria, por Myriam Ávila, com o apoio do intendente de La Cruz, Mateo Maidana, do vice-intendente, Luis Calmarde, e demaisparticipantes dos três países.
Após a reunião, a comitiva missioneira prestigiou as festividades do 2º Encontro Trinancional da Fé Missioneira, que encantou e comoveu o público com as belíssimas apresentações e demonstrações de fé. No palco, o primeiro show foi da região das Missões, com os músicos de São Borja, Leandro Farias e Ricardo Fraga.
DELEGAÇÃO BRASILEIRA
Integraram a delegação da região das Missões/R/Brasil, o presidente da AMM/Funmissões e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori e primeira-dama, Iara Sartori; o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto; de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani e primeira-dama, Maria de Lourdes Brondani; o prefeito de Garruchos, João Carlos Scotto; a secretária de Turismo de São Borja, Caroline Aquino, juntamente com a diretora de Turismo, Odete Rosa e também da assessora de Turismo, Maristela Loureiro; a secretária de Turismo de São Luiz Gonzaga, Rose Grings; o secretário Executivo do Detur, Marcos Mattos; o empresário Marino José Theobald; o pesquisador e empresário, José Roberto de Oliveira; o vereador de Garruchos, Carlinhos Matoso e o assessor de projetos, João Carlos, e assessoria de imprensa da AMM/Funmissões.
Em nome dos 26 municípios da AMM, os prefeitos de Entre-Ijuís, São Borja, Garuchos e São Luiz Gonzaga agradeceram à intendência de La Cruz/Corrientes/Argentina e à comissão organizadora, a valorosa oportunidade de participar da Reunião do Conselho Trinancional de Governos Missioneiros, bem como do 2º Encontro da Fé Missioneira.
Fonte: AMM
Nenhum comentário:
Postar um comentário