quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Sorteio de uma bicicleta na Promoção Trilha da Sorte

Logo mais às 17h 20 transmissão pela Alternativa 98.7 Fm ao vivo direto da Tok Lar Espaço Movéis de Giruá, com o sorteio de uma bicicleta na Promoção Trilha da Sorte. 
Se ligue na Alternativa Fm de Giruá para o Mundo.

Cotrirosa visita Coopatrigo

Na última terça-feira, 29 de agosto, o Vice-Presidente da Cotrirosa, Nívio Siveres, o gerente de grãos, Nereu Rohleder e gerente de insumos, Jairton Dezordi, fizeram uma visita à Coopatrigo de São Luiz Gonzaga. 
            Os representantes da Cotrirosa foram recebidos pela superintendência, área técnica e comercial da Coopatrigo. A visita foi para troca de experiências na comercialização de insumos e produção de sementes, bem como discussões sobre fertilização do solo.
Fonte: Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Giruaense em Destaque

No domingo,27 de agosto, aconteceu  a 8ª etapa do Circuito Sesc de Corridas em Ijuí. Daniel Zimpel (equipe AMO/Unimed VTRP) correu os 3 km - categoria comerciário e se consagrou Campeão Geral. Daniel segue na liderança do ranking com 54 pontos, e a próxima etapa será dia 10 de setembro em Pelotas.
Fonte:http://www.riovalejornal.com.br/materias/18909-circuito_sesc_daniel_zimpel_lidera_ranking

URI oferece Curso do Software Revit Architecture

Permanece aberto até 4 de setembro, o período de inscrições para o Curso do Software Revit Architecture, oferecido pela URI Santo Ângelo e vinculado ao Gepemasi – Grupo de Estudos em Materiais e Sistemas, do curso de Engenharia Civil.
Destinado a engenheiros, arquitetos e estudantes da área, o curso exige como pré-requisito noções de AutoCAD e seu objetivo, é capacitar ao conhecimento de toda a interface do software, aprender a trabalhar com plantas simultaneamente em duas e três dimensões, geração de cortes e fachadas, construção 3D da maquete envolvendo todo e qualquer elemento, materiais, luzes artificiais, edição de terrenos e estudo de insolação e renderizações para apresentação.
Com um total de 50 horas, o curso será ministrado pelo professor Rogério Justen, de 4 de setembro a 20 de novembro, no Laboratório de Informática (prédio 8) abordando: Conceito BIM, Interface (template), Começando um projeto, Importando plantas DWG para a plataforma REVT, Criação de elementos construtivos (paredes, vigas, laje, pilares, portas, janelas, telhados, madeiramento, piso, escada, rampa, corrimão); Ajuste fino de elementos construtivos (texturização, tintas, valores-custos), Detalhamento: tags, legendas, cotas, textos, símbolos; Cortes, detalhes e vistas; Criação da maquete 3D, Terreno.
A inscrição deve ser feita no portal da URI: www.santoangelo.uri.br e a taxa é de R$ 400,00 para estudante e R$ 500,00 para profissional.

AMM viabilizou estratégia para garantir mais segurança nos municípios missioneiros

 Gestores da região serão previamente informados quando houver necessidade de remoção de policiais. Questões previdenciárias e outros temas relevantes foram debatidos na reunião em Entre-Ijuís.
A segurança pública não é mais preocupação apenas dos grandes centros. As cidades de pequeno e médio porte também estão atentas, justamente para evitar o avanço de problemas mais graves. O que fazer a partir de agora, foi o tema que norteou os debates na assembleia mensal da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), que ocorreu em Entre-Ijuís, no último dia 25.
Com cinquenta anos de existência, a Associação dos Municípios das Missões tem se fortalecido a cada dia, na constante busca de alternativas para o desenvolvimento econômico e social dos 26 municípios missioneiros. Também na atual gestão, todos os setores têm recebido a mesma atenção do presidente da Associação, Brasil Antonio Sartori, bem como de todo o colegiado de prefeitos integrantes da AMM.
PORTA-VOZ DAS COMUNIDADES
Conforme entendimento da AMM com o diretor estadual do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Fernando Sodré, ficou acertado que antes da remoção de policiais em algum município missioneiro, o prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores, serão previamente comunicados. "Sabemos que trata-se de uma atribuição necessária, mas ainda assim, é preciso que seja ouvida a voz do povo, por intermédio do prefeito, que é o porta-voz das comunidades", ressaltou Sartori, que é chefe do Executivo de Entre-Ijuís, evidenciando: "precisamos estar sempre informados para darmos uma satisfação à população, que é quem nos paga".

O diretor do Departamento de Policia do Interior garantiu seu comprometimento com a AMM, destacando que todos os delegados regionais, primeiramente devem ir até os prefeitos para explicar pessoalmente a situação, quando se fizer necessária qualquer remoção de policiais. "Na segurança pública, esta parceria com as prefeituras é fundamental para que possamos cumprir nossa missão. No que depender de mim e da equipe regional do DPI, afirmo, com toda a certeza, que sempre haverá esta interlocução com o prefeito", enfatizou o delegado Fernando Sodré. Delegados regionais participaram da assembleia, inclusive a delegada de Entre-Ijuís, Elaine Maria da Silva, que elogiou a iniciativa da AMM, evidenciando que a segurança deve ser uma preocupação das autoridades e da sociedade.
NOVAS DELEGACIAS
O diretor do DPI salientou que em breve deverá se anunciado pelo governo do RS, a criação de uma Delegacia para Crimes Rurais, que atuará em toda a região das Missões. E, dependendo dos resultados, deverá ser instituída, também na região missioneira, uma Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec). No Estado tem 11 Defrec, e na região Noroeste não tem nenhuma. As mais próximas ficam em Passo Fundo e Santa Maria.

A CADA 9 MINUTOS
Sodré fez uma aprofundada explanação sobre a situação caótica da segurança pública no Brasil, destacando que, a cada 9 minutos, morre uma pessoa no país, vítima de crime violento. Segundo ele, estes e outros dados, estarrecedores, estão disponíveis no anuário da segurança pública. "Temos um problema sério no Brasil e precisamos enfrentá-lo, também com o apoio e conscientização da sociedade".

LIDERANÇAS UNIDAS, REGIÃO FORTE
Prefeito anfitrião, Brasil Antonio Sartori agradeceu o empenho do vice-prefeito, secretários municipais, servidores e demais organizadores da assembleia da AMM em Entre-Ijuís. "Optamos por sediar a assembleia, em nome do povo de Entre-Ijuís e para dar maior visibilidade à nossa cidade", disse o dirgente da AMM, agradecendo a presença de todos os participantes. "Estamos aqui para prestar serviço público e devemos fazê-lo da melhor forma possível", afirmou Sartori.

Presidente da Associação dos Municípios do Panalto Médio (Amuplam) e prefeito de Coronel Barros, Edson Arnt esteve presente em mais um encontro da AMM. “O que notamos nos últimos tempos é que o tema segurança público se tornou essencial para a população. Pois não adianta ter saúde, educação e não ter segurança”, disse Arnt, ao reafirmar que “a Amuplam está junto em todas as lutas da AMM, já que os problemas mudam de cidade, mas são os mesmos; uns em maiores e outros em menores proporções”.
Com o mesmo entusiasmo, o presidente da Associação dos Legislativos das Missões (ALM), vereador José Milczarek, reiterou o apoio, em nome de todos os vereadores missioneiros. “A AMM, assim como a ALM, tem demonstrado total responsabilidade em suas ações. E nós, vereadores, temos que assinar embaixo deste trabalho dos prefeitos da nossa região, nas pautas junto às autoridades estaduais e federais. O Legislativo das Missões tem atuado de forma centrada, e se precisarem do reforço da ALM tenham a certeza de que faremos a nossa parte, sempre pensando na população missioneira. Parabéns presidente Sartori, parabéns prefeitos, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido”, frisou Milczarek.
Sempre presente nas assembleias da AMM, o deputado estadual, Eduardo Loureiro, que preside a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, destacou que tem como missão atuar em cima da agenda estratégica da região. “As duas associações, ALM e AMM, estão trabalhando de forma articulada. A nossa causa é comum, pois temos uma série de investimentos que precisamos canalizar para a região. E isso só vai acontecer se exercitarmos a capacidade de atuarmos de forma conjunta, independente de quaisquer diferenças. O que importa é a região. Esta é a causa que move a todos nós”, afirmou Loureiro.
PROJETOS TURÍSTICOS
Diretor do Departamento de Turismo (Detur) da Funmissões e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein entregou ao presidente da AMM o livro do Plano Estratégico do Desenvolvimento da Região, que recebeu das mãos do presidente do Corede Missões, José Cláudio Lourega Reis. “Posteriormente todos os prefeitos da região também vão receber um exemplar”, avisou Klein, salientando a importância da mobilização dos gestores municipais e do setor de turismo das Missões, para que o turismo, pela primeira vez, ficasse entre as três demandas contempladas na Consulta Popular.

MÉRITO COLETIVO
Klein convidou a todos para que participem da próxima reunião do Detur, no próximo dia 5 de setembro, em São Miguel das Missões, quando, mais uma vez, estará entre os destaques o grande momento que vive a região das Missões na área do turismo. “As ações de fomento ao turismo, tanto as consolidadas como que estão em andamento, se devem, não somente ao trabalho da atual gestão do Detur, mas de todos os dirigentes e demais envolvidos no setor, que atuam desde a criação do Detur/Funmissões para expandir o turismo dos 26 municípios da AMM”, reconheceu o diretor do Departamento de Turismo, Ricardo Klein.

NO OUTONO DA VIDA
A presidente da Associação das Primeiras-Damas das Missões, Iara Sartori, fez uma relato e exibiu um vídeo sobre o andamento, nos 26 municípios, do “Projeto Missões pela Vida”, que tem como tema “No Outono da Vida”. Os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos têm como público-alvo pessoas a partir dos 50 anos de idade. “A proposta é chamar as pessoas, em especial os homens desta faixa etária, para que se gostem, se cuidem e socializem sua vida diária. E, neste pensamento de socialização, temos várias áreas de atuação do projeto”, explicou Iara. Como demonstração deste trabalho, o coral de Entre-Ijuís, composto recentemente por homens e mulheres acima de 50 anos, fez uma linda apresentação cantando a música ‘Querência Amada’.

ALTERNATIVAS PREVIDENCIÁRIAS
Sempre atento às questões que afetam diretamente o cotidiano dos municípios, o consultor jurídico da AMM, Gladimir Chiele, orientou os chefes do Executivo missioneiro em diferentes áreas, como a ampliação do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM). De acordo com Chiele, este tema deve ser debatido junto com os prefeitos para que, de forma concreta, eles possam participar desta integração, que não é apenas de competência do Estado, pois também é de interesse dos municípios. “Se trabalharmos esquecendo as competências que são do Estado, e aquelas que são de âmbito municipal, não teremos, sequer, a minimização dos problemas da criminalidade, que estão avançando cada vez mais”, alertou o consultor jurídico.

Gladimir chamou a atenção para o problema do Regime Previdenciário que, segundo ele, está completamente estourado em alguns municípios. “Se continuarem assim, os municípios simplesmente irão explodir em seus Regimes Próprios. E passar para o Regime Geral, não resolve o problema previdenciário”, avisou. Entre as alternativas que precisam ser discutidas, Gladimir Chiele citou o aumento das alíquotas; o enfrentamento com a Portaria 403/2010 do Ministério da Previdência, e o Regime de Segregação de Massa. 
Fonte: Assessoria de Imprensa

terça-feira, 29 de agosto de 2017

JANTAR SHOW EM GIRUÁ COM ÂNGELO FRANCO

Remate de coberturas em prol do Núcleo de Giruá (Núcleo Criadores de Cavalos Crioulos de Giruá) junto com Expo incentivos !!! 

DIA 8/9/17 LOCAL : PARQUE DE EXPOSIÇÕES OLMIRO CALAI PAVILHÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR

JANTAR SHOW COM ÂNGELO FRANCO 
AGRADECEMOS AOS DOADORES DAS COBERTURAS. 
COLABORE COM O NÚCLEO DE GIRUÁ.
Fonte: Everson Zwick

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Cotrirosa participa do Dia de Campo da CCGL


Na última quinta-feira, 24 de julho, a Cotrirosa esteve presente no VIII Dia de Campo da CCGL sobre Tecnologia em Produção Leiteira, junto ao tambo experimental, em Cruz Alta.  Um grupo de 45 pessoas, entre técnicos e produtores das diferentes unidades da Coperativa prestigiou o evento.

    Para um melhor entendimento dos assuntos abordados, o Dia de Campo foi dividido em estações: nutrição simples e aplicada; planejamento e implantação de pastagens de verão; qualidade do leite; certificação de propriedades livres de brucelose e tuberculose, análise de solo e apresentação de cases de sucesso.  

    De acordo com o médico veterinário da Cotrirosa, Augusto Moroni, o evento foi uma oportunidade para conhecer os resultados das pesquisas aplicadas pela CCGL.  “Através das estações, foi possível conhecer o resultado do trabalho prático realizado no tambo de leite da CCGL, o que ficou evidenciado a importância do planejamento da propriedade e do acompanhamento de um técnico para que o produtor tenha bons resultados com a atividade leiteira”, destacou Moroni.
Fonte: Assessoria de Imprensa

domingo, 27 de agosto de 2017

URI Santo Ângelo sediou sessão do Tribunal Regional do Trabalho

A URI Santo Ângelo sediou na quinta-feira, 24, sessão do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), no auditório do prédio 13, onde os desembargadores foram recebidos pelo Diretor-Geral do câmpus, professor Gilberto Pacheco, pela coordenadora do Curso de Direito, professora doutora Charlise Gimenez e professores do Direito.
A sessão pública recebeu estudantes e professores do curso de Direito, advogados e partes interessadas nos cerca de cem processos em julgamento, oriundos de Porto Alegre e de municípios do interior.
Atuaram na oportunidade, os desembargadores da 2ª Turma Tânia Rosa Maciel de Oliveira (presidente), Tânia Regina Silva Reckziegel, Marcelo José Ferlin D’Ambroso e o Juiz Carlos Henrique Selbach, convocado na cadeira do desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, e o Procurador do Ministério Público do Trabalho Victor Hugo Laitano, acompanhados de seus assessores. Ceci Dal Mass Coser, Secretária da 2ª Turma, secretariou a sessão. Em contato com a Assessoria de Comunicação da URI, Ceci disse que entre os objetivos de uma reunião no interior, está a maior aproximação com a sociedade. “Estamos acatando uma fala da presidente do STF, Carmem Lúcia: ‘o pior lugar para um juiz ver a sociedade, é de dentro de um gabinete’. Seguindo esta orientação, sempre que convidados, aceitamos o deslocamento”.
Antes da abertura da sessão, a coordenadora do curso de Direito, doutora Charlise Gimenez, saudou os integrantes do TRT agradecendo pela acolhida do convite feito pela URI e observou aos estudantes a importância de vivenciarem na prática e no recinto da Universidade, uma sessão do Tribunal. Ao destacar que a URI Santo Ângelo mantém mestrado e doutorado em Direito e conquistou o conceito máximo do MEC para a graduação, ela afirmou que atividades como a presença do TRT no câmpus buscam qualificar a formação dos universitários.
Ao abrir a sessão do TRT, antes de iniciar os julgamentos, a presidente, desembargadora Tânia de Oliveira, agradeceu o convite da URI e explanou didaticamente o funcionamento do Tribunal, com seus 48 desembargadores distribuídos em 11 turmas, atuando em áreas administrativa, sessões especializadas e na reunião mensal do Tribunal Pleno.
Na sequência, aconteceram os julgamentos, inclusive com sustentação oral.

sábado, 26 de agosto de 2017

3º EMiCult promoveu reflexões e debates sobre Patrimônio Cultural

A URI Santo Ângelo sediou, nesta quarta e quinta-feira (23 e 24), a 3ª edição do EMiCult – Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura. O evento, neste ano, questionou “Onde está o nosso Patrimônio Cultural”? ,e reuniu estudantes, professores, pesquisadores, artistas, produtores culturais e a comunidade para refletir e debater as atividades criativas e culturais no contexto regional.
O 3º EMiCult foi organizado pelo OMiCult – Observatório Missioneiro de Atividades Culturais e pelo CCM – Centro de Cultura Missioneira da URI. A realização foi do Mestrado e Doutorado em Direito da URI; e do Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa – Universidade Federal do Pampa. O Encontro contou ainda com a parceria do IFFar – Instituto Federal Farroupilha, URI São Luiz Gonzaga, UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul e UFSM – Universidade Federal de Santa Maria.
A palestra de abertura, realizada na quarta-feira, teve como tema “Informação, comunicação e herança cultural nas Missões Jesuíticas”, e foi ministrada pela arquiteta alemã e doutora em Computação Anja Pratschke, da USP – Universidade de São Paulo. Conjuntamente, a professora Nadir Damiani, coordenadora do CCM e do 3º EMiCult, falou sobre Patrimônio Cultural.
Na manhã da quinta-feira, aconteceu a mesa de pesquisadores regionais, com participação do professor Leandro Daronco, do IFFar de Santo Ângelo, professor Lívio Arenhart, da UFFS de Cerro Largo, professor Tiago Costa Martins, do OMiCult/Unipampa, e da professora Charlise Colet Gimenez, da URI Santo Ângelo. A mediação foi da professora Marcela Guimarães, da Unipampa. A mesa abordou temáticas relacionadas com a aproximação de comunidades periféricas com a cultura e o patrimônio. Questões como a formação de docentes, investimentos em cultura e a presença do patrimônio cultural na mídia, estiveram na pauta do debate.
A palestra de encerramento abordou a temática central do Encontro, com o tema “Onde está o nosso Patrimônio Cultural?”. A abertura da noite foi com o coral da Aldeia Guarani Tekoá Pyau, oportunidade na qual o cacique Anildo Romeu falou sobre as diferentes culturas, inclusive entre os povos aborígenes. Ele elencou algumas das diferenças entre a música, vestimenta e hábitos entre indígenas e não-indígenas: “Somos seres humanos iguais, temos música diferente, cultura diferente, mas somos todos humanos”.
O encerramento das atividades foi com o arquiteto Marcelo Brito, doutor em Gestão Urbana e diretor do Departamento de Articulação e Fomento do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; e com o líder do Grupo de Teatro A Turma do Dionísio, e mestre em Desenvolvimento de Políticas Públicas, Jerson Fontana. A mediação foi do professor Amilcar Guidolim, da URI Santo Ângelo.
Jerson Fontana trouxe reflexões sobre a arte nas Missões, no passado e no presente. Ele abordou elementos de como a arte se insere no contexto da cultura, bem como as possibilidades de completude do ser humano a partir da arte. O artista trouxe informações sobre o teatro jesuítico-missioneiro, abordando o modo como os jesuítas se utilizaram das formas de teatro, usando-as com caráter evangelizador.
O arquiteto Marcelo Brito abordou as origens do patrimônio cultural, materialidade e dimensões deste patrimônio. Ele discutiu a produção brasileira do Patrimônio Cultural, refletindo sobre questões estruturais para a valorização patrimonial no país. Brito trouxe exemplos externos, mostrando abordagens sobre patrimônio no exterior. “Muitas vezes nós brasileiros não nos damos conta de detalhes que estão na nossa frente”, afirmou.
Para o coordenador do 3º EMiCult, professor Joel Guindani, o Encontro manteve, nesta edição, sua perspectiva da interdisciplinaridade, possibilitando a integração entre instituições e sujeitos protagonistas da cultura. A coordenadora do evento na URI, professora Nadir Damiani, reforçou a importância do olhar trazido ao patrimônio cultural, que integra a realidade das comunidades locais.

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Programa Bom Dia Cidade direto do Posto do Marcos em Giruá

Uma nova caminhada só inicia após o primeiro passo, com este objetivo o jornalismo da Rádio Alternativa 98.7 de Giruá para o Mundo, realizou na manhã desta sexta-feira,25 a apresentação ao vivo do Programa Bom Dia Cidade direto do Auto Posto Giruá (Posto do Marcos), foram realizados importantes entrevista com convidados, clientes e equipe do posto que tem a frente o Empreendedor Marcos Lopes Rodrigues que ao vivo contou sua trajetória
de vida e ainda mostrou sua caixa de engraxate que utilizou na sua infância realizando o trabalho de lustrador de sapatos, que marcou o seu início da sua trajetória de empreendedor de sucesso ainda na cidade de Catuípe sua terra natal. 
A programação contou com a participação de gaiteiro e violeiro que animaram os ouvintes e quem estava acompanhando ao vivo no posto. 
Em breve vai acontecer outra transmissão do Programa Bom dia Cidade em outra empresa de sucesso. 

URI Santo Ângelo realiza formatura de quatro cursos neste sábado

A URI Santo Ângelo realiza neste sábado, 26, às 19h, no Clube Gaúcho, solenidade de colação de grau de concluintes de quatro cursos: Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Matemática.
Os formandos de Ciências Biológicas-Bacharelado, Turma “Maria Lorete Thomas Flores”, escolheram como Paraninfa a professora Núbia Cristina Weber Freitas, como Patrona a professora Briseidy Marchesan Soares, como Amiga da Turma a professora Neusa Maria John Scheid e como professores Homenageados: Ângela Denise Hubert Neufeld, Nilvane Teresinha Ghelar Müller, Vanessa Backes Nascimento Diel, Wagner Danton Bittencourt Bilhalva. A funcionária Homenageada é Ivane Pieniz Back. A juramentista será Caroline Conti e a oradora, Gabriela Ertel Heinen.
Estarão recebendo o diploma de Bacharel em Ciências Biológicas: Alexandre Schneider Hillesheim, Caroline Conti, Franciele da Silva Dluzniewski, Gabriela Ertel Heinen, Juliane de Barros Meireles, Lucas Adriano Pachla, Marivane Celmer Slodkowski, Tamara Machado Matos.  Na foto do grupo, há também formandos em gabinete.
A turma “Professor Denizard Batista de Freitas”, do Curso de Engenharia Civil, terá como Paraninfo o professor Fabio Pereira Rossato, como Patrono o professor Nelson Seidler, como Amigo da Turma o professor: Gustavo Cantarelli e o funcionário Homenageado é Eduardo Martins Chaves. A juramentista dos cursos de Engenharia será Adriana Sommer Rodrigues e o orador, Renan Miranda Miotti. 
Estarão recebendo o grau acadêmico de Engenheiro Civil: Adriana Sommer Rodrigues, Agnos Jacques Silva Araujo, Ângelo Rohr Anschau, Darlan Eduardo Pretto, Henrique Steffens, Keli Luana Hahn, Lucas Greif Pias, Mateus Hosel Portela, Renan Miranda Miotti, Tiago Adms.
O Curso de Engenharia Mecânica terá como Paraninfo o professor: Filipe Molinar Machado, como Patrono o professor Rossiano Renato Casarin, como Amigo da Turma o professor Vilson Rogério Envall. O funcionário Homenageado é Giovane Roberto Stroschoen e o orador será Ricardo Rocha de Freitas.
O grau acadêmico de Engenheiro Mecânico será recebido pelos formandos Andreas Mutter, Everton Mariani, Glênio Zaltron, Gustavo Ribeiro Belem, Lorenzo Brutes, Ricardo Rocha de Freitas. 
A Turma “Professora Rosangela Ferreira Prestes” do Curso de Matemática, terá como Paraninfa a professora: Gilvete Silvania Wolff Lírio, como Patrono o professor Bruno Ademar Mentges, como Amiga da Turma a professora Jacira Buffing Alfren. Os professores Homenageados são Ana Maria Rosinnski, Antonio Vanderlei dos Santos e Rúbia Diana Mantai. O funcionário Homenageado é Almir Rogério da Luz Grás. A juramentista será Patrícia Vanusa Back, e os oradores, Dieli Simone Paveglio e Juliana Ramiro. 
Estarão recebendo o grau acadêmico de Licenciado em Matemática, os concluintes Aline Gabrielczyk, Daieli Fernanda dos Reis, Dieli Simone Paveglio, Eberton Kohl Dieminger, João Marcelo Junges, Juliana Ramiro, Maiqueli Louise Junges, Patrícia Vanusa Back.

REGIONALIZAÇÃO DOS PARTOS – GIRUÁ MANTERÁ ATENDIMENTO JUNTO AO HOSPITAL VIDA E SAÚDE DE SANTA ROSA

Para o município de Giruá, atendimentos se darão tanto para partos de risco habitual, bem como de alto risco.
            Através da Deliberação de nº 31/2017, o município de Giruá oficializa como referencia o município de Santa Rosa, para atendimento aos Partos, tanto para baixo risco (habitual) quanto para alto risco. Este trabalho que já vem sendo desempenhado desde agosto de 2016 junto ao Hospital Vida e Saúde, se formaliza nesta  deliberação.
            A Secretaria Municipal de Saúde mantém todos acompanhamentos necessários as gestantes, através do Programa Mamãe Canguru que acompanha todo o Pré- Natal, bem como, mantém um vinculo afetivo muito forte na questão do atendimento humanitário em paralelo ao Vida & Saúde. Além das gestantes de Giruá, também são mantidos os atendimentos junto a esta instituição em Santa Rosa, as gestantes dos municípios de Candido Godói, Novo Machado, Porto Mauá, São Paulo das Missões, Senador Salgado Filho, Tucunduva e Tuparendi.
            Outros municípios também terão atendimentos regionalizados. Serão atendidas junto ao Hospital de Caridade de Santo Cristo, gestantes de parto habitual, dos municípios de Alecrim, Porto Lucena e Porto Vera Cruz, desde que a instituição entre em adequação até o mês de março de 2018 conforme demanda o Art. 3 da Portaria 359/2017.
Já o atendimento regionalizado ao Hospital São Vicente de Paula de Três de Maio, será para os municípios de Alegria, Boa Vista do Buricá, Doutor Maurício Cardoso, Independência, Nova Candelária e São José do Inhacorá. Nesta Deliberação também consta que todos os municípios da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) serão referenciados no Hospital Vida e Saúde para os partos de alto risco.
            Conforme observa o Secretário Municipal de Saúde Fernando Massafra Cavalheiro, a vontade da equipe seria de que estes serviços fossem ofertados pelo Município de Giruá, através do Hospital São José. Porém, conforme determinação da Secretaria Estadual de Saúde, a Regionalização dos partos está concretizada com base na referida Deliberação, a qual deverá passar por aprovação pela Comissão Intergestora Bipartite Estadual (CIB/RS).
Fonte: Assessoria de Imprensa

De esse passo rumo a sua evolução

É com grande satisfação que lhe apresento O Instituto VIVA MAIS que foi formado pelo sonho de algumas pessoas em melhorar significativamente a nossa sociedade, levando conhecimento pessoal ao maior número de pessoas possíveis.

Nossa missão é:

Desenvolver Pessoas em relação ao seu Autoconhecimento Emocional, possibilitando assim viver melhor, sendo seres humanos melhores, utilizando principalmente as ferramentas do Carinho e Amor, fazendo felizes a sí e as pessoas de sua convivência. Sermos instrumentos de realização de sonhos, tornando possível atingir seus objetivos pessoais, profissionais, familiares e sociais. Transformar a sociedade num mundo melhor para a nossa e as próximas gerações. Fazer a diferença, ser a diferença.

Hoje em dia, se fala muito na realização de sonhos, em Coaching, Projetos, Objetivos, Metas, e com isso se fala muito no TER. Ter uma casa melhor, ter um carro melhor, ter um celular melhor, mas e quanto ao SER? Quanto a SER um filho melhor? Quanto a SER um marido melhor? Quanto a SER um ser humano melhor? Quanto a SER uma mãe melhor?  Quanto a ser um líder melhor?
Seus comportamentos, suas emoções e a forma como você lida com elas define sua forma de viver. 
É com grande satisfação que apresentamos a você nosso TREINAMENTO 100% VIVENCIAL VIVA+, onde você poderá se conhecer melhor, potencializar seus pontos fortes, eliminar pontos fracos e assim VIVER MAIS feliz. Mas primeiro, para isso, você precisa entender e definir o que realmente significa felicidade, o que significa VIVER MAIS.
            Utilizando técnicas de PNL – Programação Neurolinguistica, Psicologia Cognitiva Comportamental e Neurociência, você vai acessar técnicas modernas de autoconhecimento no campo emocional e comportamental, que vão lhe possibilitar se tornar a melhor versão de você mesmo.
TREINAMENTO 100% VIVENCIAL
Objetivos do treinamento
ü  Desenvolver a Inteligência Emocional através do Autoconhecimento e da mudança de comportamentos que limitam o ser humano de suas realizações.
ü  Visa a melhoria do trabalho em Equipe, bem como a melhoria da comunicação e harmonia entre os relacionamentos pessoais e profissionais.
ü  Desenvolver a liderança de emoções, potencializando suas qualidades e melhorando pontos fracos para alcançar seus objetivos.
ü  Aprender a lidar com as adversidades, trabalhando a resiliência frente a obstáculos.
ü  Evolução pessoal e emocional, impactando diretamente na sua vida, nas suas decisões, possibilitando a VIVER MAIS, SENTIR MAIS, sendo a melhor versão de você.
ü  Desenvolver automotivação, a autoconfiança, a segurança de ser quem você é.

O que é desenvolvido? 
ü   Autoconfiança e Autoestima
ü   Melhoria na comunicação e expressões de sentimentos
ü   Liderança de emoções e autoconhecimento
ü   Ferramentas para lidar com depressões, pânicos e medos
ü   Ferramentas de Coaching para realização de metas
ü   Motivação e automotivação
ü   Amor e Carinho consigo mesmo e com o próximo
 Visão diferente do mundo e do próximo como ser humano
O que é eliminado
ü  Crenças que limitam você de VIVER MAIS 
ü  Medos e inseguranças 
ü  Pontos fracos que impedem o seu crescimento 
ü  Desânimo e Ansiedade
ü  Desmotivação
ü  Sentimento de inferioridade

Como é Feito?

                  Durante 30 horas em um Hotel, em um ambiente propício para a sua experiência e vivência  das  quatro  emoções primárias: Medo, Raiva, Tristeza e Alegria. Com isso, você tira um aproveitamento positivo dessas emoções, fazendo com que elas possam ajudar na conquista de objetivos pessoais e profissionais.

O VIVA + tem início na sexta feira às 21h29min e término no  domingo às 13h30min.

CARGA HORÁRIA: 30 HORAS

25, 26 e 27 de Agosto

Vagas Limitadas
Hotel Colinas
Giruá - RS 
VOCÊ VIVE OU SOMENTE EXISTE?
De esse passo rumo a sua evolução!!

Informações e inscrições; 
Cintia Szpanic
51- 9.85298886 oi/whats   55- 9.96027363 vivo

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Palestra de abertura do 3º EMiCult destaca o patrimônio cultural das Missões

Na abertura do evento, o coordenador geral do EMiCult, professor Joel Guindani, destacou a expansão do Encontro, que dobrou o número de participações desde sua primeira edição. “Tivemos diversas parcerias construídas na realização deste evento interinstitucional”, afirmou.
Para o diretor-acadêmico da URI, professor Marcelo Stracke, o EMiCult traz uma importante integração da Universidade com a cultura da região: “É uma contribuição histórica muito grande para o local onde a Universidade está inserida”.
A palestra de abertura teve como tema “Informação, comunicação e herança cultural nas Missões Jesuíticas”, e foi ministrada pela arquiteta alemã e doutora em Computação Anja Pratschke, da USP – Universidade de São Paulo. Conjuntamente, a professora Nadir Damiani, coordenadora do CCM e do 3º EMiCult, falou sobre Patrimônio Cultural.
 Para a professora Nadir, o patrimônio é uma herança que faz parte do cotidiano de todos, mas que por vezes passa despercebido. “O patrimônio é algo que temos que ver, observar e valorizar. É nosso ponto de referência, nossa identidade”, destacou. Ela reforçou a relação do patrimônio com as demandas turísticas na região, lembrando que o trabalho de uma minoria se preocupa com a memória e a defesa de seus bens representativos.
A professora Anja destacou os diferentes aspectos das reduções jesuíticas, reforçando a importância de se compreender estes empreendimentos como um conjunto. Ela apresentou um mapeamento da região das Missões, salientando o sistema integrado composto pelos povos da Argentina, Brasil e Paraguai.
Para a pesquisadora da USP, o papel da universidade é fundamental para que haja o reconhecimento desta realidade, principalmente focando-se em aspectos da educação patrimonial e o gerenciamento do patrimônio. “Precisamos pensar em uma proposta de integração das rotas jesuíticas, para que este complexo seja entendido como unificado. A universidade deve pensar em modos mais experimentais”, afirmou. Ela também apresentou o trabalho desenvolvido com educação patrimonial transdisciplinar realizado na fazenda Pinhal, em São Paulo, e falou sobre a integração do patrimônio com os campos processual, político e tecnológico.
Na manhã desta quinta-feira (24), o EMiCult continua com Mesa de Pesquisadores, com debates dos professores Charlise Paula Colet Gimenez (URI Santo Ângelo), Tiago Costa Martins (OMiCult – Unipampa), Leandro Daronco (IFFar – Santo Ângelo), Lívio Arenhart (UFFS – Cerro Largo) e mediação da professora Marcela Guimarães (Unipampa).
À tarde, recomeçam as atividades dos GTs (Grupos de Trabalhos), e haverá sessão da 1ª Mostra Audiovisual EMiCult. A palestra de encerramento do 3º EMiCult tem como temática “Onde está o nosso Patrimônio Cultural?”, com o arquiteto Marcelo Brito, doutor em Gestão Urbana e diretor do Departamento de Articulação e Fomento do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; com o líder do Grupo de Teatro A Turma do Dionísio, Jerson Fontana. A mediação será do professor Amilcar Guidolim, da URI Santo Ângelo. Também está prevista apresentação do Coral da Aldeia Guarani Tekoá Pyau.

Giruá vai sediar Audiência sobre decreto das carnes

O Decreto do Governo do Estado com exigências e proibições na venda de carne temperada, fracionada e recheada em açougues e mercados será debatido pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa em Giruá no dia 11 de setembro às 9h na Câmara de Vereadores.
O requerimento para realização do debate é do deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT), em atendimento a solicitação da Câmara de Vereadores do município.
Ainda que os efeitos do decreto terem sido suspensos por prazo de um ano, para que os estabelecimentos possam se adaptar às novas regras, o tema preocupa proprietários de açougues e pequenos mercados, setores que geram muitos empregos e que vinham sendo prejudicados com o decreto, suspenso temporariamente no último dia 23 de junho.
Fonte:Fabiam Thomas 

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

FESTA CAMPEIRA 2017


PROGRAMAÇÃO CAMPEONATO MUNICIPAL E FESTA CAMPEIRA 2017!!! 
UPA PA PA PA!!!
VAI SER UM SHOW!!!
É O APERITIVO PARA O RODEIO DE JANEIRO!!!
É SETEMBRO O MÊS MAIS GAÚCHO!!! 
GIRUÁ TE ESPERA!!!

URI participa com ações na "Praça da Cidadania" que acontece sábado, no Centro Histórico

A Praça Pinheiro Machado, em frente à Catedral, recebe no sábado, 26, a edição do Projeto “Praça da Cidadania”, promovido pela Coca-Cola Femsa Brasil, e que se realiza com ações desenvolvidas por dezenas de instituições e entidades de Santo Ângelo.
O evento, que acontecerá das 10h às 16h, disponibiliza diferentes serviços à comunidade, todos gratuitos e realizados de maneira voluntária.
A URI Santo Ângelo é parceira do projeto e estará presente com serviços oferecidos por quatro cursos de graduação: Direito (orientações sobre Direito do Trabalho e Previdenciário; Núcleo de Mediação); Enfermagem (orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, sobretudo aos jovens, câncer de próstata, aferição de pressão arterial e teste HGT); Pedagogia (desenhos, vários tipos de pinturas, varal da rima, rodas cantadas, resgate de brincadeiras, atividades plásticas , painéis lúdicos interativos,.contação de estórias); Educação Física (orientações sobre benefícios da atividade física e exercícios para idosos e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis; avaliação física).
No total, mais de 70 pessoas, entre estudantes e professores, estarão atuando como voluntários.
LIXO ELETRÔNICO
A URI é parceira também, da campanha de recolhimento de lixo eletrônico, que acontecerá das 9h às 17h do mesmo sábado, 26, na Praça Pinheiro Machado.  Para esta ação estão reunidos Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sindilojas, Fecomércio RS (Sesc/Senac), Natusomos, 1º BCom, Lions Clube Santo Ângelo Tiaraju, Movimento de Cursilho de Cristandade do Brasil e Coca-Cola Femsa Brasil.
Os materiais a serem recolhidos incluem aparelho de som, ar condicionado, Split, aquecedores, bebedouro, cabos e fios, calculadoras, celulares e telefones em geral, chuveiro, CPU, geladeira, freezer, lavadora/secadora de roupas, notebook, torneiras, térmicas, mouse, modem, forno elétrico, fax, impressoras e scanners, micro-ondas e outros.
Não serão recolhidos baterias, lâmpadas e tôner.
Na última campanha, realizada em março deste ano, foram recolhidas 25 toneladas de lixo eletrônico.

CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO SOB NOVA DIREÇÃO

Eleição ocorreu na manhã da quarta-feira, dia 23 de agosto.
O Conselho Municipal do Idoso se reuniu na manhã do dia 23/08, nas dependências da Secretaria Municipal de Promoção Humana, para eleição da nova diretoria - biênio 2017/2019. Os conselheiros elegeram como Presidente a Srª Sidia Herzog Rogowski (representante do Grupo de Terceira Idade Girassol), Vice-Presidente Srª Loni Santa Matter (representante do Grupo da Terceira Idade Conviver), 1º Secretário Sr. Claudiomar de Oliveira Oiczenasz (representante da Administração Municipal – Secretaria de Gestão Financeira e Suprimentos) e para 2ª Secretária a Srª Sandra Ceretta (representante da Liga Feminina de Combate ao Câncer).
O Conselho Municipal do Idoso de Giruá, criado através da Lei nº 2104/2000, está vinculado a Secretaria Municipal de Promoção Humana (SMPH) sob a gestão da Secretária Maria Krolow Klein e conta com o apoio técnico da Assistente Social Letícia Dreilich.
Este Conselho tem por finalidade congregar e conjugar esforços dos órgãos públicos, das entidades privadas e dos próprios idosos para tornar efetiva a política do idoso no Município de Giruá. As reuniões são realizadas mensalmente, ocorrendo na terceira semana do mês, sempre nas quartas-feiras, com início às 8h30min, junto a SMPH.
Fonte: Assessoria de Imprensa