sábado, 25 de março de 2017

Uma festa de valorização das nossas raízes

O evento é gratuito para o público quanto para os expositores, e tem entre os pontos fortes a gastronomia e os trabalhos artesanais feitos a base do butiá, além de shows culturais e diversificados atrativos.
 A 11ª Festa do Butiá realizada pelo Governo Municipal de Giruá, é uma festa essencialmente cultural, que trabalha o artesanato e a culinária giruaense à base do butiá e do butiazeiro.

É pensada para ser o meio de fomentar a nossa cultura, é uma festa de valorização das nossas raízes, da nossa história, do nosso passado e do nosso dia a dia, sempre com um olhar inovador e transformador voltado para o futuro. O butiazeiro faz parte da nossa história e da raiz etimológica do nome Giruá.
Os índios que aqui habitavam chamavam as abundantes palmeiras (butiazeiros) de jerivás e pela grande quantidade dessa palmeira este local passou chamar-se de Jerivá. Mais tarde devido à chegada dos imigrantes italianos e alemães e a grande dificuldade em pronunciar a palavra jerivá, esta terra, tornou-se então na língua do imigrante, Giruá. 
A Festa está sendo aberta para que outras cidades e países através de suas organizações também participem conosco expondo tudo que é produzido com o butiá e butiazeiro, enriquecendo assim o evento. Acreditamos que juntando esforços e somando diferentes características regionais e peculiaridades das variedades dos butiazeiros, conseguiremos cada vez mais tornar esses produtos culturais mais atrativos, competitivos, inovadores e valorizados, pois acreditamos muito no potencial econômico e cultural do butiazeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário