A EMATER/RS - ASCAR estará realizando nesta sexta-feira,03 de março, à tarde de campo para divulgar técnicas e ações que estão sendo desenvolvidas na propriedade do agricultor Alcione Copetti e sua família, na localidade de Boca da Picada, Giruá, visando a produção de forma sustentável.
Na oportunidade serão abordados os seguintes temas:
1 – Manejo Integrado de Pragas e Doenças da Soja – A soja é a cultura de maior importância econômica não só para nossa região, mas para o Estado e para o país. Grande número de agricultores estão diretamente evolvidos com a produção. A utilização de produtos químicos sem o uso de tecnologia adequada, não produzem resultados satisfatórios, além de causarem danos ambientais, elevação dos custos e resistência das pragas, plantas daninhas e doenças. O manejo integrado para controlar pragas e doenças consiste na adoção de um conjunto de medidas que permitem a aplicação de produtos recomendados, somente quando necessário, considerando os aspectos econômicos e ambientais. Portanto sem prejuízo econômico à produção.
2 – Perdas na Colheita – O momento da colheita é quando os produtores devem ter cuidados especiais, evitando as perdas representadas por grãos que ficam na lavoura. Diminuir as perdas durante o processo de colheita, através da manutenção e regulagem das colhedoras, é a forma de aproveitar o esforço feito durante todo o processo produtivo. Especialmente neste ano a soja apresenta um grande desenvolvimento vegetativo. Portanto, são necessários maiores cuidados durante o processo de colheita.
3 – Tecnologias de Plantio – Com o aumento do potencial de produtividade da soja, diferentes tipos de cultivares, tipos de solo, tipos de máquinas, aumento do custo das sementes e plantio na palha, a observância das tecnologias de plantio cada vez mais assume importância preponderante. Os cuidados no momento do plantio têm influência direta na produtividade da lavoura.
4 – Manejo e Conservação de Solos – a adoção da prática do plantio direto representou um passo importante na produção agrícola. Entretanto, outras práticas que deveriam estar agregadas, foram adotadas parcialmente, ou, simplesmente esquecidas. Podemos constatar sinais visíveis de degradação dos solos, trazendo como conseqüência, problemas ambientais e econômicos. Somente a aplicação de práticas integradas de manejo e conservação dos solos pode melhorar esta situação.
5 – Propriedade Rural um lugar bom de viver e, Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar – A organização da propriedade tornando-a um lugar aprazível, bom de viver, tem importância significativa na qualidade de vida da família. A boa qualidade de vida da família influi positivamente também nas atividades produtivas. O Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar tem como objetivo promover a gestão e a adequação socioeconômica e ambiental das propriedades rurais familiares, contando com o apoio dos programas e políticas públicas do Estado. Em Giruá fazem parte deste programa quatorze propriedades rurais, inclusive a propriedade do Alcione.
6 – Agroindústria Familiar – A agroindustrialização tem por objetivo agregar valor à produção, aumentando a renda da familiar. Para isso é necessário uma “caminhada” após a decisão de produzir e “processar” e comercializar produtos. Nesta propriedade há uma agroindústria de mandioca funcionando, com os registros necessários, atendendo à legislação, com selo Sabor Gaúcho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário