sexta-feira, 31 de março de 2017

Atenção Giruá e Região

A Invernada Adulta do Piquete Nativista Giruá, está classificada entre os 20 do estado RGS no Desafio Farroupilha 2017. 

Mas para seguir sonhando em ser vencedora, tem que se classificar para próxima fase e solicita o apoio de todos para votarem no Piquete Nativista Giruá.


É com o seu voto que a Invernada Adulta poderá estar entre os 08 grupos finalistas.
Assim, com o apoio e esforço de todos poderá levar a cultura Gaúcha e representar a capital da produtividade por esse rio grande a fora.
Acesse o link abaixo e VOTE!!!

Missões - As raízes do Rio Grande do Sul

Quando se fala do início do Rio Grande do Sul que conhecemos hoje vem uma série de ideias, umas de vertente luza e outras espanhola, mas e as pessoas que viviam no território há 12.000 anos?
Gente da Nação Guarani, Caingangue, Charrua, Guenoa, Minuano, Caagua e tantas outras, quando da chegada dos primeiros padres jesuítas, habitavam cada rincão da terra gaúcha. Em 3 de maio de 1626 Roque Gonzales fundava a ‘Primeira Querência do Rio Grande’, a redução Jesuítico-Guarani de São Nicolau. Uns dias depois chegaram para novas fundações Afonso Rodrigues e João de Castilhos, os três hoje Santos da igreja católica, mortos em nosso chão. Naquela primeira fase foram 18 reduções no território nas bacias do rio Uruguai, Ibicuí e Jacuí.
Neste período se introduziu o primeiro gado, cavalos e ovelhas no estadoatravés do Padre Cristóvão Orelhanode Mendonza e que vem a ser o gado sem marca e sem sinal o “orelhano” que tanto cantamos em nossos dias. A este Padre, o Rio Grande do Sul e o Brasildevem muito agradecer. É importante lembrar que foi o que se multiplicou imensamente nos campos sulinos e permitiu a partir de 1634, data da introdução, o crescimento das reduções e depois todo o modo de ser do povo gaúcho.
Esta mesma genética, depois, multiplicou-se em milhões de cabeças e foi um dos motivos de os jesuítas retornarem em 1682, passados 45 anos dos ataques dos bandeirantes paulistas que os tinha expulsado em 1638. Esse mesmo gado fez o Tropeirismo – levando o gado e especialmente as mulas para a partir da comercialização em São Paulo, irem às Minas Gerais e lá criarem a riqueza conhecida. O mesmo gado fez a economia das charqueadas e a alimentação dos milhões de escravos, mão de obra que tocou o país por tantos séculos. Finalmente o mesmo gado fez as estâncias, períodos muito importantes da economia e cultura rio-grandense.

A morte de Cristovão de Mendonza se deu cristianizando perto de onde hoje é a cidade de Caxias do Sul no dia 25 de abril de 1635, na Região da Serra do Rio Grande do Sul. Montoya(p.232) escreveu sobre o ataque: “À vista disso, saltou o Padre num cavalo, metendo-se a animar com estranho valor a seus amigos... Teria ele estado em condições de salvar a sua vida, mas, para dar a vida eterna a um catecúmeno, que atravessado de uma seta agonizava, aproximou-se dos inimigos para batizá-lo, momento em que foi martirizado”. Os mártires jesuítas mortos durante os anos 1609 e 1768 somam-se cerca de 30: quatro deles mortos pelos bandeirantes paulistas e o restante pelos nativos.
Hoje as Missões compõem uma grande região turística que recebe visitantes do mundo inteiro, porém o maior número é de gaúchos que querem conhecer as raízes onde tudo começou: o churrasco, o chimarrão e o primeiro gaúcho - peão das estâncias jesuíticas. São Miguel é o único Patrimônio Cultural da Humanidade do Sul do Brasil, onde diariamente é apresentado o Espetáculo de Som e Luz que conta a saga missioneira. Também se pode andar s pé ou de bicicleta no Caminho das Missões com roteiros de 14, 8 ou 3 dias, além de visitar o conjunto dos Sete Povos e se tiver um pouco mais de tempo, passar ao lado da Argentina e Paraguai completando os 30 Povos das Missões. Conhecer as Missões é dar um mergulho nas raízes do Mundo Gaúcho e da América Latina.
Serviços: Hotelaria: Pousada das Missões - http://www.pousadadasmissoes.com.br/
Agência receptiva: Operadora Caminho das Missões - www.caminhodasmissoes.com.br

José Roberto de Oliveira - Pesquisador, Mestre em Desenvolvimento.
+55.55.9.9638.6360

quinta-feira, 30 de março de 2017

URI de Santo Ângelo recepciona sua 1ª. turma de doutorandos em Direito

O Seminário de Integração, realizado nos dias 27 e 28 de março marcou o início das atividades acadêmicas da primeira turma de doutorandos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da URI – campus de Santo Ângelo.
Os futuros doutores em Direito, assim como a décima-segunda turma de mestrandos em Direito, professores e funcionários do Programa, foram recepcionados pelos diretores do Campus, professores Gilberto Pacheco, Marcelo Strack e Berenice Ubatuba, e pelos coordenadores do Programa, professores João Martins Bertaso e André Copetti Santos.
Fonte: URI

Praça de pedágio na ERS 344

Atenção giruaesses e região conforme informação do jornal Zero Hora página 10, deste 30 de março de 2017, poderemos ter Praça de Pedágio na ERS 344 (Rodovia Sepé Tiaraju), no trecho de 52,3 Km entre Santo Ângelo, Giruá e Santa Rosa. 
O leilão já acontece em 2018, com prazo de concessão de 30 anos para a empresa vencedora. 
Vamos preparar os troco desde já...

Revista do PPGDireito eleva estrato QUALIS

A Revista “Direitos Culturais”, do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado, da URI, Campus de Santo Ângelo, foi reclassificada no último processo Qualis/Capes, passando do estrato B3 para o B1.
Esse novo conceito reflete a qualidade do periódico que, ao logo dos anos, tem publicado relevantes pesquisas na área dos Direitos Especiais, tornando-se referência nacional e internacional nas linhas de “Direito e Multiculturalismo” e “Políticas de Cidadania e Resolução de Conflitos”.
A publicação do periódico é quadrimestral e de fluxo contínuo. Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico: http://srvapp2s.santoangelo.uri.br/seer/index.php/direitosculturais.
Fonte: URI

quarta-feira, 29 de março de 2017

Sem atendimento no Sindicato dos Municipários

Atendendo uma convocação feita pela Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul,  estarão participando em Porto Alegre do 10º Seminário de Qualificação do Servidores Público o Presidente do Sindicato dos servidores Públicos Municipais de Giruá Luciano Machado e o Tesoureiro Valmir Pereira da Luz. 

Evento que vai até sexta-feira,31 realizado na Assembleia Legislativa, com participação do senador Paulo Paim e demais autoridades e tratará dos Impactos da PEC 55 na Educação e na Saúde, Encaminhamentos e Lançamento das Frentes Parlamentares em Defesa  do Servidor Público Municipal, Acompanhamento da Reforma Previdenciária e dos prejuízo à todos  se aprovada a Reforma da Previdência e Reforma Trabalhista. 

Também estarão cumprindo agenda no IPE (Instituto de Previdência do RGS).
Por esse motivo não tem atendimento na sede do sindicato  nesta quarta, na quinta e sexta-feira. 

terça-feira, 28 de março de 2017

Núcleo de Acessibilidade promoveu bate-papo sobre Síndrome de Down

 O NAE-Núcleo de Acessibilidade da URI Santo Ângelo realizou, nesta sexta-feira (24), um bate-papo sobre Síndrome de Down. Realizado no auditório 13 do câmpus, o encontro teve participação da psicopedagoga Carina Streda, doutoranda em Educação pela UFRGS, e do escritor e portador de Síndrome de Down Vinícius Streda. Juntos, eles escreveram o livro “Nunca deixe de Sonhar. Os sonhos e a vida de um jovem com Síndrome de Down”. O deputado estadual Eduardo Loureiro, autor da lei estadual 14.866 de 2016, que institui o Programa Estadual de Orientação e a Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down no Rio Grande do Sul, também participou da atividade. A conversa foi mediada pela integrante do NAE Débora Escobar.
Na abertura do bate-papo, o diretor-acadêmico da URI, professor Marcelo Paulo Stracke, destacou a importância do NAE no desenvolvimento da consciência coletiva de valorização da pessoa com deficiência e na formação humana dos acadêmicos.
Para o deputado Eduardo Loureiro, para que pessoas com síndrome de Down possam alcançar o desenvolvimento pleno, a sociedade precisa acolher as pessoas com naturalidade. “A sociedade é plural, é diversa. A escola e os professores precisam estar preparados para lidar com as diferenças.
O mercado de trabalho precisa se abrir”, afirmou.
A psicopedagoga Carina Streda falou sobre fatores que influenciam no diagnóstico da síndrome. Ela citou alguns dos sinais físicos, e questionou a educação ministrada para crianças e adolescentes com Down. Carina destacou fatores como a sexualidade e a independência dos jovens, que ficam limitados no caso de pessoas com a síndrome.
O escritor Vinícius Streda relatou pontos sobre sua participação na websérie Geração 21, disponível no Youtube. Participante do episódio dois da série, que foi exibida ao público, Vinícius mostra como foi feita a produção de seu livro.
Fonte: URI

FESTA DO BUTIÁ TERÁ CONCURSO CULTURAL

“Um olhar para a cultura giruaense”
O concurso cultural “Um olhar para a cultura giruaense” é uma promoção da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Giruá,  visando estimular a percepção e o olhar dos educandos das escolas municipais, estaduais e particular do município para a cultura local. Irá integrar as programações alusivas à 11ª Festa do Butiá, que será realizada entre os dias 06 à 09 de abril de 2017. Seu regulamento está dividido em quatro modalidades: Educação Infantil, Anos Iniciais – Ensino Fundamental, Anos Finais - Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos, e Ensino Médio.
Todos os alunos podem realizar suas inscrições, junto ao setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, até o dia 30 de março. O regulamento está disposto junto a SMEC, bem como, em todas as escolas do município.

MODALIDADES E PREMIAÇÃO

MODALIDADE I: Educação Infantil – Desfile Temático.
Objetivo: Evidenciar a beleza do butiá, fruta símbolo da Festa, através da criatividade e desenvoltura dos participantes a partir de desfile temático.
Serão premiados todos os participantes do desfile temático.

MODALIDADE II:  Anos Iniciais Ensino Fundamental – Desenho Temático.
Objetivo: Estimular os(as) alunos(as) dos Anos Iniciais a expressar seu conhecimento sobre a cultura do butiá através da elaboração de desenhos.
Serão premiados os desenhos classificados em 1º e 2º lugar nas categorias 1 e 2 desta modalidade.
A entrega da premiação ocorrerá durante a 11ª Festa do Butiá, no dia 07 de abril de 2017 a partir das 16h no Parque Municipal de Exposições.

MODALIDADE III: Anos Finais - Ensino Fundamental e EJA– Registro Fotográfico.
Objetivo: Incentivar a arte fotográfica, valorizando a beleza do butiá, oportunizando o reconhecimento de talentos e fomentando as diversas formas de expressão artística aliadas a cultura local.
Serão premiadas as fotografias classificadas em 1º e 2º lugar. A entrega da premiação ocorrerá durante a Festa do Butiá, no dia 07 de abril de 2017 a partir das 16horas no Parque Municipal de Exposições.

MODALIDADE IV: Ensino Médio – Produção de Vídeo
Objetivo: Incentivar o talento nas produções audiovisuais, valorizando o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, aliando-as à divulgação da cultura do butiá.
Será premiado o vídeo classificado em 1º lugar.
A entrega da premiação ocorrerá durante a Festa do Butiá, no dia 07 de abril de 2017 a partir das 16h no Parque Municipal de Exposições.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Pesquisas com chia, milho e soja foram apresentadas

A 1ª edição da Vitrine Tecnológica da Agronomia foi realizada neste sábado (25) na Área Experimental Agronômica da URI Santo Ângelo. O evento expôs algumas das pesquisas realizadas pelos estudantes e professores do curso na Universidade. Experimentos com milho, soja e chia, além das análises de dados coletados na estação meteorológica foram apresentados para estudantes, técnicos, agricultores e agrônomos de Santo Ângelo e região.
Para o diretor-geral da URI Santo Ângelo, professor Gilberto Pacheco, a Universidade está investindo fortemente na a estruturação do curso. “Buscamos transformar o ensino em sala de aula. Trabalhamos muito com a inovação, buscando a melhor qualificação dos nossos estudantes”, afirma.
Conforme relata a coordenadora do curso, professora Giselda Aparecida Ghisleni, as pesquisas foram realizadas ao longo de 2016 na área experimental da Agronomia: “É o primeiro ano do curso e já temos resultados com diversas cultivares. É importante que os alunos possam ver na prática os conceitos apreendidos em sala de aula”. Os trabalhos foram produzidos pelos acadêmicos e pelo Grupo de Pesquisa em Agricultura na Região das Missões.
Foram expostos trabalhos produzidos a partir da Estação Meteorológica do curso. Conforme relata o professor Mário Santos Nunes, o equipamento possibilita a aferição de dados precisos sobre a velocidade e direção do vento, temperatura do ar, umidade relativa do ar, pressão barométrica, raios ultravioletas, umidade e temperatura do solo, níveis de água da chuva e evapotranspiração – análise da quantia de água perdida ao longo do dia por uma planta.  “Com a estação, é possível acompanhar previsões e leituras em tempo real”, ressalta o professor
Os estudantes apresentaram também os estudos produzidos a partir de métodos de semeadura com diferentes variedades de soja. Os acadêmicos Marlon Ferrazza e Francis Warpechowski explicam que foram avaliados os modos de plantio agrupado e em linha, com comparação da produtividade.
As estudantes Aniele Silveira Anklam e Luana Lebtazg Perlim expuseram os estudos com a chia, planta que não é nativa da região. “Foram estudados os períodos de plantio em diferentes épocas, bem como o ciclo da chia em outubro, novembro e dezembro”, relatam. Também foi avaliado o uso da cinza de casca de arroz, em diferentes concentrações, como estruturador do solo, tanto para chia como para a soja.
Os estudos de milho tiveram como foco a descompactação do solo e a rotação de culturas. Conforme explica o estudante Diogo Witczak foi feito o manejo do plantio com profundidades alternadas, em três, cinco e sete centímetros.
A I Vitrine Tecnológica da Agronomia foi realizada em parceria com curso técnico em Agricultura do IFFar – Instituto Federal Farroupilha, SENAR e Sindicato Rural de Santo Ângelo. O patrocínio foi de Sementes Lazarotto, Lassul Análise de Sementes, Giro Agro, Stoller, Rural Mais, Bayer, Syngenta, Agrofutura, Sementes Viera, Redemaq, Giroil, Agricampo, Sementes Giovelli, Migliorini e TimacAgro.
Fonte: URI

segunda-feira, 27 de março de 2017

Atenção Giruá e Região

Estão abertas as inscrições CURSO DE OPERADOR DE ESCAVADEIRA HIDRÁULICA
CURSO DE OPERADOR DE RETROESCAVADEIRA E CAMINHÃO CAÇAMBA. 
GRANDE OPORTUNIDADE!!!!
Ensinamos o aluno praticando em 12 tipos de serviço.
inscrições somente nessa quarta-feira,29 na ASSOCIAÇÃO COMERCIAL  E INDUSTRIAL DE GIRUÁ,  R. Cel. Bráulio de Oliveira - Centro 
Realização Terra Brasil Terraplanagem e Treinamentos.
VAGAS LIMITADAS
Vagas limitadas, corra e faça sua incrição

De Giruá para o Mundo


O Giruaense Daniel Zimpel de Almeida, neste final de semana, dias 25 e 26 de março, esteve participando do GP Sul Americano no País do Uruguai, disputando as provas dos 1500 metros no sábado e 800 metros no domingo, competição de alto nível, no qual teve a felicidade de melhorar suas marcas nos 1500 metros e 800 metros, sendo assim passou a ser o 2 do ranking Brasileiro sub 18 nos 1500 metros. 
Ele está muito feliz com essa experiência em prova internacional, nos 1500 metros já que largou na 3° série no qual foi o ganhador da série, ao todo com todas as série ficou em 21 de 44 atletas, nos 800 metros largou na 2° série não ficou sabendo em qual colocação ficou na geral.

Ele agradece ao seu treinador Fabiano Peçanha que lhe acompanhou durante o GP, agradece a sua família que desde manhã estava acompanhando pela Internet.

Agradece ao Restaurante 22 pela alimentação pois para um atleta e fundamental uma boa alimentação.

E aos companheiros de equipe pelo apoio durante a competição!!

Convívio entre diferentes idades vai nortear o projeto Missões pela Vida - Outono da Vida

No outono da vida. Este será o tema do projeto Missões pela Vida, que é coordenado pelas primeiras-damas da AMM. Neste ano, as atividades serão desenvolvidas pela secretaria de Assistência Social, com o apoio das Secretarias de Saúde e de Educação dos 26 municípios missioneiros. “A proposta do projeto é trabalhar com pessoas a partir de 50 anos de idade, mas que conjugue com jovens e crianças, oportunizando o convívio e a troca de conhecimentos entre diferentes faixas etárias”, explicou a presidente da Associação das Primeiras-Damas da AMM, Iara Sartori, de Entre-Ijuís.

A temática, No outono da vida, foi definida em reunião das primeiras-damas e representantes da assistência social, que ocorreu dia 24 de março, em Bossoroca, durante assembleia mensal da Associação dos Municípios das Missões. De acordo com Iara, está sendo muito bem preparado o cronograma de ações do projeto Missões pela Vida, que será entregue às primeiras-damas no próximo encontro, em abril, para que elas possam iniciar os trabalhos em seus municípios.

O coração não envelhece
“O intuito é que mais pessoas a partir dos 50 anos, inclusive os homens, participem, se cuidem, venham buscar orientações, mas principalmente, compartilhem seus valorosos conhecimentos com jovens e crianças”, contextualizou Iara Sartori ao reiterar que as secretarias de Assistência, Social, Saúde e Educação estarão trabalhando em conjunto para que todos os objetivos sejam concretizados.

A culminância do projeto Missões pela Vida – No outono da vida, será em novembro. Ainda serão definidos data e município da AMM que vai sediar o evento. “Sempre é válido lembrar que, independente de idade, todos nós merecemos viver com dignidade e plenitude, pois o coração nunca envelhece”, concluiu Iara Sartori.
Fonte: AMM

domingo, 26 de março de 2017

Quem ganha bastante, poupa pouco. Quem ganha pouco, poupa bastante

Conhecer o Mundo é o sonho de todos, melhor ainda se for junto com seus familiares.
É isso que tem feito o viajante Eliseu Holz nos últimos anos, viajar, conhecer novas paisagens e compartilhar através de seu programa Pelo Mundo apresentado na Web Tv Sul. Em entrevista realizada na sexta-feira,24 na Rádio Alternativa Fm 98.7 de Giruá. 
Eliseu disse que viajar está no DNA da família, já que seu pai e seu avô viajavam bastante. Perguntado sobre quem banca a viagem destacou que "Quem ganha bastante, poupa pouco. Quem ganha pouco, poupa bastante". Ouça a entrevista...

sábado, 25 de março de 2017

Orgulha muito de ser Giruaense


Como todos estão cansados de saber.
A Apoena se orgulha muito de ser Giruaense.
E nada mais gratificante que mostrar em primeira mão, para a nossa cidade que tanto amamos a COLEÇÃO 2017.
Na nossa festa favorita, a 11° Festa do Butiá, no dia 07.04 as 20h, com a parceria linda da Loja Passo Certo!
ENTÃO MARQUE NA AGENDA E NÃO PERCA
PORQUE VAI SER MARAVILHOSO.
Fonte:Apoena

Uma festa de valorização das nossas raízes

O evento é gratuito para o público quanto para os expositores, e tem entre os pontos fortes a gastronomia e os trabalhos artesanais feitos a base do butiá, além de shows culturais e diversificados atrativos.
 A 11ª Festa do Butiá realizada pelo Governo Municipal de Giruá, é uma festa essencialmente cultural, que trabalha o artesanato e a culinária giruaense à base do butiá e do butiazeiro.

É pensada para ser o meio de fomentar a nossa cultura, é uma festa de valorização das nossas raízes, da nossa história, do nosso passado e do nosso dia a dia, sempre com um olhar inovador e transformador voltado para o futuro. O butiazeiro faz parte da nossa história e da raiz etimológica do nome Giruá.
Os índios que aqui habitavam chamavam as abundantes palmeiras (butiazeiros) de jerivás e pela grande quantidade dessa palmeira este local passou chamar-se de Jerivá. Mais tarde devido à chegada dos imigrantes italianos e alemães e a grande dificuldade em pronunciar a palavra jerivá, esta terra, tornou-se então na língua do imigrante, Giruá. 
A Festa está sendo aberta para que outras cidades e países através de suas organizações também participem conosco expondo tudo que é produzido com o butiá e butiazeiro, enriquecendo assim o evento. Acreditamos que juntando esforços e somando diferentes características regionais e peculiaridades das variedades dos butiazeiros, conseguiremos cada vez mais tornar esses produtos culturais mais atrativos, competitivos, inovadores e valorizados, pois acreditamos muito no potencial econômico e cultural do butiazeiro.

sexta-feira, 24 de março de 2017

Carreta que transportava soja, placas de Giruá

Um acidente de trânsito envolvendo um caminhão carregado de Calcário, placas de Caçapava, e uma carreta que transportava soja, placas de Giruá, deixou duas pessoas feridas na tarde desta sexta-feira, dia 24.
O acidente ocorreu por volta das 14h30min na localidade de Caieiras, entre o Galpão da Fida e o Posto Pedreira. O trânsito ficou interrompido no local. O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar o motorista do caminhão das ferragens.
O Samu foi chamado para socorrer as vítimas: Lucas Assunção, que sofreu traumatismo craniano, e Gerson Andrade, que fraturou a perna direita. Os dois motoristas foram levados ao Pronto Atendimento Municipal.

Credibilidade da Administração Municipal Resulta Em Mais De 1 Milhão de Reais Em Emendas Parlamentares Para 2017

Sabendo da atual situação dos municípios brasileiros, que sofrem com a influência da crise estadual e nacional, a busca por “dinheiro novo” é de fundamental importância pela nova administração, para que o município de Giruá possa contar sempre com novos recursos e assim manter e aprimorar os serviços prestados a comunidade, bem como alçar novas obras nos mais diversos setores.
            Com amplo prestígio de Deputados Federais e Estaduais, nesta semana foram protocoladas por parte da Administração Municipal, várias emendas parlamentares, dos mais diversos partidos políticos, engajados com o desenvolvimento de giruá.
            Conforme o prefeito Ruben Weimer, “- Uma Administração após o pleito eleitoral tem o compromisso de voltar a atenção à comunidade como um todo, sem distinção de raça, cor, credo ou até mesmo de partido político. Sendo assim, aceitamos de braços abertos, as emendas das mais diversas siglas partidárias, pois entendemos que todos que alcançam os recursos ao município, estão de fato, comprometidos com o desenvolvimento de Giruá”.
           
As emendas parlamentares foram apresentadas pessoalmente por cada assessor parlamentar, que fizeram questão de cumprimentar a Administração e consagrar o compromisso por Giruá. Na somatória, o total de emendas chega ao valor total de R$ 1.436.723,00. Este é um fato histórico para Giruá, comprovando o empenho e prestígio que a Administração Municipal possui perante as esferas estadual e federal.
            Para que os recursos de fato cheguem aos cofres municipais, nesta semana, especialmente a equipe da Secretaria Geral de Governo, trabalhou intensamente no lançamento das prioridades municipais nos sistemas de informatização, bem como providenciou toda carga burocrática necessária para contemplar os investimentos.

Conheça os deputados e seus partidos que estarão investindo em Giruá em 2017

Origem
Investimento
Dep. Fed. Luiz Carlos Heinze (PP)
R$ 366.723,00
Dep. Fed. Luiz Carlos Heinze (PP)
R$ 350.000,00
Dep. Est. Heitor Schuch (PSB)
R$ 120.000,00
Dep. Est. Afonso Motta (PDT)
R$ 100.000,00
Dep. Fed. Cajar Nardes (PR)
R$ 150.000,00
Dep. Fed. Gerônimo Goergen (PP)
R$ 200.000,00
Senadora Ana Amélia Lemos (PP)
R$ 150.000,00
Total
R$ 1.436.723,00

Fonte: Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 23 de março de 2017

De Giruá para o Mundo

O GADE está na Capital Missioneira
Na manhã do dia 23 de março, o GADE, juntamente com a Diretoria da AGB foram recebidos no Gabinete do Prefeito Municipal de Santo Ângelo o Exmº. Sr. Jacques Barbosa, intermediado pelo Sr. Vereador Lucas Lima, para autorizar e legitimar o funcionamento da Organização Tribo de GADE na cidade.
Na oportunidade o Prefeito Municipal declarou total apoio ao GADE, disponibilizando o Parque Internacional de Exposições Siegfried Ritter à Organização para atividades necessárias. 
O Prefeito também autorizou a divulgação do projeto em toda a Rede Municipal de Educação declarando: "Ações de voluntariado como estas são dignas de apoio e reconhecimento público [...] O GADE é muito bem-vindo à nossa cidade". 
O Prefeito ainda manifestou sua gratidão em nome dos munícipes pela disposição do GADE de estender suas ações a comunidade santoangelense agregando valores, disciplina e aventura as crianças, adolescentes e jovens da Capital Missioneira.
Fonte: GADE

11ª FESTA DO BUTIÁ

Perspectivas positivas para uma grande festa nos dias 06, 07, 08 09 de abril
 Na manhã da quinta-feira, 23 de março, com participação de lideranças e imprensa falada e escrita, aconteceu o lançamento oficial da 11ª Festa do Butiá. Coordenada pelo prefeito Ruben Weimer e a Secretária Elisenara Demenigui Ternes, juntamente com a comissão organizadora, a Festa contará com mais de 100 expositores, os quais estarão expondo e comercializando alimentos e bebidas a base de butiá, bem como ampla diversidade em artesanato, tendo como matéria prima, o butiazeiro, sendo este, a árvore símbolo do município.           
Diversas atrações permanentes e shows marcarão a o evento que acontecerá de 06 a 09 de abril, junto ao Parque Municipal de Exposições Olmiro Callai.
            Conforme observou o prefeito em seu pronunciamento, a Festa além de contemplar visitantes de vários estados brasileiros e de países vizinhos, também é uma alternativa de renda para muitas famílias que através dos produtos comercializados ao longo do ano, agregam renda a dezenas de famílias.
           
Programação Completa:
Fonte: Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 22 de março de 2017

Beco Ataca Jorge

O Vereador Milton Rosa estive no Bairro Hortêncio no dia 16/03, quinta-feira a noite, onde entregou aos moradores da localidade, a cópia da Lei Municipal nº6.432/2017, a qual denominou de “Beco Ataca Jorge” a via pública onde residem. 

O Beco da Ataca Jorge, localizado no final da rua Santa Bárbara, foi uma denominação que, após reunião realizada com os moradores da localidade, sugeriram para que sugerisse a legalização com este nome. A justificativa deste nome baseia-se de que naquela localidade moram duas pessoas com o nome “Jorge” e o compositor e cantor Tarquino Machado, no segundo CD que está divulgando, possui uma música que está fazendo sucesso com o título de Ataca Jorge (alusão a São Jorge). 
Estamos contentes e agradecidos com a receptividade que tivemos dos moradores do Beco Ataca Jorge nesta visita.
Fonte: Milton Rosa

COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO

Força máxima para safra que está iniciando
A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, está operando com o máximo da capacidade para adequar as estradas de Giruá, para que as mesmas ofereçam condições adequadas para o escoamento da safra que está iniciando.
            Como já é de conhecimento, o município tem uma das maiores extensões de vias rurais, e um parque de máquinas deficitário. Sendo assim, o prefeito Ruben Weimer determinou que fossem contratados serviços de apoio. Assim sendo, duas motoniveladoras (patrolas) estão auxiliando a equipe da SMDR no trabalho de revitalização.
           
Na tarde da última terça-feira, dia 21 de março, o prefeito acompanhado pelo vice, realizaram vistorias junto às localidades do Rincão dos Victor, Rincão Santa Lúcia, Rincão Maciel e demais localidades próximas que nesta semana, estão com os trabalhos intensificados.
            No entender do chefe do executivo, esse período é fundamental para o produtor rural. Estamos iniciando a safra, sendo que produção de grãos é a principal atividade do município, e oferecer condições de trafegabilidade para o produtor é nada mais do que justo, levando em conta sua importância perante o desenvolvimento do nosso município.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Entrevista com Danton Renato Dias sobre o Dia Mundial da Água


Com  objetivo de informar a comunidade Giruaense, na manhã desta quarta-feira,22 no estúdio da Rádio Alternativa 98.7 Fm, foi realizado importante entrevista com o Chefe da unidade da Corsan de Giruá Danton Renato Dias sobre o Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas.
Durante a entrevista Danton respondeu perguntas realizadas pelos ouvintes e destacou o trabalho realizado por toda a equipe de Giruá e solicitou que cada um seja responsável nas atitudes  no seu dia-a-dia, que colaborem para a preservação e economia da água.