quarta-feira, 16 de maio de 2018

Grupo de Pesquisa da URI lançou a obra “Direitos de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Públicas”

“Direitos de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Públicas”. Este é o título do livro apresentado na manhã de quarta-feira (16), na abertura do segundo dia do Simpósio de Estudos Jurídicos que acontece na URI Santo Ângelo.
Organizado pelos professores doutor Osmar Veronese e doutora Rosângela Angelin, que apresentaram o livro, a obra reúne textos de 18 autores, todos integrantes do Grupo de Pesquisa do CNPq “Direitos de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Públicas”, criado em 2016.
Vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu- Mestrado e Doutorado em Direito da URI Santo Ângelo, o grupo reúne-se periodicamente para debates jurídicos, filosóficos e sociológicos, tecendo críticas e desafiando-se a pensar o Direito num viés mais humanitário e humanizante.
Dividida em 14 capítulos, a obra explora temas como violações e dificuldades na efetivação de direitos humanos de grupos sociais minoritários, avanços e limitações de políticas públicas desenvolvidas pelos Estados, atuações de Movimentos Sociais em prol de minorias, reconhecimento das diferenças identitárias, dentre outros.
Segundo os autores, “a obra integra esforços reflexivos em prol de uma sociedade que respeite a diversidade e as múltiplas formas de identificação, capaz de reconhecer a dignidade do outro acima de qualquer outra especificidade”.
Pela ordem de paginação, assinam os artigos, Luciane Gheller Veronese, Osmar Veronese, Roberta Herter da Silva, Edemir Braga Dias, Liria Ângela Andrioli, Rosemara Unser, Rosângela Angelin, Elisabete Busanello, Angelita Maria Maders, Raíssa Schadeck, Neusa Schnorrenberger, Carina Caetano de Oliveira Quines, Paulo Adroir Magalhães Martins, Gerson Osvaldo de Souza, Paula Vanessa Fernandes, Liane Marli Schäfer Lucca, Jane Lucia Wilhelm Berwanger, Cristiane de Lima Geist.

Nenhum comentário:

Postar um comentário