segunda-feira, 14 de maio de 2018

Golpe do sobrinho viajando em Giruá

Foi registrado na Brigada Militar, o Golpe do falso sobrinho viajando, onde os meliantes ligaram para uma residência, se passando pelo sobrinho da vítima, dizendo que estava em viagem. 
Através de uma boa comunicação, acabaram induziram a vitima a realizar um depósito na conta do mecânico que estaria realizando o concerto do veiculo do sobrinho. 
Infelizmente a vítima realizou o depósito do dinheiro, na conta corrente que o malandro indicou, em nome de terceiro, mas como ele mesmo diz, seria do dono da oficina.

Variantes do golpe:

O teor da conversa do “malandro” pode variar: em uma situação ele fala que molhou ou sentou em cima do cartão de crédito e que ele estragou e que então precisa que o TIO/TIA deposite o dinheiro na conta do suposto dono da oficina. Em outras ocasiões, ele fala que o cartão extraviou no acidente.
E para induzir a vítima a mencionar o nome, numa situação ele fala: “AQUI É TEU SOBRINHO MAIS VELHO”… em outras ele diz: “QUAL O TEU SOBRINHO QUE MORA MAIS DISTANTE”?. A vítima, sem notar, acaba ela mesma, fornecendo o nome e o malandro desenvolve a conversa e aplica o golpe.
Como se viu, para justificar a diferença de voz, o malandro alega que feriu-se no acidente e que no pronto socorro “deram uns pontos” na sua boca, e que por isso está falando meio diferente.
Créditos para o celular: em alguns golpes o FALSO SOBRINHO pede créditos para o celular, em quantias de R$ 50,00, mais ou menos.
Na correria da conversa, quase sempre existirá uma vítima que poderá cair no golpe. Quem não tem um sobrinho ou sobrinha morando distante?

Cuidados para não cair:

Quem receber esse tipo de telefone certamente está sendo alvo de bandidos. Mas no caso de dúvida, se existir mesmo um sobrinho que possa estar precisando de ajuda, a pessoa deve ligar para outros parentes e conferir a situação. Sem uma conferência detalhada da situação, jamais deve ser feito qualquer pagamento ou depósito, porque a possibilidade de ser golpe é de quase 100%.
É recomendável sempre ligar para a Polícia Militar e denunciar o caso. Com as informações a polícia pode mapear as ocorrências e orientar a população e inclusive investigar a origem do golpe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário