A Escola da URI Santo Ângelo mantém, há mais de 20 anos, projetos de viagens de estudo específicos para cada série do Ensino Fundamental e Médio. Os roteiros contemplam objetivos específicos em todas as áreas do conhecimento e por meio de experiências e vivências novas, oferece ao aluno condições para agregar conhecimento prático ao conteúdo trabalhado e discutido em sala de aula.
Nos roteiros visitados, as áreas abrangem, gradativamente, os níveis regional, estadual, nacional e internacional.
Há objetivos que são comuns a todos os roteiros, como adquirir autonomia através do cuidado com os pertences; estimular a curiosidade sobre diferentes formas de organização espacial (produção, circulação e ideias); incentivar discussão sobre a diversidade e pluralidade cultural; analisar as diferentes formas de modelado de relevo, sua ocupação e aproveitamento e incentivar o registro de experiências e lembranças em um diário ou imagens.
Em outros roteiros, há objetivos mais específicos, como foi o caso em 2017, de Buenos Aires e da Serra Gaúcha.
Neste ano, foram realizados quatro roteiros, contemplando todas as séries.
Buenos Aires - Argentina
Buscou-se ampliar o referencial cultural do aluno na área linguística, considerando o idioma Espanhol. Na viagem à capital portenha, os alunos puderam reconhecer as diferenças ambientais entre os ecossistemas (planície platina, restingas, vegetação litorânea e marinha, pampa argentino) observando aspectos da interferência humana na ocupação desses ambientes. Exercitaram os conceitos de limites, fronteiras, canais hídricos, desembocadura, orla marinha, corredores de exportação e importação, fluxo e metrópoles.
Serra Gaúcha
Na visita a Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Gramado e Canela, os alunos analisaram os principais biomas através da representação da fauna brasileira; caracterizaram a formação cultural dos primeiros habitantes do nosso estado e o seu cotidiano; verificaram a ocupação do espaço geográfico pelos italianos e germânicos e seus legados e conheceram o processo da primeira revolução industrial.
Na Serra Gaúcha, o grupo pode ainda reconhecer as principais formas e fontes de obtenção de energia; identificar as representações de edificações de vários lugares do mundo (Mini Mundo) levando em consideração a escala cartográfica. Avaliaram diferenças e semelhanças ambientais entre os ecossistemas (mata dos pinhais e mata atlântica) observando aspectos da interferência humana na ocupação desses ambientes.
Foz do Iguaçu (PR)
Entre os objetivos específicos da viagem “O Encontro das Águas” esteve ampliar o referencial cultural por meio dos idiomas (Português/Espanhol), analisar a produção de energia hídrica, seus impactos ambientais , sociais e as alternativas para tentar solucioná-los.
Santa Catarina
No roteiro que incluiu Pomerode, Camboriú, Beto Carrero e Florianópolis, os alunos analisaram as formas de ocupação e legados da imigração germânica em Santa Catarina, conheceram os principais representantes da fauna mundial no primeiro zoológico particular do Brasil e tiveram boas discussões sobre a diversidade e pluralidade cultural (Parque temático), identificando as representações dos Continentes contidas no parque. Puderam diferenciar espaços continentais e insulares e analisaram as alternativas dos cuidados com animais marinhos, em especial a tartaruga no projeto Tamar.
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