quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Carrapatos provocam mortes em bovinos na região

 Nos municípios da área de atuação da Cotrirosa o problema se acentuou no último verão.

Os prejuízos causados pelo parasitismo dos carrapatos em bovinos estão preocupando os produtores e também profissionais que prestam assistência veterinária, pela quantidade de mortes causadas, principalmente no gado leiteiro.

De acordo com o médico veterinário da Cotrirosa, Augusto Moroni, o problema se agravou causando danos às propriedades. “No último verão ocorreram em nossa região muitas mortes de animais detectados com tristeza parasitária causada, principalmente, pelo ataque de carrapatos devido ao aumento da temperatura e umidade. Temos registro de propriedades com a perda de seis até sete animais, por isso recomendamos ao produtor que adote medidas de controle para romper as estratégias de sobrevivência do carrapato e fique monitorando aos animais”, observa Moroni.

O veterinário destaca ainda que a melhor forma de combater os carrapatos é através do conhecimento do ciclo de vida do parasita. “Os carrapatos apresentam um ciclo de vida dividido em dois períodos: o primeiro é conhecido como parasitário e dura cerca de 21 dias, quando ocorre o desenvolvimento do parasita no animal; o segundo ocorre logo que a fêmea desce para o solo. Cerca de três dias após a queda, ela estará pronta para começar a postura dos ovos, aproximadamente três mil ovos cada fêmea e que pode durar até quatro semanas”. Moroni salienta ainda que os meses quentes e úmidos são os mais propícios para o desenvolvimento dos ovos.

            A recomendação técnica é a utilização do programa de controle estratégico combinado, com a aplicação de produtos carrapaticidas na forma de pulverização, aspersão ou produtospour on. Mesmo em outras épocas do ano o carrapato pode estar presente, por isso também é recomendado o uso de produtos injetáveis.
 Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário