sexta-feira, 30 de junho de 2017

FÓRUM DE DEBATES REALIZADO COM SUCESSO

Participação em massa da comunidade com autoridades foi mais um marco para o importante passo rumo a conscientização e erradicação do consumo de drogas. 
            Realizado com sucesso na noite da quinta-feira, dia 29 de junho junto ao Clube Aliança, o 1º Fórum Municipal de Debates, com o tema “Drogadição no Contexto Atual”. O evento foi uma promoção da RAE – Rede de Apoio à Escola, organizado em parceria com a SMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com objetivo principal de dialogar, discutir e fomentar ações efetivas no enfrentamento e combate às Drogas, tendo como foco a educação, prevenção, proteção e reinserção social do indivíduo.
Essa questão traz bastante preocupação não somente para os pais e professores, mas também para toda a comunidade, pois o envolvimento de jovens cada vez mais cedo com drogas produz um efeito cascata que acaba por afetar diretamente a todos. Consequentemente o jovem deixa a escola, e também acaba apresentando mudanças de comportamento nas relações sociais.
Este Fórum de Discussão é um espaço privilegiado de articulação entre a teoria e a prática, contribuindo para mudanças significativas na comunidade local, compartilhando conhecimento entre as mais diversas áreas que atuam em defesa e garantia de direitos da Criança e do Adolescente em nosso município.
            Dentre as autoridades presentes, os trabalhos tiveram participação do Prefeito Ruben Weimer, Vice-prefeito Antonio Carlos Dala Costa, Juíza de Direito Camila Celegato Scanuela, Delegado de Polícia Civil Rogério Junges, Presidente da Câmara de Vereadores Luiz Fernando C. Desbessel, Coordenador adjunto da 17ª CRE Léo Miguel Weschenfelder, Presidente do COMDICA Fernando Soares da Silva, Coordenadora do Conselho Tutelar Eva Marques Wegner, Secretária da SMEC Elizenara Demeneghi Ternes, Secretário de Saúde Fernando Cavalheiro, Presidente do Conselho Municipal de Educação Vera Leiman, Presidente da APROMUG Fernanda Lira Pinto, Assistente Social da  FP -Fazenda Paraíso Tânia Mara Rocha e a Psicóloga da FP Carla Andreola.
O evento também teve a participação dos conselheiros tutelares, secretários municipais, vereadores, diretores e professores das redes municipal, estadual e particular de ensino, presidentes das ACPMs e conselhos escolares, visitadores do PIM, equipe técnica do CAPS, agentes comunitárias de saúde e imprensa local.
            Todos os presentes foram abrilhantados com uma valorosa palestra ministrada pelo Sr. Domingos Frandoloso, Delegado aposentado da Polícia Federal, que através de sua vasta experiência no enfrentamento destas questões, abordou diversas técnicas para o combate ao uso de entorpecentes. No ponto alto de suas colocações enfatizou a grande importância da presença dos pais na comunidade escolar e também no lar. “ - Os pais, são os grandes guias de seus filhos. É preciso mais união familiar, para que os jovens não caiam nas armadilhas do submundo das drogas” – observou o palestrante.
            Para a Administração Municipal, a realização deste fórum foi de suma relevância, tendo em vista as amplas discussões em relação ao tema, demonstrando um trabalho coletivo em prol de causas importantes para a nossa comunidade giruaense. Segundo observou o Prefeito Ruben Weimer, este evento demonstra um marco inicial de um trabalho que dará continuidade através do engajamento e comprometimento de todos os órgãos e instituições parceiras envolvidos nesta importante causa e que se fizeram presentes neste importante evento, com ampla participação da comunidade. A Administração Municipal, não medirá esforços para auxiliar na prevenção e combate ao uso de drogas, através do engajamento de todas as Secretarias em prol desta importante causa. O município em seu quadro efetivo conta com profissionais competentes, qualificados e que poderão se qualificar especificamente, para intervir junto ás escolas e a comunidade, através de encontros nos bairros para dialogar, prevenir e orientar sobre temas importantes como esse. – Finalizou o Prefeito. 
O que é a RAE? - (Rede de Apoio a Escola) São órgãos e instituições parceiras, atuantes em nossa comunidade, que trabalham em prol do desenvolvimento das Crianças e Adolescentes do nosso município buscando alternativas para melhorar as condições de conflito apresentadas nas escolas e na comunidade, como: Violência, Infrequência Escolar, Dependência, Sexualidade, entre outros.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Dia: 07 de julho de 2017 - X Conferência Municipal de ASSISTÊNCIA SOCIAL GIRUÁ– RS

Com o objetivo de reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade brasileira, acontecerá no dia 7 de julho, a X Conferência Municipal de Assistência Social.
Fonte:  Assessoria de Imprensa

Lançamento do filme BRASILIENSIS

As ameaças ao Dourado na Bacia do rio Uruguai. Trata-se de um documentário, produzido pela Hoffmam Produções, contratada pela Fish TV,  que foi gravado na bacia do Rio Uruguai, que teve como fonte diversos profissionais de Universidades e outros com conhecimento amplo nas áreas de preservação ambiental, Ribeirinhos, Entidades, Fundações, Empresários, Ministério Público e moradores da região.
A exibição será no dia 04 de julho, no Centro Social de Alecrim, em três horários: 09, 14 e 19:30 horas
Por se tratar de uma questão ambiental que envolve toda região, gostaríamos de contar com sua ajuda para divulgar a apresentação do filme.

*Escolas e outras entidades interessadas em comparecer com grupo de pessoas deverá reservar espaço pelo telefone 3546 1300 OU 999643851.

Fonte: VILSON WINKLER
Jornalista MTB 14977
(55) 3545 1146 (coml) ou 99613 1158

Entrevista Wilson Pippi para Rádio Alternativa Fm 98.7 de Giruá

O trecho integra um pacote de 10 vias, totalizando 320 Km, que a atual administração estadual tem interesse em oferecer em concessão à iniciativa privada, a lei 10875 de 9 de julho de 2016, foi aprovada na Assembléia Legislativa do Estado.
O objetivo da audiência foi proporcionar às comunidades a oportunidade de debater com o governo o tipo de praça de pedágio que poderá ser instalada na ERS 344 e qual será o ganho efetivo da população com este projeto. 
Na manhã desta sexta-feira,30 aconteceu importante Audiência Pública Câmara de Vereadores de Giruá sobre a Implantação de Praças de Pedágios na ERS 344, na iniciativa de autoria do Deputado Estadual Jerferson Fernandes para discutir a instalação de uma praça de pedágio na ERS 344, entre as cidades de Santo Ângelo, Giruá e Santa Rosa, ato que contou com a presença do representante do DAER do Rio Grande do Sul Jader Barbosa Rodrigues, autoridades, empresários, representantes de entidades e comunidade Local e regional. 

Cotrirosa comemora 49 anos com sorteio de prêmios

Nesta quinta-feira, 29, a Cotrirosa completou 49 anos de fundação e, para comemorar, realizou o sorteio da promoção Super Aniversário Cotrirosa - 49 anos, 49 prêmios, sendo um Fiat Mobi, uma pick-up Strada e 47 TVs Led de 40 polegadas. O evento, que aconteceu junto ao posto de combustíveis da Cotrirosa em Santa Rosa, contou com a presença de autoridades, lideranças, associados, clientes e funcionários da Cooperativa.
            Em seu discurso, o presidente da Cotrirosa, Eduíno Wilkomm, destacou o importante papel que a Cooperativa desenvolve junto à comunidade regional.  “Ao comemorarmos os 49 anos de fundação fortalecemos nossos negócios, celebramos todas as conquistas e nos unimos cada vez mais para contribuir com a vida das pessoas, focados nos princípios cooperativistas”, afirma.
            A Cotrirosa comemora seus 49 anos, com atuação em 16 municípios da região, 25 unidades de recebimento de grãos, 21 supermercados, três postos de combustíveis, três moinhos (dois de trigo e um de milho) e a cerealista. Mais de seis mil associados e cerca de 1.046 funcionários contribuem para garantir a solidez e credibilidade que a Cooperativa se orgulha em ter.
            Dia C - Na oportunidade, também foi realizada a entrega simbólica dos livros arrecadados nos supermercados da rede Super Cotrirosa, às Bibliotecas de Rua da Acisap, ato que marca a campanha “Cotrirosa: cooperar é difundir a cultura”, iniciativa que integra as programações do Dia C – Dia de Cooperar, coordenada pelo Sistema Ocergs – Sescoop/RS.        
Confira a seguir os ganhadores dos prêmios da promoção que teve início dia 08 de novembro do ano passado e reuniu cerca de três milhões de cupons, que foram distribuídos a cada R$ 49,00 em compras nas lojas de insumos e ferragens, supermercados e postos de combustíveis da Cooperativa.
1 pick-up Strada
Enomar Stroschein – Senador Salgado Filho
1 Fiat Mobi
Waldemiro Steinmetz – Porto Lucena
47 TVs Led de 40 polegadas:
Delmar Kafer – Santo Cristo
Maria Luiza Costa – Alecrim
Odete Maria Meinhart – Porto Vera Cruz
Mario Deves – Cândido Godói
Valmir José Steffens –Santo Cristo
Marcos Antônio Linck – Santa Rosa
Adelis Zita Holz – Campina das Missões
Gustavo Dezordi – Tuparendi  
Jaiane Tainá Bess Godoy – Senador Salgado Filho
Ilza de O. Gonçalvez – Santa Rosa
João Mário Dilly – Giruá

Audiência Pública sobre a Implantação de Praças de Pedágios na ERS 344

Na manhã desta sexta-feira,30 aconteceu importante Audiência Pública Câmara de Vereadores de Giruá sobre a Implantação de Praças de Pedágios na ERS 344, na iniciativa de autoria do Deputado Estadual Jerferson Fernandes para discutir a instalação de uma praça de pedágio na ERS 344, entre as cidades de Santo Ângelo, Giruá e Santa Rosa, ato que contou com a presença do representante do DAER do Rio Grande do Sul Jader Barbosa Rodrigues, autoridades, empresários, representantes de entidades e comunidade Local e regional. 
O trecho integra um pacote de 10 vias, totalizando 320 Km, que a atual administração estadual tem interesse em oferecer em concessão à iniciativa privada, a lei 10875 de 9 de julho de 2016, foi aprovada na Assembléia Legislativa do Estado.
O objetivo da audiência foi proporcionar às comunidades a oportunidade de debater com o governo o tipo de praça de pedágio que poderá ser instalada na ERS 344 e qual será o ganho efetivo da população com este projeto. 


quinta-feira, 29 de junho de 2017

Patrimônio Cultural estará em debate na URI em agosto

O EMiCult – Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura questiona, em sua terceira edição, “Onde está o nosso Patrimônio Cultural?”. O evento reúne estudantes, professores, pesquisadores, artistas, produtores culturais e a comunidade para refletir e debater as atividades criativas e culturais no contexto regional.
As atividades acontecem nos dias 23 e 24 de agosto, com palestras, debates, lançamento de livros e mostra de trabalhos, no campus da URI Santo Ângelo. A novidade deste ano é a 1ª Mostra Audiovisual EMiCult, com exibição de vídeos com a temática Patrimônio Cultural. 
Conforme relata a coordenadora do CCM – Centro de Cultura Missioneira e uma das organizadoras do evento, professora Nadir Damiani, a temática deste ano vem complementar um debate que já vinha sendo realizado. “Nós percebemos que há um desconhecimento da população sobre a história, a importância de se manter viva a memória história. O EMiCult vem em uma sequência de temas relacionados à cultura e ao patrimônio”, afirma a professora.
A professora Nadir explica que Patrimônio Cultural pode ser considerado todo bem, tangível ou intangível, deixado como herança histórica: “Pode ser desde as ruínas da Igreja de São Miguel, com toda a representação da história de quem fez, da época em que fez, como uma receita de um pão diferente, um doce, deixado por uma avó ou bisavó”. Ela aponta que muitas vezes essas culturas acabam se perdendo, porque as pessoas não passam adiante.
Foram mais de 170 trabalhos inscritos para os Grupos de Trabalho, em seis diferentes temáticas: Gestão, economia e políticas culturais; História, Patrimônio e Arquitetura; Comunicação e Indústria Criativa; Educação e Arte; Gastronomia, turismo e sustentabilidade; Direito, Cidadania e Cultura. As inscrições para ouvintes continuam até 17 de agosto, no site omicult.org/emicult/.
Entre os destaques da programação está a palestra de abertura, com a temática “Informação, comunicação e herança cultural nas Missões Jesuítas”, ministrada pela arquiteta alemã e doutora em Computação Anja Pratschke, da USP – Universidade de São Paulo, juntamente com a professora Nadir Damiani. A mediação será do professor doutor Joel Felipe Guindani, da Unipampa.
A palestra de encerramento do EMiCult, com a temática “Onde está o nosso Patrimônio Cultural”, será com o arquiteto Marcelo Brito, doutor em Gestão Urbana e diretor do Departamento de Articulação e Fomento do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; juntamente com o líder do Grupo de Teatro A Turma do Dionísio, Jerson Fontana. A mediação será do professor Amilcar Guidolim, da URI Santo Ângelo.
O EMiCult é organizado pelo OMiCult – Observatório Missioneiro de Atividades Culturais e pelo CCM. A realização é do Mestrado e Doutorado em Direito e Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações, da URI Santo Ângelo; e do Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa – Universidade Federal do Pampa. O Encontro conta ainda com a parceria do IFFar – Instituto Federal Farroupilha, URI São Luiz Gonzaga, UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul e UFSM – Universidade Federal de Santa Maria.
O 3º EMiCult tem a seguinte programação:
Quarta-feira – 23 de agosto
12h – Credenciamento
14h – Apresentação de trabalhos nos GTs
14h30 – Sessão 1ª Mostra Audiovisual EMiCult (paralela ao GTs)
18h – Lançamento de livros
19h30 – Abertura do Evento – Palestrante tema: Informação, comunicação e herança cultural nas Missões Jesuítas. Professora Anja Pratschke (USP) e Professora. Nadir Damiani (URI Santo Ângelo). Mediação: Professor Joel Guindani (Unipampa)
21h – Encerramento

Quinta-feira – 24 de agosto
8h30 – Apresentação de trabalhos nos GTs 
10h – Intervalo
10h30 – Mesa de pesquisadores regionais
12h30 – Intervalo para almoço
14h30 – Apresentação de trabalhos nos GTs
14h30 – Sessão 1ª Mostra Audiovisual EMiCult (paralela ao GTs)
19h30 – Palestra de encerramento: Onde está o nosso Patrimônio Cultural? Marcelo Brito (IPHAN) e Jerson Fontana (Turma do Dionísio). Mediador: Professor Amilcar Guidolim (URI Santo Ângelo)
20h30 – Premiação 2ª Mostra Científica – Premiação 1ª Mostra Audiovisual
21h – Encerramento


COREDE Missões realiza as Audiências Públicas Municipais da Consulta Popular

O COREDE Missões realiza, até dia 30 de junho, as 25 Audiências Públicas Municipais para definição das demandas prioritárias dos municípios da região. Nas audiências também são escolhidos os delegados que participarão do Fórum Regional do COREDE, bem como as Comissões Municipais de coordenação da Consulta Popular.
Conforme explica o presidente do COREDE Missões José Cláudio Lourega Reis, podem ser escolhidas demandas nas áreas de Minas e Energia, Turismo, Esporte e Lazer, Agricultura e Pecuária, Desenvolvimento Rural e Cooperativismo e Desenvolvimento
Econômico, Ciência e Tecnologia. A cédula de votação da Consulta Popular será concluída durante Fórum Regional, que acontece no dia 5 de julho, no prédio 05 do Campus da URI Santo Ângelo. No Fórum, os delegados de cada município votam as 6 prioridades que constarão na cédula da Consulta Popular, que define o destino de R$ 2.371.571,57 do orçamento estadual para 2018.
Fonte: Corede Missões

FEITOOOOO


Esse é o grito do Querência ao concluir a artística de cada um, de nossos representantes. O final de semana foi de fortes emoções, pipocamos de um palco a outro para cumprirmos a nossa tarefa: acompanhar, torcer, gritar e nos emocionar. Cada um fez o seu melhor para representar a Entidade e o Município. Cada um se superou a cada prova e mostrou por que estava em São Borja. 
Entrevero e Ciranda é individual, porém a preparação passa por muitas mãos, a preocupação, a ajudinha, o ensinamento, a busca, é difícil falar pois, acompanhei cada um bem de perto e ainda mais de perto o 1º Piá da 3ª RT e o 1º Guri da 3ª RT. sei muito bem o que representa esses Brasões, sei da dedicação e superação de cada um. Sei principalmente das mãos estendidas que de antemão peço desculpa se alguma não se fizer presente em minhas palavras, mas saibas que em nosso coração está.
Lembro do dia que entramos no CTG, depois de muitos convites do amigo e vizinho de trabalho do Valdir Zefredo, primeiras danças, primeiros amigos...e algumas fotos na parede chamaram a atenção do Vítor " Mãe eu quero ter uma foto lá com aquelas" e assim logo acompanhou a Melissa Pimenta em um concurso interno e no próximo ano, foi no interno e na região - era tão pequeno que ao contar a história do Vó Armando emociono-se com as palmas e não concluiu a artística. No ano seguinte foi com o irmão e os dois vieram ostentando 3º Piazito e 2º Guri, uma bela surpresa e uma gestão regional de dedicação, trabalho e muitas amizades.
Aprender e aprender, esse é o lema:
Trançar a vó ajuda mas afinal empalhava cadeiras com trança, seu Santo Maicá uma pessoa maravilhosa receberam nós várias vezes ele e sua esposa, lembrou de tranças que não fazia a anos, enfim outra benção, bem perto de nós O Ezequiel Weber pai do nosso piazito, quanta aula, quantos tipos de trança....calo nas mãos sim mas com esses professores a trança foi gabarito- Obrigada a cada um.
Escrita é amarga ao começar, depois vem os conhecimentos somando, um a um e tudo vai se equilibrando. A primeira apostila o tio Luciano da loja Essência Missioneira enviou - e a Dayane De Almeida Antunes a primeira professora, dispondo de seu tempo para ajudar. E o Guilherme Abreu a vó que o diga tardes e tardes, estudando e comendo seus quitutes. O tio Beto Schitter é bom de Geografia. A Carolina Amaral Ehlert, Vale por quantos mesmo vítor?, talvez seja um anjo que nem sei quantos MUITOS OBRIGADASSSS preciso dizer pra essa familia pois, a mãe falta pouco pra me bloquiar pq é quase meu dicionário tradicionalista, minha tira dúvidas, minha amiga que me socorro quando tenho dúvidas Dinara Amaral Ehlert, a Eduarda Ehlert nem si fala, está só com o corpo em Pelotas o coração está aqui, sorte dessa tal internet se não o Alemão ia ter que trocar o plano telefônico dessa moça.E ainda nos apresentam suas amigas como a Ali -Presente de Deus.
Não se pode falar em campeira sem falar do pioneiro que deixou suas marcas Bruno Kamien, quanta bagunça deixada naquela area de serviço entre um poncho e um mate e o churrasco ao entardecer, muito mais treino veio até uma tarde 
no açogue para aprender tipos de carne, mas o caderno campeiro elaborado com vc é a base. 
A Fazenda Santo Cristo tio José e tio Adair quanto aprendizado e paciência, até vacinar gado, oportunidade que não dá pra perder.
Descobrir a história dos Entreveros do Querência para a pesquisa de campo nos levou a casa de muitos tradicionalistas que construíram histórias na entidade como: Fernando Cavalheiro, Ema Fungueto, Paulo Lamarque, Maurício, Bruno...
Professor Jair Ilton Herzog ensinou os primeiros exercícios da voz - Muita mudança houve do primeiro festival o crescimento e o reconhecimento dos próprios erros a professora Estela Herzog também ajudou.
Ao falar em música temos alguém muito presente Sandro Schuh nosso gaiteiro e sua família que acompanha cada passo - Obrigada Sandro que junto com o violeiro Ezequiel de Santo Angelo abrilhantaram cada apresentação.
Su e Érico sem palavras vocês são presença constante em cada desafio.
Gabriela Machado Lasmann - O que dizer de um prenda pronta? todas as dificuldades de dançar ficam pequenas ao teu lado - anjo que durante quatro ou cinco meses se dispôs a esse desafio de sonhar com o Lucas.
Bruninha, encanto de menina, sabias palavras: "Vamos ganhar vítor para nós ir pro Estado!" bom trabalho, até quando socorreu um passo errado do Vítor na dança de salão 
compensando um gabarito na tradicional. E que venha novos desafios, por que a vida é feita deles.
Jorge Henrique Lima profissional de alma e coração, viveu cada momento com o Querência e o Chama. obrigado amigo se falta palavras, não te falta competência e o resultado está nas planilhas.
Família sei que cada um estava torcendo e quando o Vítor apresentou a fazenda de sabugo do tio João era também uma forma de dizer o quanto amamos cada um de vcs.
Auri e Claudete Suliman ser patrão e patroa não é tarefa fácil, acompanhar tão de perto, é pra quem gosta muito, obrigada.
Ivone Morlin a sua disposição e apoio sempre, agradecemos e sabemos que sempre podemos contar contigo. obrigada.
Alex Reghelin meu Deus quanta tensão dirigir com carretinha e cavalo....Nossa e vc é de coragem, mil vezessss obrigada. Elizangela Weber dispôs de seu tempo para nos brindar com a mão de obra de um banner, ele não era um banner...Diz a Silvia Medeiros Blanke era mais, muito mais.
Be, encanto de piazito levou pra região uma lição de vida, um aprendizado que ficou na história e que tive o prazer de fazer parte enquanto mãe da tua dupla na FECARS, enquanto tua torcedora. Amei a tua artística.
Tainã Rocha de novo não foi dessa vez, não era pra ser, colha os frutos da nova fase de tua vida, como adulto de responsabilidade, e olha pra levantar as quatro da manhã, tem que ter coragem seja feliz Vc mostrou ser um menino de valor e por mais que doeu em todos da gestão sei que fez a escolha certa e necessária.
Nicolly, Boneca que se superou, a homenagem a sua vó estava perfeita, faixa é detalhe, lição você deu de graça ao acolher a prendinha que chorava por ter perdido e vc apesar de estar sem faixa mostrou a ela que vencer nem sempre é ganhar faixa.
Marcinha, exemplo de determinação, só quem vive uma aventura desse nível sabe do que falo. Se a faixa não veio, não tem problema, o aprendizado foi muito e ver a tua organização e companheirismo ao comemorar os títulos, que também são teus só te engrandece.
Valentina, evolução é o nome, a cada ensaio mostrava o que queria, ah e brigava com o Vítor para que ele não flauteasse, deu certo ele te obedeceu, obrigada! 
Aninha TEMOS a PRENDA ADULTA e o compromisso da DUDA. E muito trabalho, e muitas alegrias. Valeu prenda, acredita, agora no que falamos? Nós acreditamos no teu potencial. 
Nossa já se foram páginasss e ainda estou com a sensação de que falta muitas pessoas?????
Eu sabia que isso ia acontecer por isso já iniciei me desculpando, pois se pensarmos nas escolas, nas profes, dires, nos vizinhos, amigos...percebemos que temos muitas mãos,então OBRIGADAAAAAAA a todos que direta ou indiretamente contribuiram para a realização desse sonho.
Fonte: Loeci Santos 

URI Santo Ângelo oferece curso de Atualização para Instrutor de Trânsito

O Detran/RS aprovou na terça-feira, 27, o Plano de Curso “Atualização para instrutor de Trânsito”, destinado a instrutores que concluíram o curso de formação há cinco anos ou mais, oportunizando assim, a validação do credenciamento profissional por mais cinco anos.
Realizado pela URI Santo Ângelo, o referido curso oferece um máximo de 30 vagas e terá um carga de 20 horas, funcionando em dois sábados (22 e 29 de julho) pela manhã e tarde.
A matrícula será realizada de 10 a 21 de julho, na Secretaria (prédio 20 do câmpus) nos turnos da tarde e noite. Os primeiros 30 matriculados formarão a turma, sendo que a documentação a ser apresentada, exige: certidão de nascimento ou casamento, CPF e RG, certificado de conclusão do curso de Instrutor de Trânsito e uma foto 3X4. O curso pode ser pago com cartões Banricompras, Visa ou Master, em duas parcelas de R$ 160,00 ou à vista, com 10% de desconto, ou seja, R$ 288,00.
A estrutura curricular conta com três módulos: O Papel do Instrutor de Trânsito; Atualização de Conteúdos dos Cursos; Metodologia de Ensino, a serem ministrados pelos professores Noli Belmiro dos Reis e Mara Lemos Rodrigues.
Segundo a coordenadora do curso, Clemisse Pivoto Specht, terá direito a certificado de conclusão o aluno que registrar frequência mínima de 75% em cada módulo.
Mais informações a respeito, pelo fone (55) 3313-7900; 3313-7908 ou pelo e-mail servicos@santoangelo.uri.br.

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Ademar Pereira realizou o lançamento do seu 2º Cd Essência de Vida

Valorizando a tradição gaúcha, mostrando seu amor por este chão, na manhã  de quarta-feira,28 no estúdio da Rádio Alternativa 98.7 Fm de Giruá, foi realizado importante entrevista com o músico compositor e intérprete Santarosense Ademar Pereira da Silva que iniciou sua trajetória musical como baterista e vocalista do grupo Os Lendários de Santa Rosa.
Nos anos 80 esteve nos palcos dos maiores festivais do estado tais como, Musicanto, Coxilha Nativista, Carijo da Canção e Tertúlia Musical Nativista. Foi fundador e integrante do Grupo Chiquito e Bordoneio onde atuou por 5 anos, integrou o Grupo Candieiro e é um compositor requisitado da musica regional gaucha, tendo suas canções gravadas por João Luiz Correia, Grupo Cordeona, Ivonir Machado, Bando Gaúcho, entre outros. 
Em carreira solo no ano de 2012 lançou o” cd caminhos” com produção de Erlon Péricles. Para Ademar o mês de junho de 2017 está sendo especial porque está realizando o lançamento do seu 2º CD Essência de Vida com canções que se destacam pelo amor esta terra, sua família e amigos.

Curso de Taekwondo em Giruá

Atenção Giruá e Região está em formação de turma de taekwondo na cidade de Giruá. 
O Taekwondo é um esporte muito conhecido há muito tempo, que favorece o desenvolvimento físico e emocional.  
As aulas serão realizadas  nas segunda ,quarta e sexta-feiras, às 20h no Ginásio Municipal de Esportes Elias Saff, com o professor Egon Mittelstadt  de Santa Rosa professor de taekwondo.
O Taekwondo é uma arte marcial de origem coreana e tem sido difundido na civilização asiática durante séculos. Com o tempo foi se transformando em um esporte moderno, numa forma de bloquear golpes, chutes e de lutar sem armas. Tae: pé, Kwon: mão e Do: caminho, espírito. 
O Taekwondo tornou-se não apenas em um dos métodos mais efetivos de defesa pessoal sem armas, mas numa arte, um esporte emocionante e um excelente exercício para manter boas condições físicas. arte, método ou forma de vida. 
FonteEgon Mittelstadt 

Convide seus amigos e familiares


A União da Mocidade da Igreja Assembléia de Deus de Giruá, convida para o Culto do Amigo a ser realizado no dia 15 de julho de 2017 às 19 h 30 min.


"Amigo é muito mais do que alguém pra conversar, alguém pra abraçar... Amigo é uma benção que vem do coração de Deus pra gente cuidar!"



Anote esta data! Deus tem uma benção para você e seu amigo!
Participe! 
Convide seus amigos e familiares! Adquira seu cartão para o Buffet de Hot-Dog com os Jovens da UMADGI!

Cotrirosa treina funcionários dos postos de combustíveis

  Teve início nesta terça-feira, 27, o treinamento para cerca de 30 funcionários dos postos de combustíveis da Cotrirosa.
            A atividade, ministrada pelos técnicos em Segurança do Trabalho da Cotrirosa, André Figueiredo e Daltri Knapp, aborda assuntos relacionados a NR20, que estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho, com atenção específica para combustíveis, líquidos e inflamáveis.
            O curso, que encerra nesta quarta-feira, 28, acontece no auditório da Cotrirosa em Santa Rosa e conta com aulas teóricas e práticas.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Audiência para discutir pedágio na ERS 344 será realizada em Giruá

Será realizada em Giruá, no próximo dia 30 de junho, às 9h, na Câmara Municipal de Vereadores, audiência pública da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa que deverá debater “Praça de Pedágio na ERS 344 (Rodovia Sepé Tiaraju), no trecho de 52, 3 Km, entre Santo Ângelo, Giruá e Santa Rosa”. A proposição do evento partiu de iniciativa do deputado estadual Jeferson Fernandes (PT).
O objetivo do evento é reunir as comunidades que serão atingidas para debater com o governo o tipo de praça de pedágio que poderá ser instalada na ERS 344 e qual será o ganho efetivo da população com este projeto. A preocupação do parlamentar se deve ao fato de o governo Sartori ter aprovado Lei que autoriza a instalação de praças de pedágio nas estradas gaúchas sem a definição de critérios de cobrança de tarifas e exigência de contrapartida dos empresários, como por exemplo a duplicação das rodovias pedagiadas. Também porque a mesma Lei retirou da Assembleia o papel de fiscalizar o processo de instalação e a operação dos pedágios nas rodovias.
O evento é aberto às comunidades e não há necessidade de inscrição prévia. O trecho em questão integra um pacote de 10 vias, totalizando 320 Km, que Sartori pretende oferecer em concessão à iniciativa privada. “É importante que fique claro que não sou contra pedágios, desde que haja transparência e que a população usuária da rodovia tenha o devido retorno das tarifas”, concluiu o deputado.
Fonte: Comunicação Deputado Jeferson Fernandes

Proposta para que a empresa

O Planejamento financeiro que tem que ser feito dentro de uma empresa para que ela obtenha sucesso em toda a sua trajetória de vida.
O objetivo principal e investigar se a empresa adota os princípios básicos de controle financeiro dentro da organização e como gerencia estes procedimentos. 
Foi realizado um estudo de caso, onde optou-se por uma entrevista direta ao gestor da empresa, análise de documentos e proposta para que a empresa adotasse algumas fichas para o controle diário de caixa, fluxo de caixa, controle de contas a pagar e receber, banco e outros, esclarecendo ao gestor a importância do seu papel diante das decisões a serem tomadas mas fundamentadas com dados concretos visando o desenvolvimento e obtenção de maiores lucros para a empresa.da organização e como gerencia estes procedimentos. 
Foi realizado um estudo de caso, onde optou-se por uma entrevista direta ao gestor da empresa, análise de documentos e proposta para que a empresa adotasse algumas fichas para o controle diário de caixa, fluxo de caixa, controle de contas a pagar e receber, banco e outros, esclarecendo ao gestor a importância do seu papel diante das decisões a serem tomadas mas fundamentadas com dados concretos visando o desenvolvimento e obtenção de maiores lucros para a empresa.

Mais informações ligue 3361 1022
Faça sua inscrição desconto especial para associado.

terça-feira, 27 de junho de 2017

Cotrirosa comemora o Dia Internacional do Cooperativismo com ação cultural

Para marcar o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado sempre no primeiro sábado de julho de cada ano, a Cotrirosa realiza uma ação cultural com arrecadação de livros em seus 21 supermercados.
A iniciativa, denominada “Cotrirosa – cooperar é difundir a cultura”, integra as comemorações do Dia C – Dia de Cooperar, movimento promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e, no Estado, coordenado pelo Sistema Ocergs/Sescoop.
A campanha, que teve início no dia 30 de maio, com a inauguração da terceira Biblioteca de Rua da Acisap, instalada em frente ao supermercado da Cotrirosa na Avenida Flores da Cunha, no bairro Cruzeiro em Santa Rosa, disponibiliza pontos de arrecadação de livros de literatura infantil, infanto-juvenil, adulto e gibis.
Os livros arrecadados nos supermercados de Santa Rosa serão destinados às Bibliotecas de Rua e os recebidos nos demais supermercados serão doados a uma instituição de cada município.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Juventude, Instabilidade Econômica e Mercado de Trabalho

A população brasileira vive um momento de intensa instabilidade política e econômica, gerando incertezas, principalmente, entre os jovens que almejam um lugar no mercado de trabalho. Estes jovens estão investindo em cursos de qualificação profissional, tais como cursos técnicos e de graduação. Será que todos conseguirão inserir-se no mercado de trabalho diante do contexto de instabilidade econômica?
Inicialmente, é necessário analisar os fatores causadores desta instabilidade econômica. Constata-se que a crise política afeta de forma direta a economia do país, pois são os governantes que administram o dinheiro disponibilizado para os investimentos necessários. Porém, como a própria mídia já tem mostrado escancaradamente, este dinheiro nem sempre é utilizado de forma honesta e é aí que o problema começa e é agravado.
Com a economia instável, a taxa de desemprego no Brasil aumentou para 13,7% somente no primeiro trimestre deste ano, quando em igual período no ano passado, 2016, era de 10,9%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados em abril pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é o índice geral do número de desempregados no país, mas em áreas mais específicas de trabalho como a engenharia, interessa-nos focar a situação como a crise tem afetado o emprego desse profissional. Até porque a engenharia sempre foi vista como a alavanca da economia do país, pois ela é a responsável pela construção de imóveis, estradas, usinas hidrelétricas, estações de tratamento de água, dentre outras atividades desenvolvidos por profissionais desta área.
Os números apontam que só em 2016, cerca de 500 engenheiros civis perderam seus empregos, porém, o número de formandos nos cursos de engenharia só tem aumentado e, da mesma forma, o número de engenheiros recém-formados desempregados. Isso tem assustado os jovens que estão cursando engenharia, independente da área escolhida, pois estes veem seus amigos recém-formados buscando e não encontrando espaços de atuação, o que antes era algo garantido.
A adesão ao próprio negócio é uma saída, porém, com a instabilidade econômica atual isso tem ficado em segundo plano. Há quem tenha arriscado e obtido êxito e há quem não tenha obtido bons resultados, pois todo início de carreira é difícil. Manter o foco e escolher projetos inovadores é o segredo para se manter no mercado e driblar a instabilidade atual no setor. Entendemos que o momento requer que sejamos empreendedores e, como tal, criar novas alternativas pode ser um diferencial no mercado, saindo da zona de conforto, na certeza de que as lamentações não contribuirão em nada para superar as graves dificuldades vivenciadas no campo político e econômico brasileiro.
Uma das melhores formas de preparação para enfrentamento das situações menos favoráveis no mundo do trabalho está relacionada ao processo de formação qualificada brasileira a fim de compreender cada vez melhor as complexas relações sociais e de poder que envolvem a política e a economia.  O conhecimento faz a diferença em qualquer situação, mas especialmente em momentos de retração de oportunidades de trabalho.
Reconhecemos que o momento atual exige que o jovem se envolva ainda mais com a vida social, política e econômica do país. Acreditar num mundo melhor, supõe comprometimento e conhecimento das ações positivas e impulsionadoras da esperança de que as dificuldades nunca são maiores que as possibilidades de superá-las.

Autores:
1.Franciele Rodrigues Dutra – acadêmica - curso de Eng. Elétrica – URI – Santo Ângelo
2.Prof. Dr. Cênio Back Weyh - URI – Santo Ângelo
3.Prof. Dr. Nelson Knak Neto  - URI – Santo Ângelo

Em reunião da AMM, governo do Estado garantiu recuperação da estrada de Garruchos

Secretário de Transportes assegurou que no próximo mês terão início os serviços com saibro na ERS 176
A Associação dos Municípios das Missões (AMM) é uma das mais importantes associações de prefeitos do Estado, por saber entender que a força do conjunto é que faz as coisas acontecerem. Com este reconhecimento oficial da atuação da AMM, o secretário estadual de Transportes, Pedro Wetsphalen, anunciou na assembleia que ocorreu no município de Garruchos, dia 23/06, que já em julho iniciarão os trabalhos de melhoria da ERS 176, conforme acertado com o Daer e a empresa que executará os trabalhos de recuperação.
O Secretário explicou que como não há verba disponível para o asfaltamento, a alternativa imediata será o ensaibramento da estrada de Garruchos até Santo Antônio das Missões. “Neste momento, ainda não podemos sonhar com o asfalto, nem em Garruchos e nem em Pirapó, duas cidades missioneiras ainda sem acesso pavimentado”, admitiu Westphalen explicando que no Estado, 76 municípios estão sem acesso asfáltico e que o saibro tem sido a solução emergencial, possibilitando expressiva melhoria de trafegabilidade.
Pedro Westphalen participou do encontro acompanhado de representantes do Daer e da empresa que realizará os trabalhos, previstos para começarem no prazo de 30 dias, e garantiu: “o asfalto a Garruchos está entre as prioridades da Secretaria estadual de Transportes, pois a estrada está inaceitável, mesmo sem chover”.
O presidente da AMM, Brasil Antonio Sartori, assegurou que todos os prefeitos da Associação estão unidos e atuantes na missão de garantir o asfalto. “Saúdo este povo sofrido de Garruchos e hoje posso afirmar que têm muitos companheiros nesta mesma luta”, acrescentou Sartori. “Agradeço ao secretário Pedro pela coragem de estar aqui, porque muitos fugiriam da raia sabendo das dificuldades e da ânsia deste povo garruchense, que há anos aguarda o asfalto”, salientou Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuís.
Desafio de parceria
O prefeito anfitrião, João Carlos Scotto, após agradecer a presença de tantos convidados fez um desafio ao secretário dos Transportes. “Peço que seja nosso parceiro nesta luta maior de nosso município, que é perder a sua condição de isolamento e de quase excluído. Temos que mudar essa situação”, clamou Scotto, ao evidenciar: “o secretário Pedro, como médico, sabe muito bem o que um profissional da área sofre ao ver morrer um paciente, ao sentir seu sofrimento de quando nós, por limitações não podemos fazer mais. Assim como sabe o que é levar uma gestante a 110 quilômetros do seu ponto de referência, ou um paciente com hemorragia grave, e sentir que cada metro que nos separa do hospital nos faz sentir derrotados”, lamentou o prefeito garruchense.

Scotto também fez um agradecimento especial ao presidente da AMM que trouxe a Garruchos a quase totalidade dos prefeitos da AMM, mostrando que defende os interesses da região, e enfatizou: “estas melhorias de recuperação da estrada vão ajudar muito, mas seguiremos firme na luta pelo nosso asfalto”.