terça-feira, 16 de maio de 2017

Com 49 anos de história, URI Santo Ângelo completa 25 anos como Universidade

A URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, é uma Universidade comunitária, com foco no desenvolvimento regional e na inovação e que, dia 19 de maio de 2017, completa 25 anos como Universidade.
Com 49 anos de experiência no ensino superior e marcante atuação na Região Noroeste, o câmpus de Santo Ângelo tem na direção os professores Gilberto Pacheco – Geral, Marcelo Stracke – Acadêmico e Berenice RossnerWbatuba – Administrativa.
Um contingente de cerca de quatro mil estudantes, oriundos de 70 municípios, frequenta cursos de graduação, pós-graduação lato-sensu e stricto-sensu – mestrados e doutorado, além da Escola de Educação Básica e Profissionalizante.
Com um corpo docente qualificado - mais de 90% são mestres e doutores – a Universidade mantém convênios internacionais e prioriza em suas ações as áreas de pesquisa e extensão.
A estrutura física do Câmpus mantém 124 laboratórios em diferentes áreas do conhecimento, uma Biblioteca com mais de 144 mil exemplares, dois ginásios de esportes, dois auditórios.
Enquanto a reitoria da URI tem sede em Erechim, Santo Ângelo sedia a FuRI - Fundação Regional Integrada, que é a mantenedora da Universidade, instituição constituída por quatro Campi – Santo Ângelo, Erechim, Frederico Westphalen e Santiago, e duas extensões – São Luiz Gonzaga e Cerro Largo.
O desenvolvimento regional e a inovação caracterizam-se como foco da Instituição na prática. Nesse sentido, merecem destaque projetos como a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – Urinova; o TecnoURI Missões- Parque Científico e Tecnológico da Região das Missões; o Polo de Modernização Tecnológica das Missões; o Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica da URI Santo Ângelo.
Parque TecnoURI Missões
Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento na região, o Parque Científico e Tecnológico da Região das Missões – TecnoURI Missões possibilitará um espaço para pesquisa, desenvolvimento e inovação para empresas. Sediado no Câmpus Santo Ângelo, o parque é implantado a partir de um convênio entre a Universidade e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS.
Na área física, o TecnoURI oferecerá salas para as empresas de base tecnológica, além de laboratórios, salas de reuniões e auditório para eventos.

O Polo de Modernização Tecnológica das Missões tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da geração de conhecimento e da sua aplicação no setor produtivo, para a melhoria da qualidade de produtos, processos, serviços e produtividade.

O trabalho do NITT – Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica da URI Santo Ângelo é focado no apoio e fomento a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. São atendidos pesquisadores, criadores, inventores independentes e obtentores de criação não inserida no setor empresarial. O Núcleo também dá suporte para empresas com base em PD&I, além de atender a demandas da comunidade da Região das Missões.

Incubadora
A Urinova – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da URI Santo Ângelo visa apoiar e fomentar novos empreendimentos de base tecnológica.
Essa atividade é desenvolvida de maneira a promover o bem-estar social e contribuir para a mudança do perfil econômico regional por meio da difusão da cultura do empreendedorismo na sua área de atuação. O objetivo da Incubadora é desenvolver ações de apoio e fomento aos novos empreendimentos inovadores de base tecnológica.

HISTÓRICO
A concepção da Universidade trilha um logo caminho: em Santo Ângelo, a busca pelo ensino superior vem desde a década de 1960. Em 1964, foi criada, pelo Conselho de Desenvolvimento de Santo Ângelo, com o apoio do poder público municipal e da comunidade, a Associação Missioneira de Ensino Superior – AMES, com objetivo de expandir o ensino superior na região das Missões.
Após superar dificuldades que surgiram durante a trajetória, em 13 de maio de 1969 foi autorizado o funcionamento da Fundames – Fundação Missioneira de Ensino Superior. Nesse ano, a Fundação recebeu, do governo do estado do Rio Grande do Sul, uma área de 32 hectares. Também em 1969, foram adquiridos, dos padres Palotinos, 92 hectares e 3.450 m² de área construída, onde hoje se situa o Câmpus universitário.
O primeiro processo, depois da Associação legalizada, foi oferecer os cursos Administração e Ciências Contábeis. Nos anos seguintes, uma parceria com a UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, permitiu a oferta dos cursos de Pedagogia, Ciências, Letras e Estudos Sociais. Os mesmos cursos foram reconhecidos em 1973, para manutenção da Fundação. Buscando uma estrutura mais dinâmica e adequada, em 1976, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas foram reestruturadas na FISA – Faculdades Integradas de Santo Ângelo, que passou a ser a mantenedora da Fundames.
O crescimento da Fundames/FISA ocorreu ao longo dos anos: no ano de 1975, foi autorizado o funcionamento do curso de Engenharia de Operação – habilitação em Engenharia de Operação Civil e em Engenharia de Operação Mecânica; a partir de 1976, cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação latu sensupassaram a ser disponibilizados. Já em 1979 os cursos de Pedagogia, Ciências, Letras e Estudos Sociais passaram a ser oferecidos em regime de férias.
Em 1988, o Conselho Diretor da Fundames decidiu criar a Escola de 2º Grau, oferecendo, em 1989, após a autorização do Conselho Estadual de Educação, o curso Técnico em Processamento de Dados. Ampliando sua atuação, a Escola passou a oferecer também o 1º Grau a partir de 1992.
Buscando o status universitário, em 1990, os dirigentes das fundações mantenedoras de cursos superiores de Santo Ângelo (Fundames), Erechim (FAPES)e Frederico Westphalen(FESAU), promoveram a união das instituições, que passaram a ser mantidas pela FuRI – Fundação Regional Integrada. A concretização da Universidade ocorreu em 19 de maio de 1992, após reconhecimento do Ministério da Educação da URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Mais tarde, a FESAN – Fundo Educacional de Santiago, de Santiago, a FUNREGE, de São Luiz Gonzaga e a prefeitura de Cerro Largo também se integraram ao projeto.
Nesses anos de Universidade, a URI, no seu princípio universitário, não parou de propulsionar conhecimento. Tendo a ética, a corresponsabilidade, a formação e o desenvolvimento humano competente como princípios de gestão, o Câmpus de Santo Ângelo, totalmente inserido na comunidade regional, trabalha intensivamente no sentido de promover a cultura e de desenvolver a consciência coletiva na busca contínua da valorização e da solidariedade humanas, contribuindo para o crescimento do município.
Devido à ampliação de sua oferta, que inclui ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços, o Câmpus precisou buscar profissionais qualificados a fim de atender às diferentes áreas de atuação. Em vista disso, muitos profissionais imigraram de outras cidades, instalando-se com suas famílias em Santo Ângelo, fator que contribuiu para o tão necessário crescimento e desenvolvimento local.
A URI tem procurado, ao longo do tempo, adequar-se às exigências do mercado, inovando e aprimorando suas ações, visando o desenvolvimento regional. Essa missão exige uma integração fundamentada em compromissos e sinergia permanentes. É dessa forma que a URI está procurando trilhar o “caminho do futuro”.
Hoje a URI está presente e atuante nas regiões de sua inserção, ultrapassando, por sua competência e qualidade, os limites de suas fronteiras. Dessa forma, está inserida nas comunidades regionais, promovendo a educação e o conhecimento, bem como a prestação de serviços aos âmbitos das comunidades locais e regionais.

Cursos de Graduação
Administração – 4,5 anos (noturno)
Agronomia – 5 anos (noturno/diurno)
Arquitetura e Urbanismo – 5 anos (diurno/noturno)
Ciência da Computação – 4,5 anos (noturno/diurno)
Ciências Biológicas – Bacharelado - 4,5 anos (noturno/diurno)
Ciências Contábeis – 4,5 anos (noturno)
Direito – 5 anos (diurno)
Direito – 5 anos (noturno)
Educação Física Licenciatura – 4 anos (noturno/diurno)
Educação Física – Bacharelado – 4 anos (noturno/diurno)
Enfermagem – 5 anos (diurno)
Engenharia Civil – 5 anos (diurno)
Engenharia Civil – 5 anos (noturno)
Engenharia Elétrica – 5 anos (noturno/diurno)
Engenharia Mecânica – 5 anos (diurno)
Engenharia Mecânica – 5 anos (noturno)
Engenharia Química – 5 anos (noturno/diurno)
Farmácia – 5 anos (noturno/diurno)
Matemática – 4,5 anos (noturno)
Pedagogia – 4 anos (noturno)
Psicologia – 5 anos (noturno/diurno)
Sistemas de Informação – 4 anos (noturno)
Teologia – 4 anos (noturno/diurno)

Escola da URI
Uma Educação Básica oferecida com toda a estrutura de uma Universidade. Esse é um dos diferenciais da Escola da URI, que desde 1989 oferece ensino a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante.
• Téc. em Informática (Diurno)
• Téc. em Informática (Noturno) Via Pronatec - (Edital Específico)
• Técnico em Enfermagem (Noturno)
• Técnico em Edificações (Diurno) Via Pronatec - (Edital Específico)
• Técnico em Segurança do Trabalho (Noturno) Via Pronatec - (Edital Específico)
• Curso de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) (Noturno)
A Escola da URI tem se destacado nas últimas edições do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. A média geral dos alunos da Escola ficou entre as melhores de Santo Ângelo nos últimos anos.
###################################################################
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO - MESTRADO E DOUTORADO
A URI Santo Ângelo oferece Pós-Graduação em nível de:
- Especialização lato sensu em diferentes áreas do conhecimento;
- Programas stricto sensu - recomendados pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com abrangência em diferentes áreas do conhecimento. 
Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico
O Programa tem como foco a educação científica e tecnológica, a partir da relação entre educação, ciência e tecnologia, inseridas nos processos de ensino-aprendizagem.
Linhas de Pesquisa:
- Tecnologias da Informação e Ensino de Ciências;
- Práticas Educativas no Ensino de Ciência e Tecnologia. 
Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações
O Programa busca estabelecer um equilíbrio entre o mundo acadêmico e as estratégias organizacionais, buscando através da produção científica, soluções que facilitem o processo de desenvolvimento regional, de forma sustentável.
Linhas de pesquisa:
- Estratégias Organizacionais;
- Desenvolvimento e Organização Social.
Mestrado e Doutorado em Direito
O Programa tem como objetivo construir e consolidar a pesquisa científica na área do Direito, enfocando a temática sociocultural do multiculturalismo e a interdisciplinaridade como referência metodológica.
Linhas de Pesquisa:
- Direito e Multiculturalismo;
- Políticas de Cidadania e Resoluções de Conflito.

VESTIBULAR DE INVERNO 2017
Inscrições – 2 de maio a 5 de junho
Prova – 11/junho – 14h às 18h
Divulgação -  13/junho a partir das 10h
Matrículas – 19 a 21/junho
Cursos oferecidos
Direito – 60 vagas – noturno
Engenharia Civil – 50 vagas – noturno
Engenharia Mecânica – 50 vagas – noturno
Vagas remanescentes nos cursos de:
Administração - (noturno)
Ciência da Computação – (noturno/diurno)
Educação Física – Licenciatura – (noturno/diurno)
Sistemas de Informação – (noturno)

URI Santo Ângelo em números
49 anos de ensino superior em Santo Ângelo
93 projetos de pesquisa e extensão
22 cursos de graduação
Mais de 4 mil estudantes
144 mil exemplares na Biblioteca
90% de mestres e doutores no corpo docente
124 laboratórios
445 colaboradores diretos
3 programas de Mestrado e 1 de doutorado
2 000 atendimentos/ano no Núcleo de Práticas Jurídicas
5 000 atendimentos/ano na Clínica de Psicologia

Obras ampliam segurança e conforto no Câmpus
É praticamente constante a execução de obras no Câmpus da URI Santo Ângelo, seja para melhorar a acessibilidade, para ampliar a segurança dos usuários ou aumentar o conforto.
Entre os trabalhos recém-concluídos, destacam-se por exemplo, os três mil metros quadrados entre calçamento e asfalto nas ruas internas e a obra de acessibilidade física, que liga os prédios 7, 8 e 9 por meio de uma plataforma e de rampas.
Encontra-se em andamento a obra do prédio 27, com 1 300m² e que a partir de 2018, deve abrigar o curso de Agronomia. Em fase de conclusão, está o prédio do TecnoURI – o Parque Científico e Tecnológico das Missões.
Também em andamento, a obra que interliga todos os prédios do Câmpus com fibra ótica cuja disposição passa a ser subterrânea. Antes a rede era aérea, seguindo a fiação elétrica. Agora, será proporcionada melhor qualidade na rede interna e no wifi, assim como menor incidência de falhas, pois não estará exposta a intempéries ou a um acidente com árvore, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário