quarta-feira, 24 de maio de 2017

Assembleia dos 30 Povos e o Caminho das Missões

Nos dias 19 e 20 de maio ocorreu a Assembleia dos 30 Povos na cidade de San Ignácio Guazú, Departamento de Missiones – Paraguai, primeira redução Jesuítica-Guarani do ano 1609. Reuniu moradores, pesquisadores, religiosos, índios guarani e gente do turismo do Brasil, Argentina e Paraguai para discutir os 250 anos da expulsão da Companhia de Jesus da Província Paracuária.
Entre 1609 e 1768 nas áreas fronteiriças do MERCOSUL se viveu uma das mais belas experiências da humanidade. Este novo modelo fazia com que as ferramentas e os meios de produção, em vez de pertencerem a particulares, eram propriedade coletiva; as classes e o Estado foram abolidos. Os trabalhadores da indústria e da agricultura formaram uma associação livre de trabalhadores que se administrou economicamente. A economia local organizada, segundo um plano, baseou-se numa técnica aperfeiçoada. Os produtores foram repartidos segundo a regra “De cada um, segundo suas capacidades, para cada um, segundo as suas necessidades”. A ciência e as artes foram colocadas em condições suficientemente favoráveis para chegarem a seu pleno florescimento.
Entre os participantes estiveram dissertando o Ministro da Cultura do Paraguai Fernando Griffith, Jesuíta Antônio Betancor, Carlos Bedoya, Miryan Avila, Victor Zúñiga, Olga Fischer e muitos outros especialistas na temática.
O tema “Espírito das Peregrinações nas Missões e a Posta em Valor do Caminho das Missões” foi apresentado por José Roberto de Oliveira que descreveu o sentimento dos peregrinos que percorrem atualmente os 14 dias de caminhada: saindo de São Borja, passando por Garruchos, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São Lourenço, Caaró (local da morte dos Santos Missioneiros), São Miguel, São João Batista, chegando a Santo Ângelo. São 338 km pelas antigas estradas ligando as Reduções Jesuítico-Guarani do lado brasileiro. A partir de setembro começam caminhadas experimentais que interligarão a primeira Redução (San Ignácio Guazú – Paraguai - 1609) à última redução (Santo Ângelo – Brasil – 1707), passando pela Argentina e o conjunto dos povos representativos dos três países.

Sobre o ‘espírito’ das peregrinações, foram apresentadas e comentadas algumas expressões ditas pelos peregrinos caminhantes: “O Caminho das Missões me trouxe uma experiência indescritível do ponto de vista emocional, testando limites do corpo físico e alimentando o corpo espiritual com toda a atmosfera que inunda o caminho. Preenche-nos de forma a desfrutarmos sensações inexplicáveis”. Outro diz: “Psicologicamente é um teste que nos remete a profundos questionamentos sobre nós mesmos, nossa vida, nossos valores e nossas crenças”. Um terceiro explica sua aprendizagem: “Aprendi com longas caminhadas que precisamos muito menos do que carregamos na vida. Hoje procuro ser mais leve, viver mais leve, andar mais leve. Essa caminhada é um marco em minha vida”. Entre centenas, um peregrino resume: “Uma forma de voltar no tempo. Reescrever as nossas verdades e redefinirmos nossos horizontes”.
A Província Jesuítica do Brasil foi representada pelo Irmão Celso Schineider, o qual levou em mãos pedido oficial da Assembleia para que os Jesuítas retomem a liderança do Santuário do Caaró, local de milagres e representativo dos Santos Mártires Missioneiros Roque Gonzáles, Afonso Rodrigues e João de Castilhos.
Paralelamente ao evento, em Encarnación técnicos da Operadora Caminho das Missões e autoridades brasileiras foram recebidas pelo Secretário de Turismo e Assessoria do governo de Itapúa para tratar de assuntos ligados a expansão do Roteiro e desenvolvimento do turismo nos municípios dos países comprometidos com a Ruta Jesuítica Internacional. Outra importante reunião correu na sede da Cooperativa ‘Colônias Unidas’ em Obligado com a participação de prefeitos de vários municípios, a diretoria ratificou o grande apoio ao turismo. Dia 19 ocorreu reunião com o prefeito em São Cosme e Damião e visita ao Sitio Arqueológico, onde a comitiva obteve muitas informações sobre projetos que podem ser desenvolvidos na região. Na Argentina ocorreu a visita ao Complexo Don Rodolfo – Agência de Turismo Verd’Água para dar continuidade aos trabalhos de integração.
Fizeram parte da comitiva: Prefeito de São Nicolau Ricardo Klain; secretário de Turismo de Santo Ângelo Osvaldir Ribeiro de Sousa; Secretário Executivo do DETUR Marcos Mattos e a Operadora de Turismo Caminho das Missões: Marta Antônia Benatti,  Romaldo Melher e José Roberto de Oliveira.
Fonte: José  Roberto de Oliveira
+55.55.9.9638.6360
marca_caminho_2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário