quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Rio Santo Cristo nasce em Giruá

O Objetivo da reunião foi a apresentação de proposta para elaboração da Fase C do Plano da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo - Santa Rosa - Santo Cristo.A proposta foi apresentada pela representante da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável,ElenirLinauere pelo servidor Cícero Zorzi do Departamento de Recursos Hídricos do Estado, ambos sediados no Balcão Ambiental Unificado de Santa Rosa.
A proposta consiste em elaborar a última fase do plano de bacia por um chamado “plano endógeno”, que seria trabalhado pela equipe técnica do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) com os subsídios que serão fornecidos via entidades membro do Comitê de Bacia Hidrográfica, sem a necessidade de contratação de empresa terceirizada. Seriam aproveitados o diagnóstico já realizado anteriormente (Fase A) e também o enquadramento do que se pretende atingir (Fase B), igualmente já desenvolvido em 2012. A partir disso se construiriam as ações a serem propostas pelo Comitê para as águas da região hidrográfica, estabelecendo os critérios e os instrumentos a serem implementados.
Após debates e várias contribuições para esclarecimento dos presentes a proposta foi colocada em votação e foi aprovada a realização do “plano endógeno” por unanimidade dos membros presentes.
A próxima atividade deve acontecer no dia 14.08, durante a Reunião Ordinária, onde se fará uma capacitação para todos os membros do Comitê com um resgate das Fases A e B, bem como um debate sobre a representatividade no processo de elaboração e gestão do plano.
Nos dias 24 e 25 de setembro haverá uma atividade de imersão, onde todos os membros se reunirão e apresentarão as contribuições de sua categoria e debaterão e definirão as medidas e ações necessárias para a efetivação do enquadramento, bem como a compatibilização das demandas e disponibilidades hídricas para todos os usos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário