sexta-feira, 6 de maio de 2016

Vencedoras do Concurso Municipal de Pratos Derivados de Soja representam Giruá no 2º Festival Regional de Pratos Derivados da Soja

Na tarde de terça-feira (03/05), a partir das 14 horas, aconteceu a 2ª edição do Festival Regional de Pratos Derivados de Soja, no auditório do Centro Administrativo do Parque Alfredo Leandro Carlson, da 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja), em Santa Rosa. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar em parceria com a 21ª Fenasoja, reuniu representantes de 39 municípios da região e 74 tipos de pratos diferentes, todos eles tendo a soja como um de seus ingredientes.

De acordo com a presidente da Comissão da Soja e Derivados da 21ª Fenasoja e assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto, "Nossa intenção é fazer com que os municípios se sintam parte da Fenasoja e possam mostrar, por meio da culinária típica de cada local, um pouco de sua identidade, ao mesmo tempo em que incentivamos a introdução desse importante alimento, que é funcional e muito versátil, na alimentação de nossas famílias, contribuindo com a saúde de todos", destaca ela.

Giruá esteve representado pela agricultora Sarleti Klahr, da Boca da Picada, vencedora do concurso municipal com o rocambole de soja recheado com creme de butiá, na categoria doce. Na categoria de salgados, Giruá esteve representado com os croquetes de soja com butiá elaborado pelas senhoras Arlei Woschinki e Marcieli Machado, de Entre Comandaí. Também estiveram no festival, a extensionista de Bem Estar Social da Emater/RS-Ascar Helena Sandri Zaltron, o vice- prefeito, Elton Mentges, o vereador Alex Sandro Gomes e a representante da Secretaria Municipal de Promoção Humana, Daiana Albring Muller.

As agricultoras que participaram do evento receberam, gratuitamente, um livro contendo todas as receitas apresentadas, intitulado "Comida Boa Também se Faz com Soja", que foi editado pela Emater/RS-Ascar e está sendo distribuído na Cozinha da Soja para aqueles que acompanham as oficinas que seguem acontecendo no local todos os dias, até o final da feira. As agricultoras participantes e extensionistas envolvidos com o trabalho receberam também certificados, em reconhecimento ao esforço de cada um para que o Festival possa acontecer e contribuir com a cultura regional.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário