domingo, 29 de maio de 2016

Conteúdo cultural marca o quarto dia da 13ª ExpoGiruá

O dia 28, sábado, iniciou com os exames de admissão NCCCG, no Pavilhão do Cavalo Crioulo na 13ª ExpoGiruá. Enquanto isso, já começava mais uma oficina de “Escovação e Higiene Bucal”, desenvolvida pelas odontólogas Eledana Bernardi e Gabriele Kahl. A oficina teve por objetivo enfatizar a importância da escovação e a maneira correta de realizá-la, entre outros cuidados que devemos ter para promover a saúde da nossa boca. Entre estes, uma alimentação composta de alimentos como frutas, verduras e alimentos ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais, salientando que o consumo excessivo de açúcar, sal de alimentos ricos em gordura prejudicam a saúde bucal da população.
Ainda durante a manhã, a Extensionista de Bem Estar Social Emater/Giruá Helena Sandri Zaltron e o Engenheiro Agrônomo João Becker, realizaram a Oficina de Confecção de ‘pufes’ a partir de pneus, no Piquete Nativista de Giruá. A oficina foi realizada novamente a tarde para aqueles que não se fizeram presentes pela manhã. A iniciativa teve como objetivo de expor aos giruaenses uma opção alternativa de renda.
No meio da tarde, foi realizada a Atividade Demonstrativa de Prevenção à Hipertensão Arterial e Diabetes, na Sala de Eventos Vale dos Butiazais, relacionada à alimentação. Foi desenvolvida pelo profissional Enfermeiro Caio Rodrigues e a Nutricionista Débora Hamerski da Secretaria de Saúde, e pela Educadora Física Tatiane Renz da Secretaria de Educação e Cultura, que apresentaram alimentos presentes em nosso dia a dia, e suas respectivas porções de sal ou açúcar, os impactos que uma alimentação rica em sal e açúcar pode causar para a nossa saúde. Além da alimentação, também foi salientado outros fatores para a causa de hipertensão e diabetes, como a ausência de exercícios físicos na rotina diária do indivíduo.
Durante a tarde e início da noite, o movimento no Palco Circulando Cultura também foi grande. Às 15h, o grupo de danças da Invernada Adulta do Piquete Nativista de Giruá esteve se apresentando, encantando o público presente com o tradicionalismo e valorização da cultura rio grandense.
Logo após o Ballet CERB – Baby Class e Ballet 1, continuou as apresentações de dança. A escola iniciou o trabalho com ballet em 2016, e hoje conta com um grupo de 27 alunas no baby class e 18 alunas no ballet 1.
A música ao final da tarde foi conduzida pelo Coral Unijuí/Musica Popular, seguido do cantor sertanejo universitário Robson Flores. Fundado em 1992, o Coral UNIJUÍ objetiva promover a cultura, em especial, a música, divulgando a Universidade em Ijuí e região. Devido às diferentes demandas atendidas pelo grupo, o repertório do Coral Unijuí é eclético contemplando música sacra e secular, nacional e em língua estrangeira de vários períodos da história da música, incluindo canto a cappella e com acompanhamento instrumental.
À noite, o tão esperado show de Nenhum de Nós. Abrindo para a banda, Presence -Led Zeppelin Cover se apresentou. O público ultrapassou as mil pessoas, lotando a Arena de Shows. Foi momento de relembrar a músicas que fizeram muito sucesso e marcaram muitas juventudes.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário