segunda-feira, 11 de março de 2013

Concurso Estudantil de Fotografias ''Minha Terra, Meu Orgulho''...



O concurso estudantil de fotografias '' Minha terra meu orgulho '' tem como principal objetivo desenvolver nos alunos o amor por Giruá, fazendo com que através da fotografia tenham um olhar de valorização da nossa terra, terra dos dourados cachos de butiá, de uma agricultura forte e produtiva, de belas paisagens, com um rico manancial hidrográfico, formado por rios, açudes, banhados, cachoeiras, que muito nos orgulham. Assim como valorizamos o ambiente, é muito importante valorizar também as coisas simples do dia a dia, os detalhes do trabalho caseiro, da lida do campo e o lazer. Valorizar a nossa terra, nossas belezas culturais, naturais e econômicas só nos fortalece como giruaenses, povo merecedor do título da Capital da Produtividade dos Gaúchos.
Regulamento:
  1. O Concurso Estudantil de Fotografias ''Minha Terra, Meu Orgulho'' é destinado aos alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino.
  2. Cada escola deverá organizar o seu concurso interno, garantindo assim que todos os alunos tenham oportunidade de expor suas fotos e também consigam apreciar as criações dos seus colegas.
  3. Do resultado do concurso interno cada escola deverá selecionar para este concurso 3 (três) fotos em cada tema, totalizando 6 fotos por escola. As escolas com Ensino Médio poderão enviar até 12 fotos, sendo 6 de cada nível de ensino.
  4. Poderão participar alunos com qualquer idade desde que estejam matriculados nas escolas da Zona Urbana ou Rural de Giruá, cursando as séries finais do ensino fundamental ou o ensino médio.
  5. As fotos deverão ser entregues impressas no tamanho 20cm x 25cm, em envelopes individuais juntamente com a ficha de inscrições e a etiqueta preenchidas. 
  6. As fotos deverão ser entregues no Departamento de Cultura da SMEC até o dia 14/03/2013.
  7. O concurso abrangerá os temas : ''Natureza e Paisagem'' e ''Cultura Local'':
    No tema ''Natureza e Paisagem'': imagens que apresentam a vida natural, a flora, a fauna, os açudes, os rios, as cachoeiras, os córregos, os campos e as plantações.
    No tema ''Cultura Local'': imagens que retratam todos os movimentos culturais locais, incluindo comportamentos, usos e costumes, artes, artesanato local, o cotidiano como a lida campeira, andar de carroça, laçar, tirar leite de vaca, plantio de verduras, a pesca, o trançar, o capinar, a culinária, a confecção de compotas e conservas, a colheita de frutas e demais colheitas.
  8. A premiação na Festa do Butiá ficará assim organizada:
    Tema:Natureza e Paisagem
    1º lugar - Troféu 
    2º lugar - Troféu 
    3º lugar - Troféu

    Tema:Cultura Local
    1º lugar - Troféu 
    2º lugar - Troféu 
    3º lugar - Troféu
  9. As fotos encaminhadas deverão ser inéditas e de autoria do participante, obrigatoriamente tiradas em território municipal giruaense, não podendo ter sido premiadas anteriormente, bem como ser objeto de direito de terceiro(s).
  10. Para serem aceitas, as fotos não poderão conter imagens de nudez, violência ou gestos obscenos ou contrários à moral; bem como não poderão mostrar palavras de baixo calão, palavrões ou ofensas ao nome ou moral de qualquer pessoa ou instituição.
  11. Da mesma forma, serão automaticamente desclassificadas as imagens que contenham qualquer tipo de merchandising, ou fizerem referências às marcas comerciais, imagens desonrosas a pessoas, locais, obras culturais ou quaisquer outras protegidas por direitos autorais. Fotomontagens criadas ou editadas a partir de softwares gráficos como o Photoshop ®, fotos com marcas de eventos, empresas, instituições, entre outras organizações, assim como imagens contendo textos e/ou mensagens não serão válidas.
  12. Igualmente, a imagem que demonstrar qualquer tipo de discriminação por conta de raça, cor, sexo, nacionalidade, religião ou origem étnica, será desclassificada .
  13. As imagens que envolverem a exposição de pessoas, que não o participante, pressupõe que o participante providenciou a licença de uso por parte destes, não sendo os promotores do concurso responsáveis pelo uso indevido destas imagens.
  14. A Comissão Julgadora fará a avaliação, julgamento e classificação de todas as participações, sendo que serão escolhidas, para premiação com troféus as 3 (três) melhores fotos de cada tema, num total de 6 fotos vencedoras.
  15. O resultado das fotos vencedoras será divulgado na Festa do Butiá.
  16. Os parâmetros que serão utilizados pelos profissionais que efetuarão o julgamento e classificação das melhores fotos serão: a adequação ao tema, a criatividade e a originalidade.
  17. As fotos participantes do concurso ficarão a disposição do município e da Comissão da da Festa do Butiá para posteriores divulgações da feira e do município, sempre com o devido crédito do autor sem qualquer remuneração ao autor participante, já que o objetivo do concurso é o de valorização do município de Giruá.
  18. Os participantes concordam em autorizar o uso de seu nome, da sua foto e de todo o conteúdo enviado ao Departamento de Cultura, licenciando as imagens (fotografias) para fim de divulgação das edições do Concurso Estudantil de Fotografias ''Minha Terra, Meu Orgulho'' e do município de Giruá, não implicando em qualquer obrigação de divulgação ou pagamento por parte das entidades promotoras do concurso. Para todos os efeitos, ficam inalterados a propriedade e os direitos autorais patrimoniais do fotógrafo participante sobre as imagens (fotografias), mantendo este o direito de comercializá-las a seu critério.
  19. Na identificação da foto deverá constar o nome e endereço do local onde a foto foi tirada. Em caso de dúvidas, a comissão julgadora poderá verificar in loco.
  20. Ficamos participantes cientes, desde já, que só é permitida a participação no concurso, com fotos de sua exclusiva autoria, que não constituam plágio de espécie alguma.
  21. Os ganhadores concordam em autorizar o eventual uso de sua imagem, som de voz e nome na internet, em filmes, vídeos, fotos e cartazes, anúncios em jornais, revistas e televisão, toda mídia impressa ou eletrônica, para divulgação da conquista do prêmio sem nenhum ônus para o Departamento de Cultura da Prefeitura de Giruá e ou a Comissão da Festa do Butiá.
  22. As dúvidas e situações não previstas neste regulamento serão resolvidas pelo Departamento de Cultura e pela Comissão da Festa do Butiá, sendo que a participação neste concurso constitui ampla e total concordância do participante ao disposto nas cláusulas deste regulamento.
  23. A divulgação deste concurso cultural será realizada nos sites ligados ao Departamento de Cultura de Giruá, e demais promotores do concurso, podendo ser utilizado outros meios a critério do promotor.
  24. A Comissão Organizadora do Concurso  se reserva o direito de, por motivo de força maior ou caso fortuito, alterar os termos deste regulamento, informando previamente os participantes deste concurso cultural e sempre buscando assegurar sua legalidade sem prejuízo de seus participantes.
  25. As decisões da Comissão Julgadora serão soberanas e irrecorríveis
  26. Alunos menores de 18 anos terão que ter a assinatura dos pais ou responsáveis legais na ficha de inscrição, sendo esses os responsáveis pelas declarações.
    A ficha de inscrição pode ser retirada juntamente ao setor de protocolo da prefeitura.
    Fonte: Prefeitura de Giruá

Nenhum comentário:

Postar um comentário