O concurso estudantil de fotografias '' Minha terra meu orgulho '' tem como principal objetivo desenvolver nos alunos o amor por Giruá, fazendo com que através da fotografia tenham um olhar de valorização da nossa terra, terra dos dourados cachos de butiá, de uma agricultura forte e produtiva, de belas paisagens, com um rico manancial hidrográfico, formado por rios, açudes, banhados, cachoeiras, que muito nos orgulham. Assim como valorizamos o ambiente, é muito importante valorizar também as coisas simples do dia a dia, os detalhes do trabalho caseiro, da lida do campo e o lazer. Valorizar a nossa terra, nossas belezas culturais, naturais e econômicas só nos fortalece como giruaenses, povo merecedor do título da Capital da Produtividade dos Gaúchos.
Regulamento:
- O Concurso Estudantil de Fotografias ''Minha Terra, Meu Orgulho'' é destinado aos alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino.
- Cada escola deverá organizar o seu concurso interno, garantindo assim que todos os alunos tenham oportunidade de expor suas fotos e também consigam apreciar as criações dos seus colegas.
- Do resultado do concurso interno cada escola deverá selecionar para este concurso 3 (três) fotos em cada tema, totalizando 6 fotos por escola. As escolas com Ensino Médio poderão enviar até 12 fotos, sendo 6 de cada nível de ensino.
- Poderão participar alunos com qualquer idade desde que estejam matriculados nas escolas da Zona Urbana ou Rural de Giruá, cursando as séries finais do ensino fundamental ou o ensino médio.
- As fotos deverão ser entregues impressas no tamanho 20cm x 25cm, em envelopes individuais juntamente com a ficha de inscrições e a etiqueta preenchidas.
- As fotos deverão ser entregues no Departamento de Cultura da SMEC até o dia 14/03/2013.
- O concurso abrangerá os temas : ''Natureza e Paisagem'' e ''Cultura Local'':No tema ''Natureza e Paisagem'': imagens que apresentam a vida natural, a flora, a fauna, os açudes, os rios, as cachoeiras, os córregos, os campos e as plantações.No tema ''Cultura Local'': imagens que retratam todos os movimentos culturais locais, incluindo comportamentos, usos e costumes, artes, artesanato local, o cotidiano como a lida campeira, andar de carroça, laçar, tirar leite de vaca, plantio de verduras, a pesca, o trançar, o capinar, a culinária, a confecção de compotas e conservas, a colheita de frutas e demais colheitas.
- A premiação na Festa do Butiá ficará assim organizada:Tema:Natureza e Paisagem1º lugar - Troféu2º lugar - Troféu3º lugar - Troféu
Tema:Cultura Local1º lugar - Troféu2º lugar - Troféu3º lugar - Troféu - As fotos encaminhadas deverão ser inéditas e de autoria do participante, obrigatoriamente tiradas em território municipal giruaense, não podendo ter sido premiadas anteriormente, bem como ser objeto de direito de terceiro(s).
- Para serem aceitas, as fotos não poderão conter imagens de nudez, violência ou gestos obscenos ou contrários à moral; bem como não poderão mostrar palavras de baixo calão, palavrões ou ofensas ao nome ou moral de qualquer pessoa ou instituição.
- Da mesma forma, serão automaticamente desclassificadas as imagens que contenham qualquer tipo de merchandising, ou fizerem referências às marcas comerciais, imagens desonrosas a pessoas, locais, obras culturais ou quaisquer outras protegidas por direitos autorais. Fotomontagens criadas ou editadas a partir de softwares gráficos como o Photoshop ®, fotos com marcas de eventos, empresas, instituições, entre outras organizações, assim como imagens contendo textos e/ou mensagens não serão válidas.
- Igualmente, a imagem que demonstrar qualquer tipo de discriminação por conta de raça, cor, sexo, nacionalidade, religião ou origem étnica, será desclassificada .
- As imagens que envolverem a exposição de pessoas, que não o participante, pressupõe que o participante providenciou a licença de uso por parte destes, não sendo os promotores do concurso responsáveis pelo uso indevido destas imagens.
- A Comissão Julgadora fará a avaliação, julgamento e classificação de todas as participações, sendo que serão escolhidas, para premiação com troféus as 3 (três) melhores fotos de cada tema, num total de 6 fotos vencedoras.
- O resultado das fotos vencedoras será divulgado na Festa do Butiá.
- Os parâmetros que serão utilizados pelos profissionais que efetuarão o julgamento e classificação das melhores fotos serão: a adequação ao tema, a criatividade e a originalidade.
- As fotos participantes do concurso ficarão a disposição do município e da Comissão da da Festa do Butiá para posteriores divulgações da feira e do município, sempre com o devido crédito do autor sem qualquer remuneração ao autor participante, já que o objetivo do concurso é o de valorização do município de Giruá.
- Os participantes concordam em autorizar o uso de seu nome, da sua foto e de todo o conteúdo enviado ao Departamento de Cultura, licenciando as imagens (fotografias) para fim de divulgação das edições do Concurso Estudantil de Fotografias ''Minha Terra, Meu Orgulho'' e do município de Giruá, não implicando em qualquer obrigação de divulgação ou pagamento por parte das entidades promotoras do concurso. Para todos os efeitos, ficam inalterados a propriedade e os direitos autorais patrimoniais do fotógrafo participante sobre as imagens (fotografias), mantendo este o direito de comercializá-las a seu critério.
- Na identificação da foto deverá constar o nome e endereço do local onde a foto foi tirada. Em caso de dúvidas, a comissão julgadora poderá verificar in loco.
- Ficamos participantes cientes, desde já, que só é permitida a participação no concurso, com fotos de sua exclusiva autoria, que não constituam plágio de espécie alguma.
- Os ganhadores concordam em autorizar o eventual uso de sua imagem, som de voz e nome na internet, em filmes, vídeos, fotos e cartazes, anúncios em jornais, revistas e televisão, toda mídia impressa ou eletrônica, para divulgação da conquista do prêmio sem nenhum ônus para o Departamento de Cultura da Prefeitura de Giruá e ou a Comissão da Festa do Butiá.
- As dúvidas e situações não previstas neste regulamento serão resolvidas pelo Departamento de Cultura e pela Comissão da Festa do Butiá, sendo que a participação neste concurso constitui ampla e total concordância do participante ao disposto nas cláusulas deste regulamento.
- A divulgação deste concurso cultural será realizada nos sites ligados ao Departamento de Cultura de Giruá, e demais promotores do concurso, podendo ser utilizado outros meios a critério do promotor.
- A Comissão Organizadora do Concurso se reserva o direito de, por motivo de força maior ou caso fortuito, alterar os termos deste regulamento, informando previamente os participantes deste concurso cultural e sempre buscando assegurar sua legalidade sem prejuízo de seus participantes.
- As decisões da Comissão Julgadora serão soberanas e irrecorríveis
- Alunos menores de 18 anos terão que ter a assinatura dos pais ou responsáveis legais na ficha de inscrição, sendo esses os responsáveis pelas declarações.A ficha de inscrição pode ser retirada juntamente ao setor de protocolo da prefeitura.Fonte: Prefeitura de Giruá
Nenhum comentário:
Postar um comentário