Chegada da Chama Crioula |
Giruá a cada ano, progressivamente, tem se destacado na vivência, preservação e valorização da cultura gaúcha, com um dos maiores rodeios do estado, organizado pelo Piquete Nativista e pela primeira vez no estado do RS um município conquistou dois brasões estaduais de uma só vez, o de 1º Peão e o 1º Guri Farroupilha do Estado do Rio Grande do Sul, motivo de alegria e orgulho para os giruaenses e de muito trabalho e incentivo do CTG Querência Crioula.
Para cada vez mais fortalecermos esse amor pelo lugar onde vivemos, que devemos ocupar todos os espaços disponíveis, e a ''escola'', principal meio de informação, formação e de motivação não pode ficar de fora dessa festividade. As escolas municipais, aliadas na formação e preservação da nossa cultura, prepararam uma diversidade de programações , como Gincanas Culturais onde os alunos terão que pesquisar a História do RS, contar causos e anedotas de gaúcho, declamar, entender e cantar o Hino Riograndense, concursos como os de debulhar milho, pregar pregos e botões, maior e menor cuia e também de pratos típicos. Além das gincanas também preparam mostras de tipos de chimarrão, jogo do osso, mini rodeio com tiro de laço da vaca parada, Dança dos Famosos Gaúcha, mateadas, montar, organizar e decorar piquetes com a ajuda dos pais, enfim, ações que haverão de nos preparar para muitas outras conquistas, porque povo que se orgulha da sua cultura é povo motivado, é cidadão consciente da sua participação na sociedade.
Também numa parceria entre o CTG Querência Crioula e a SMEC, nos dias 17 e 18 de setembro haverão palestras na sede da entidade, com os temas ''Literatura Regional'', ''Contos e Lendas'', ''Trava línguas e Parlendas'', ''O Chimarrão'' e ''Brincando de Faz de Conta''. Essas palestras serão organizadas pelos peões e prendas do CTG Querência Crioula para alunos das escolas municipais.
Muito bom esse envolvimento da escola, CTG e comunidade nessa data tão importante, pois todos sabemos que quanto mais para trás puxamos a borrachinha do estilingue, mais longe lançamos a pedra. Se queremos uma sociedade forte, segura de si, que planeja e projeta seus sonhos, temos que valorizar o que temos de bom, sermos originais, sermos gaúchos de alma e coração!
Fonte: Fátima Marizete Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário