sábado, 21 de julho de 2012

Gerenciamento da Bacia Hidrográfica

NASCENTE DO RIO SANTO CRISTO ESTÁ LOCALIZADA NO BAIRRO MUCHA  EM GIRUÁ

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo se reuniu, na tarde do dia 18 de julho, na Câmara Municipal de Vereadores de Três de Maio, para encerramento do processo de enquadramento, que compõe a etapa B do planejamento das águas superficiais.
Estiveram presentes a presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo, Claucia Kapper; vice-presidente, Renato Pumpmacher; representando o Executivo Municipal, secretário de Habitação e Urbanismo, Thiago da Rosa; representando a Câmara de Vereadores Municipal, secretária geral, Ângela Rosa; representando a Associação de Municípios da Grande Santa Rosa, Aldi Brandão; diretor do Departamento dos Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e, representando a FEPAN e a DRH, Marco Mendonça e integrantes do comitê.
Segundo Claucia, a consulta pública foi realizada, em março. A reunião foi para apresentação dos resultados, para posterior ser executada a etapa C do processo, o qual compõe o programa de ações. Ela lembra que a etapa A foi a primeira a ser realizada para composição do diagnóstico da situação da bacia hidrográfica.
Conforme Mendonça, com esse processo de consulta pública, percebe-se a importância do planejamento com a participação da comunidade, principalmente nas épocas de estiagem. “Queremos trabalhar numa forma compacta de tempo, para que não se perca as informações e ainda nesse ano, iniciar a prática do plano de ação”, ressalta.

 CASCATA 
RIO SANTO CRISTO



Foi apresentada a revisão do diagnóstico e enquadramento realizado na etapa B. Conforme o encarte do plano, a bacia hidrográfica possui uma área de 10,8 km², distribuída em 52 municípios, com uma população de 373 mil habitantes.
Concluiu-se, a partir da votação de 919 pessoas, que a água da bacia hidrográfica dos Rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo é utilizada conforme a classe 2 de qualidade da água, segundo a resolução do CONAMA nº 357/2005. Sendo ela, o abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional; proteção das comunidades aquáticas; recreação de contato primário, segundo Resolução CONAMA Nº 274/00 (balneabilidade); irrigação de hortaliças e plantas frutíferas, parques e jardins; agricultura e pesca.
Ainda, na oportunidade, aconteceu uma homenagem aos 10 anos de Comitê e Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo e, após foi oferecido um coquetel para os presentes.
Fonte: Bruna Mireski

Nenhum comentário:

Postar um comentário