quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Acadêmicos de Computação da URI convivem com o Universo Profissional

Estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da URI Santo Ângelo, realizaram visita técnica à Mind7 Coworking na noite da última quarta-feira, 30 de outubro.
Na oportunidade, os estudantes ouviram um breve relato sobre a criação e evolução da empresa estabelecida na avenida Brasil, onde evidenciou-se a missão de fomentar o empreendedorismo, trabalho colaborativo e networking. Empresas que ocupam espaços na Mind7 Coworking fizeram relatos de experiências, com destaque especial ao papel que o ambiente colaborativo tem no sucesso da criação de novos negócios, produtos e serviços.
Na sequência, os estudantes apresentaram para uma banca de empreendedores, coordenada pelo sócio-proprietário da Mind7 Coworking professor doutor Carlos Oberdan Rolim, um pitch sobre as suas propostas de novos produtos/serviços que estão sendo desenvolvidas como atividade prática da disciplina de Empreendedor em Informática, integrante da grade curricular de ambos os cursos. Diversas observações e sugestões foram feitas, enriquecendo o processo de estruturação do modelo de negócio de cada grupo.
O coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, Alessandro Freitas de Oliveira, é categórico: “Pode-se concluir que a prática da apresentação de uma proposta de um modelo de negócios dentro de metodologias adequadas, num ambiente construído para fomentar a troca de ideias e o trabalho colaborativo para pessoas experientes no processo de inovação, contribui de modo decisivo para a compreensão da relevância de se desenvolver competências voltadas à inovação, tanto técnicas como pessoais e interpessoais, fundamentais para o profissional moderno”.
Também no mês de outubro, acadêmicos dos cursos visitaram, em Caxias do Sul, a MERCOPAR, uma das maiores feiras de inovação e negócios da América Latina, e a empresa FOCCO de Desenvolvimento de Sistemas. O objetivo foi estabelecer networking para futuras oportunidades profissionais e verificar in loco o ambiente de uma empresa em pleno funcionamento, onde pôde-se fazer um paralelo entre os conceitos, técnicas e ferramentas estudadas em aula e a prática num ambiente organizacional, tornando o processo mais motivador e significativo para a aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário