sexta-feira, 29 de março de 2019

Conscientização da comunidade para não colocar esse tipo de material

Hoje mais umas vez recebemos SERINGAS e AGULHAS na coleta seletiva dessa vez do município de Santa Rosa, os gari na hora de pegar as sacolas não tem como saber o que tem dentro por isso volta a pedir a conscientização da comunidade para não colocar esse tipo de material para a coleta seletiva , graças a Deus dessa vez ninguém se feriu . 
Mas é inaceitável que isso seja descartado dessa forma.

Mensagem para você: Risada

Como será a Copa 7 de Futebol 7 em Giruá

Plantão Policial, sexta-feira 29 de março de 2019

Giro de Noticias 29 de março de 2019

Em Busca

quinta-feira, 28 de março de 2019

Clip de Banda foi gravado no La Madre Pub e Restaurante de Giruá

Nosso novo trabalho // O Amor de Antes//
(Part. especial Paulinho Dill)
Assista sem moderação, foi produzida com muito carinho para vocês!
Autores: Rick, Kadú Ferraz e Victor Henrique

Prod. Musical: Studio Middas
Locação: La Madre Bar
Direção de Imagens: Douglas Klein
Produção visual: StudioK FILMS
Locação: La Madre Pub e Restaurante.
Apoio: Lazarotto e Scheeren

Cobrança pelo Uso da Água

O Estado do Rio Grande do Sul debateu com maior intensidade a temática da cobrança pelo uso da água no último ano. Os debates acontecem na Câmara Técnica do Plano Estadual de Recursos Hídricos - CTPERH, juntamente com as federações (FARSUL, FIERGS, FETAG, FAMURS...), que estão estudando o assunto e elaboraram uma proposta de valores de referência para a cobrança e uma tabela de simulação de possíveis valores da cobrança.
A planilha ainda não foi divulgada, pois algumas ferramentas precisam ser aperfeiçoadas. A ferramenta de cálculo hoje não permite aplicação para a indústria e precisa ser aperfeiçoada. Outro exemplo é a suinocultura que ao considerarmos a água usada e o lançamento do dejeto temos um valor significativo, mas quando consideramos o tratamento do dejeto e seu uso na agricultura como biofertilizante este valor diminui drasticamente.
Os valores de referência para a cobrança que estão sendo debatidos na CTPERH devem ser apresentados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos para aprovação e serem publicados em resolução. Após a publicação da resolução os Comitê da Bacia Hidrográfica serão chamados a fazer a sua proposta de cobrança, com o estabelecimento do Kgestão (coeficiente definido pelo Comitê) que irá definir o real valor a ser cobrado, podendo ser menor ou maior de acordo com o apresentado e aprovado pela plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica.
O Comitê da Bacia Hidrográfica Turvo Santa Rosa Santo Cristo criou um Grupo de Trabalho para estudar este assunto e apresentar uma proposta a sua plenária. Este ainda não se reuniu, pois no estado não houve progresso desde o final do ano passado.A primeira proposta era a de que o Grupo de Trabalho apresentasse uma proposta a plenária,até setembro, mas, com os atrasos que estamos tendo, não será possível cumprir este prazo.
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Turvo Santa Rosa Santo Cristo,Adilson Steffen, destaca a importância da participação de todos no debate desta temática, pois a decisão que o seu representante tomar poderá influenciar o seu futuro. Para tanto é importante saber: Quem é seu representante no Comitê da Bacia Hidrográfica? Ele está levando seus anseios para o debate?
Fonte: Comitê Turvo

Brigada militar de Giruá realiza operação. Plantão Policial

Mensagem para você: Movimentos

Ilaine Lamb fala sobre o recolhimento do lixo reciclável em Giruá

Vitrine Tecnológica da Agronomia

Construindo Pontes

quarta-feira, 27 de março de 2019

VENHA CONHECER

ATENÇÃO 
DATA DEFINIDA PARA O INICIO DAS ATIVIDADES!
INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 05/04/2019 !!!

Após as inscrições serão realizadas no dia da aula Inaugural ..
VENHA CONHECER A NOSSA METODOLOGIA DE TRABALHO I!!!
NÃO FIQUE DE FORA!!!

Arrombamento e furto na Celena em Giruá, e acidente na Rua Guarani.

Vitrine Tecnológica abre a Semana Acadêmica de Agronomia na URI Santo Ângelo

A abertura da IV Semana Acadêmica de Agronomia acontece no sábado, 30 de março, com a realização da III Vitrine Tecnológica da Agronomia, que se desenvolve das 8h às 12h no Câmpus da URI Santo Ângelo.
Aberta ao público, a Vitrine Tecnológica cumpre diferentes propósitos: gerar a interação entre teoria e prática, com experiências de base científica; estimular os acadêmicos a realizar experimentos de pesquisa a campo, possibilitando publicações de artigos científicos durante a graduação; oferecer à comunidade a oportunidade de replicar os conhecimentos da área agrícola, construídos por meio de pesquisa e comprovação científica.
6 ESTAÇÕES EXPERIMENTAIS
De acordo com a coordenadora do curso de Agronomia, Giselda Ghisleni, a III Vitrine Tecnológica contará com seis Estações Experimentais:
Estação das forrageiras – diferentes tipos de forrageiras para alimentação de bovinos de leite e de corte da Região, submetidas a diferentes tipos de adubação e manejo;
Estação de fitopatologia – principais doenças que atacam a cultura da soja, bem como seu controle;
Estação de entomologia – principais pragas que atacam a cultura da soja, bem como seu controle;
Estação de grandes culturas – projetos acadêmicos dos universitários de 7º semestre de Agronomia;
Estação de solos – projeto e estudos de manejo e compactação dos solos;
Estação de artigos, projetos e trabalhos de alunos bolsistas – Projeto do Trigo Mourisco, Projeto de Plantas Forrageiras, Projeto Cinza da Casca de Arroz, Projeto Cortina Vegetal.

Qual o seu preço

terça-feira, 26 de março de 2019

Amplo local de lazer e práticas esportivas

"Saúde combina com esporte!!! 

Giruá e região passam a contar com amplo local de lazer e práticas esportivas.
 Vem ai SPLENDOR SPORTS, amplo local com duas quadras de futebol 7 com gramado sintético, quadras de voleibol e quadra de areia, área de conveniência, dois quiosques e salão de festas e eventos. 

E para alegria da garotada um descolado playground.

SPLENDOR SPORTS, a melhor estrutura esportiva da região está a sua disposição, agenda de horários e mais informações na rua Rubens Kramer,325 em Giruá, fone/watts 9 9978-8877

Plantão Policial do Bom dia Cidade. Terça-feira, 26 de Março de 2019

Atenção: Indivíduos tentam fazer vendas na madrugada em Giruá.

Aula prática de recursos hídricos levou alunos de Engenharia Civil a Porto Lucena


 Na primeira quinzena deste mês de março, estudantes do curso de Engenharia Civil da URI Santo Ângelo estiveram no município de Porto Lucena, onde, em parceria com a Prefeitura Municipal e a ONG Terra Verde, vivenciaram aula prática sobre recursos hídricos - técnicas de medição de vazão e monitoramento da qualidade da água. 



Além do aprendizado para as disciplinas de Hidráulica, Hidrologia e Saneamento Básico, os alunos puderam interagir com as escolas do município, demostrando a importância da preservação do ambiente natural, e como as atividades antrópicas impactam a bacia hidrográfica.
De acordo com a professora Tatiana Reckziegel, “os alunos construíram maquetes para elucidar melhor a compreensão das crianças e demais população que esteve presente”. 
A inserção dos acadêmicos com as demandas da comunidade regional têm sido umas das práticas difundidas pelos professores da URI Santo Ângelo, a fim de sensibilizar alunos, gestores e a população em geral sobre questões socioambientais, e da responsabilidade dos futuros profissionais formados pelo Curso de Engenharia Civil. 

Vem aí "Jantar Dançante", com o Grupo Cordiona em Giruá.

Neuroses Modernas

Tu És Tudo Pra Mim lindo louvor na voz de Wesley Machado

domingo, 24 de março de 2019

Juliano Car Chapeamento


Atenção Motoristas, conte sempre com os bons serviços da Juliano Car Chapeamento, Pintura, Polimento e Espelhamento do seu veiculo. Profissionais treinados que garantem o melhor serviço deixando seu carro muito mais bonito.
Juliano Car Chapeamento, Pintura, Polimento e Espelhamento do seu veiculo. Além disso, também realiza o serviço de Solda Mig em geral.
Juliano Car Chapeamento, Pintura, Polimento e Espelhamento na rua Petencostal, 295 no Bairro Leiman.
Aceita qualquer tipo de cartão de crédito. Ligue agora para o Juliano fone 9 9600-2589 e para o Jean no 99689-8945 em Giruá.

quinta-feira, 21 de março de 2019

Plantão Policial do Bom dia Cidade, quinta-feira, 03 de março de 2019

Colaboradora se fere com agulha ao manusear a reciclagem do lixo

Dia Mundial da Água

Se há tanta água no Planeta, por que se preocupar tanto?
A Organização das Nações Unidas declarou em 1993 que a partir de então, todo 22 de março seria comemorado como o Dia Mundial da Água. A data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do Planeta.
Para entender um pouco essa importância, entrevistamos a professora mestre Maria Lorete Thomas Flores, coordenadora do curso de Ciências Biológicas da URI Santo Ângelo e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí.
Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água em estado líquido. Se existe água em abundância, por que precisamos nos preocupar tanto com esta questão?
Lorete - A água no Planeta está distribuída de diversas formas, em diversos locais, e grande parte é de difícil acesso aos seres humanos. Lembramos que a água não é encontrada apenas em estado líquido (mares, rios, lagos e oceanos), mas também em estado sólido (geleiras) e gasoso (água atmosférica). De acordo com a ANA (Agência Nacional de Águas) estima-se que 97,5% da água existente no mundo é salgada e não é adequada ao nosso consumo direto, nem para irrigar plantação. Dos 2,5% de água doce, a maior parte (69%) é de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e 1% encontra-se nos rios. Em termos globais, o Brasil conta com uma boa quantidade: estima-se que possua cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta. Mas a distribuição natural desse recurso não é equilibrada. A região Norte, por exemplo, concentra aproximadamente 80% da quantidade de água disponível, mas representa apenas 5% da população brasileira. Já as regiões próximas ao Oceano Atlântico possuem mais de 45% da população, porém, menos de 3% dos recursos hídricos do país. Logo, o uso desse bem precisa ser pensado para que não prejudique nenhum dos diferentes usos que ela tem para a vida humana.
- Se é possível dessalinizar a água dos oceanos e torná-la potável para consumo humano, por que não se faz isso com mais frequência?
Lorete - O processo de dessalinização da água é um conjunto de métodos para retirar a maior parte dos sais minerais de águas salgadas ou salobras a fim de torná-las doces ou potáveis. Esse procedimento pode ser utilizado tanto para a água do mar quanto para o tratamento de águas salobras ou de reservatórios com grandes quantidades de impurezas. A Arábia Saudita dessaliniza cerca de 70% de toda a água doce consumida no país. Outros países que também adotam essa estratégia são Israel, Emirados Árabes, vários estados dos Estados Unidos, Kwait, Japão, Austrália, Argélia, entre outros. No Brasil, nove estados também já apresentam regiões que contam com essa técnica para a geração de água potável. A vantagem da dessalinização é a possibilidade de garantir a distribuição de água potável para regiões carentes desse recurso, podendo transformar-se em uma boa saída para o problema da sede em várias partes do mundo. A principal desvantagem é o seu alto custo, pois, atualmente, é cinco vezes maior do que o tratamento da água para reuso.

- Quais as origens dos maiores problemas causados aos mananciais hoje?

Lorete - Falta de saneamento básico, ausência da mata ciliar e hábitos de brasileiros ameaçam rios. A causa mais comum para a poluição de rios é um sistema de saneamento básico precário ou inexistente. Em muitos lugares no Brasil, o esgoto doméstico é despejado in natura em rios que passam perto de áreas residenciais. A ausência da mata ciliar faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície, não permitindo sua infiltração e armazenamento no lençol freático. Com isso, reduzem-se as nascentes, os córregos, os rios e os riachos. Sem ela, a erosão das margens leva terra para dentro do rio, tornando-o barrento e dificultando a entrada da luz solar. A mata ciliar também funciona como filtro, impedindo que os resíduos sólidos sejam levados para os leitos dos rios. Sem a adesão da população à coleta seletiva de resíduos, existe ainda a possibilidade de contaminação através da chegada indevida dos resíduos sólido aos rios. Se os dejetos domésticos não forem descartados adequadamente, eles podem ir parar no meio de rios e córregos, contribuindo para a poluição do local.

- . Como um indivíduo ou uma família pode contribuir para proteger a água no Planeta?
Lorete - Pequenos gestos do dia a dia como escovar os dentes com a torneira fechada, não demorar no banho, economizar luz, separar o lixo e se ligar à rede de esgotos do município podem transformar-se numa melhor forma de gerir a água e preservar recursos naturais. O cuidado na interferência humana no ciclo hidrológico é essencial para assegurar o futuro da própria humanidade. A quantidade de água disponível, desde que bem gerida, é suficiente para qualquer cenário de crescimento populacional, mas para que a água não seja um fator limitante do desenvolvimento e, mesmo, de sobrevivência global, é essencial que seja gerida envolvendo abordagens técnicas, ecológicas e socioeconômicas. Felizmente, já existem condições e tecnologias para aproveitar a água da chuva, para reutilizar as águas residuais, por mais poluídas que estejam, e para dessalinizar a água do mar e águas salobras. No entanto, algumas destas tecnologias ainda têm custos altos e requerem elevados consumos de energia, além de impacto ambiental significativo.
- A bacia do rio Ijuí abastece quais populações na Região?
Lorete – A população da bacia é de quase 337 mil habitantes, com 79% em áreas urbanas de 36 municípios. A Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí tem área total de 10.779,2 km² e quanto ao uso do solo, restam apenas 8,8% de mata nativa, com 88,7% das áreas destinadas a atividades agropecuárias.

- Quais os maiores desafios do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí?
Lorete - Garantir a sustentabilidade financeira será fundamental para que o Comitê da bacia hidrográfica do Rio Ijuí possa cumprir com os seus objetivos, isto é, empreender estudos e projetos que garantam o uso eficiente, a recuperação e a conservação dos recursos hídricos da bacia. Outra preocupação é a ocorrência cada vez maior dos eventos climáticos extremos.
“Para comemorar o Dia Mundial da Água, desafio todos a acompanhar o trajeto desde a entrada da água potável nas nossas residências e no nosso corpo, até a devolução da mesma ao meio ambiente”. (professora Maria Lorete)

Além do Tempo

quarta-feira, 20 de março de 2019

Oportunidade Única

Matrículas Abertas para o Curso de Cabeleireiro! 
Seja Dono(a) do seu próprio Negócio.
Oportunidade Única 
Restam somente 2 Vagas !
Mais Informações
3361-2941(Ambos WhatsApp)

ATENÇÃO

AGULHAS E SERINGAS NÃO É RECICLADO

Venho pedir a todos a colaboração para o cuidado das pessoas que fazem uso de agulha e seringa em casa ou até mesmo algum estabelecimento pois não tem como saber de onde veio.
Mas aconteceu que uma cooperada ao abrir a sacola de lixo não percebeu que tinha agulha e acabou se machucando e tivemos que levá-la ao pronto atendimento pois muita dor , inchaço e vermelhão.
E sem cotar o risco de contrair uma doença.

Mensagem para você: A vida é uma corrida

Vitrine Tecnológica abre a Semana Acadêmica de Agronomia na URI Santo Ângelo

A abertura da IV Semana Acadêmica de Agronomia acontece no sábado, 30 de março, com a realização da III Vitrine Tecnológica da Agronomia, que se desenvolve das 8h às 12h no Câmpus da URI Santo Ângelo.
Aberta ao público, a Vitrine Tecnológica cumpre diferentes propósitos: gerar a interação entre teoria e prática, com experiências de base científica; estimular os acadêmicos a realizar experimentos de pesquisa a campo, possibilitando publicações de artigos científicos durante a graduação; oferecer à comunidade a oportunidade de replicar os conhecimentos da área agrícola, construídos por meio de pesquisa e comprovação científica.
6 ESTAÇÕES EXPERIMENTAIS
De acordo com a coordenadora do curso de Agronomia, Giselda Ghisleni, a III Vitrine Tecnológica contará com seis Estações Experimentais:
Estação das forrageiras – diferentes tipos de forrageiras para alimentação de bovinos de leite e de corte da Região, submetidas a diferentes tipos de adubação e manejo;
Estação de fitopatologia – principais doenças que atacam a cultura da soja, bem como seu controle;
Estação de entomologia – principais pragas que atacam a cultura da soja, bem como seu controle;
Estação de grandes culturas – projetos acadêmicos dos universitários de 7º semestre de Agronomia;
Estação de solos – projeto e estudos de manejo e compactação dos solos;
Estação de artigos, projetos e trabalhos de alunos bolsistas – Projeto do Trigo Mourisco, Projeto de Plantas Forrageiras, Projeto Cinza da Casca de Arroz, Projeto Cortina Vegetal.
Nas fotos, aspectos da II Vitrine Tecnológica, realizada em 2018.

Tempestades da Vida

Congresso do Coral Infantil Pequenos Missionários

Vem aí mais um Congresso do Coral Infantil Pequenos Missionários! E vocês são nossos convidados especiais!
Venha adorar a Deus juntamente dos nossos pequenos! 
Será uma bênção em nome de Jesus!

Fonte:Giovana Róger Almeida

sexta-feira, 15 de março de 2019

Exposição Fotográfica “Missões Jesuíticas” fica até dia 31 no Atelier Livre

O Atelier Livre do curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Santo Ângelo sediou na tarde de terça-feira, 12, a abertura da Exposição Fotográfica “Missões Jesuíticas”, promovida numa parceria entre o curso de Arquitetura, o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Associação Amigos das Missões, com curadoria de Carlos Augusto Alves.
A Exposição, organizada pela professora Claudete Boff, conta com 30 trabalhos dos fotógrafos Bruno Oliveira, Cláudio Reinke, Marconi Flach, Maysa Frizzo, Paulo Gusmão, Gustavo Kaufmann e Inaê Carolina Sfalcin e deverá permanecer no Atelier Livre (subsolo do prédio 20) até o dia 31 de março. Após esta data, percorrerá vários municípios missioneiros do Brasil, Argentina e Paraguai.
Além do patrimônio da humanidade em São Miguel das Missões, o visitante verá fotos de outras reduções jesuíticas, locais tombados pelo IPHAN , como também fotos da paisagem que compõe o cenário do povo missioneiro no seu dia-a-dia, seus costumes e suas tradições.
Participaram da abertura estudantes e professores de Arquitetura e Urbanismo, a coordenadora do curso Roberta Doleys Soares, a diretora do IPHAN/RS Juliana Erpen e o diretor Acadêmico da URI Santo Ângelo, Marcelo Stracke.

Mesmo caminho...

quarta-feira, 13 de março de 2019

URI abre inscrições para intercâmbio de graduação na Itália

O Programa de Mobilidade Internacional da URI lançou segunda-feira, 11, edital para o processo seletivo de estudantes de graduação interessados em fazer intercâmbio na Itália no ano de 2019/2020.
Com duração de um semestre, o intercâmbio pode ser programado para iniciar em agosto/setembro de 2019 ou fevereiro/março de 2020. Entre as exigências, o universitário deve ter cursado no mínimo dois semestres e no máximo, estarem faltando dois semestres para a conclusão do curso; apresentar média aritmética igual ou superior a 7,0 (sete); ter conhecimento básico do idioma italiano.
O intercâmbio disponibiliza 15 vagas anuais, conforme a distribuição a seguir: Università di Salerno (5 vagas) – cursos de Administração e Ciências Contábeis; Università di Camerino (5 vagas) – cursos de Direito, Farmácia, Arquitetura, Biologia, Nutrição, Informática; Università di Perugia (5 vagas) – cursos de Letras e Línguas, Enfermagem, Direito, Engenharia Mecânica e Civil, Informática, Ciências Agrárias e Ambientais.
A inscrição deve ser feita de 11 de março a 12 de abril e a documentação deve ser entregue até 15 de abril. Entre 16 e 24 de abril será feita a seleção dos candidatos, com resultado divulgado dia 25 de abril. Até 8 de maio, os selecionados devem entregar o plano de estudos e até 10 de maio, devem entregar os Termos de Compromisso. Na sequência, até 24 de maio os candidatos selecionados devem enviar a documentação para as Universidades italianas, para análise e emissão da Carta de Aceite. De acordo com a Carta de Aceite, inicia-se então o período de estudo.
Para acessar o edital na íntegra, consulte a página da Reitoria da URI: http://www.reitoria.uri.br  Se houver dúvidas sobre o edital, o aluno deverá entrar em contato com a Reitoria da URI pelo telefone (54) 2107-1255 ou pelo e-mail: internacionalizacao@reitoria.uri.br

Encontrado homem morto na RS 344 em Giruá

A Vontade Dirigida

terça-feira, 12 de março de 2019

CURSO de Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Distribuição

Atenção você proprietário ou você que está pensando em abrir Restaurante, Padaria, Lancheria e outros similares. 

Tendo em vista, as novas normas de higiene e aplicar os cuidados na manipulação de alimentos em todas as etapas do processo e reconhecer as normas de boas práticas na elaboração, conservação e armazenamento dos alimentos, estará acontecendo em Giruá o importante CURSO de Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Distribuição, com duração de 20hs. 

O curso será nas noites de segundas e terças-feiras das 19h às 22h, no Restaurante La Madre. Com inicio no dia 01 de abril com somente 15 vagas. 
A equipe Gigabyte de Santo Cristo estará em Giruá  no dia 28 de março, das 9h às 12h e das 13:30h às 17h para realizar as matrículas. 
Pré-requisitos
18 anos completos e ensino fundamental 

Esse curso é obrigatório para todos que tem empresas de alimentação.

Para maiores informações ligue agora para telefone 3541-2759
ou pelo whats 9118-7071

Programa
Perigos e manipulação de alimentos 
Manutenção de instalações, equipamentos e utensílios Infraestrutura e aspectos ambientais 
Matérias primas, ingredientes e embalagens 
Critérios de segurança para serviços de alimentação e distribuição.

Como foi o primeiro dia de julgamento do caso Bernardo

Como foi o Polêmico debate dos vereadores sobre a mudança do nome de uma...

CTG Querência Crioula realiza Bingo

Convidamos a Comunidade Giruaense para participar de grande BINGO que está sendo promovido pelo CTG Querência Crioula de Giruá.
O BINGO acontecerá na próxima quinta-feira, dia 14/03/2019 na Sede do CTG Querêcia Crioula, no Bairro Canova, com início as 19h30min.
Os cartões estão sendo vendidos pelos integrantes da Patronagem e também pelos Peões e Prendas pelo valor de R$10,00. A premiação será: 1º prêmio: R$1000,00 2º prêmio: R$ 500,00 3º prêmio: R$ 300,00 CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA E COLABORAÇÃO DE TODOS!!!

Um novo Ângulo

segunda-feira, 11 de março de 2019

domingo, 10 de março de 2019

Tributo ao ex Prefeito LAURI ANTONIO THOMAS


Já que estamos vivendo a mais uma edição da ExpoGiruá muito bem organizada pela administração municipal, ACIGI e outras entidades e no intuito de também colaborar com a história deste evento resolvi recordar através do meu acervo de fotografias o primeiro passo desta série histórica de exposições feira do município de Giruá. 
Estávamos em 1983, primeiro ano do mandato do então prefeito Lauri, que lançou a idéia de realizar uma exposição feira e convidou a ACIGI, Sindicato Rural e Cotap para serem os co-promotores do evento. 
Aceitamos o desafio, pois na época eu presidia a Associação Comercial, o Walter Picoli o Sindicato Rural e a Cotap cedeu seu assessor de comunicação, o Peters que pela experiencia se tornou o Coordenador da FAPIG - Feira Agropecuária, comercial e Industrial de Giruá. 

O fator determinante para a escolha do local da feira na Boca da Picada foi o espirito comunitário da brava gente daquela localidade do nosso interior giruaense cujos líderes Altivo Weimer ( pai do atual Prefeito Rubem) e o Reinardo Grun incorporaram a força de trabalho daquele povo ao projeto. 
O prefeito Lauri liderou uma comitiva para convidar o então governador Jair Soares para visitar a feira. 
O município ganhou um encascalhamento da estrada pela CINTEA da RS344 até o local do evento e um posto de telefonia Rural que foram inaugurados na vinda do governador para a feira.

sábado, 9 de março de 2019

URI inscreve para 4 cursos de pós-graduação

A URI Santo Ângelo recebe até o final de março, inscrição para quatro cursos em nível de Pós-graduação: Engenharia de Segurança do Trabalho (inscrição até 29 de março), Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos (até 29 de março), Saneamento Ambiental (até 27 de março), Unidade de Terapia Intensiva: Adulto, Pediátrica e Neonatal (até 31 de março).
A inscrição pode ser feita no Protocolo da URI (prédio 20) ou diretamente no site www.santoangelo.uri.br.
Para o pós em Engenharia de Segurança do Trabalho serão selecionados profissionais que concluíram os cursos de graduação nas áreas das Engenharias, Agronomia e Arquitetura, vinculados ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA. A divulgação dos resultados será feita dia 29 de março; a matrícula deve ser realizada dia 2 de abril e as aulas, nas sextas à tarde e à noite e aos sábados pela manhã e tarde, terão início dia 5 de abril. O investimento é de 24 parcelas de R$ 498,00. Para mais informações, contate pelo telefone (55)3313-7935 ou pelo e-mail mcm@san.uri.br.
No pós em Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos, podem inscrever-se profissionais de diferentes áreas que possuam interface com o Georreferenciamento de Imóveis Rurais, sendo que a linha de pesquisa é Topografia, Geodésia, Geoprocessamento e Simulação. A seleção será divulgada dia 30 de março, a matrícula deverá ser feita dia 3 de abril e as aulas terão início dia 5 de abril, também nas sextas à tarde e à noite e aos sábados pela manhã e tarde. O investimento pode ser pago em 24 parcelas de R$ 469,00. Para mais informações, você contata pelo e-mail danton.bilhalva@gmail.com ou pelo telefone (55)3313-7900.
O pós em Saneamento Ambiental é destinado a graduados em Arquitetura, Agronomia, Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Civil, Elétrica, Mecânica, Química, de Produção ou Sanitária e Ambiental, ou ainda em Gestão Ambiental, Química Licenciatura e Química Industrial. A seleção será realizada dias 28 e 29 de março e o resultado será divulgado a partir do dia 29, no site da Universidade. A matrícula será realizada dias 3 e 4 de abril, na Secretaria Acadêmica, prédio 20, no horário das 13h30 às 17h e das 18h30 às 21h  As aulas terão início dia 5 de abril e serão desenvolvidas às sextas-feiras das 19h30 às 23h e aos sábados das 8h às 12h30 e das 13h30 às 16h30. O investimento pode ser pago em 24 parcelas de R$ 391,00. Para mais informações, você pode contatar pelo e-mail emiterio@san.uri.br ou telefone (55)3313-7900. 
O Pós-graduação em Unidade de Terapia Intensiva: Adulto, Pediátrica e Neonatal.destina-se a profissionais graduados em Enfermagem. A linha de pesquisa enfoca Gestão e Planejamento em Saúde a Indivíduos e Grupos Sociais; Promoção, Prevenção e Reabilitação da Saúde; Desenvolvimento Humano, Saúde e Educação. A inscrição deve ser feita no site da URI (www.santoangelo.uri.br), a seleção será por avaliação do Currículo Lattes, com divulgação do resultado dia 2 de abril. A matrícula dos selecionados será feita dias 3 e 4 de abril, na Secretaria Geral (prédio 20), com apresentação dos seguintes documentos: uma foto 3×4, cópia da certidão de nascimento ou casamento, cópia do CPF e RG, comprovante de quitação eleitoral (site TSE), cópia do diploma do curso de graduação e cópia do histórico escolar, comprovante de residência, comprovante de quitação com serviço militar. O investimento é de 24 parcelas no valor de R$ 482,00 e as aulas terão início dia 5 de abril, desenvolvendo-se às sextas ( 14h às 18 h – 19h às 22h45min) e aos sábados (8h às 12h – 13h30min às 17h45min). Para mais informações a respeito você faz contato pelo e-mail francisco@san.uri.br ou o telefone (55)3313-7900.