É o projeto desenvolvido pela EMEF Nicolau Leite com o objetivo principal de incentivar a valorização de nossa cultura, resgatando a identidade local, com ênfase no artesanato que tem como base a planta símbolo de Giruá - o butiazeiro.
Artesã Iolanda Staziak contribuindo no projeto de valorização da identidade |
. Entre as principais ações trabalhadas destacam-se a retomada da História de nosso município, estudo das letras das composições que integram o festival 1º Canto da Terra dos Jerivás; visita ao Vale dos Butiazais e, especialmente, a produção do artesanato giruaense na sala de aula. E, para isso, o trabalho e a dedicação da artesã Iolanda Staziak está sendo de importância fundamental. Através de oficinas,nas aulas de Arte, a artesã aprimora o que os alunos já sabem como, por exemplo, trançar a folha do butiazeiro e ensina os detalhes de acabamento, técnicas especiais e, principalmente, como todo o artista, é uma instigadora da criatividade e da boniteza. E a professora de Arte da escola, Neli Schmorantz, de Santa Rosa, tem revelado sua capacidade artística em incorporar o artesanato de Giruá no desenvolvimento de seu trabalho em sala de aula.
São crianças e adolescente de 10 a 13 anos que estão engajados nesse projeto. Vários deles já trouxeram esse saber de casa, através de seus pais ou avós. Hoje têm a oportunidade de aperfeiçoar esse conhecimento e, principalmente, de valorizar os saberes de seus antepassados. Esses meninos e meninas não trançam apenas as folhas de nossos butiazeiros, eles unem presente e passado, flor e raiz tecendo a construção de nossa História.
Nenhum comentário:
Postar um comentário