terça-feira, 30 de janeiro de 2018

DIRETORIA DA AMM/FUNMISSÕES SE REÚNE COM SECRETÁRIO ESTADUAL DE TRANSPORTES

O vice-presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), Paulo Peixoto, juntamente com o diretor do Detur e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein, estiveram na capital gaúcha em audiência com o secretário de Transportes do RS, Pedro Westphalen e com o especialista rodoviário e engenheiro civil do Daer, Fernando Medeiros. 
O encontro, que ocorreu na manhã de terça-feira (30), teve como pauta os pleitos missioneiros de infraestrutura logística.
Obras de acessos asfálticos em andamento como os trechos a Ubiretama, Rolador/São Luiz Gonzaga; e também dos trechos onde precisam iniciar os trabalhos como Pirapó, Garruchos e Rolador/Cerro Largo; serviços de recuperação na ERS 168 (Bossoroca/Santiago); pavimentação de mil metros na ERS 561, área urbana de São Nicolau; construção da ponte ligando Pirapó a Roque Gonzales; entrega do projeto de sinalização turística regional, e tratativas sobe a ponte internacional Porto Xavier/San Javier, pautaram a reunião. Sobre esta última, o assunto foi diretamente abordado com o engenheiro Fernando Medeiros, único representante gaúcho na Comissão Mista Brasil/Argentina, integrada por membros dos governos do Brasil e Argentina.
“Foi uma reunião bastante produtiva, ocasião em que reiteramos ao secretário Westphalen, assim como ao engenheiro Medeiros, sobre a importância da agilização e consolidação das demandas de infraestrutura na região das Missões”, evidenciou Paulo Peixoto, que é prefeito de Rolador. 
Ele acrescentou que, conforme destacou o secretário estadual de Transportes e o engenheiro Fernando Medeiros, assim que definidas as negociações entre governo estadual e federal para viabilização dos recursos, a AMM será devidamente informada sobre as próximas ações. O secretário Executivo do Detur, Marcos Mattos, também esteve presente na reunião, realizada no gabinete do secretário estadual de Transportes.
Fonte: AMM

Últimos dias de inscrições na 2ª edição do Vestibular de Verão da URI

A URI Santo Ângelo encerra nesta quarta-feira (31) as inscrições da 2ª edição do Vestibular de Verão 2018. O processo seletivo oferece vagas para 18 cursos de graduação. 
A inscrição deve ser feita no site vestibular.uri.br, com a prova única de redação sendo aplicada dia 4 de fevereiro, das 14h às 16h. A taxa é de R$ 35. A divulgação dos classificados acontecerá dia 6 de fevereiro, a partir das 10h, no site da Universidade e na imprensa. A matrícula deverá ser feita a partir do dia 7 de fevereiro.
As vagas são para os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas-Bacharelado, Ciências Contábeis, Direito (diurno), Educação Física- Licenciatura, Educação Física-Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Matemática, Pedagogia, Psicologia e Teologia.
Enem
Além do processo seletivo vestibular, os interessados em cursar graduação na URI Santo Ângelo também podem realizar pedido de ingresso utilizando a nota do ENEM. O prazo para a solicitação também expira no dia 31 de janeiro. Nesta modalidade de ingresso, o pedido deve ser realizado no site santoangelo.uri.br, em formulário próprio. O resultado será divulgado no dia 6 de fevereiro no site da Instituição. A matrícula será do dia 7 de fevereiro.

Mais informações no site santoangelo.uri.br ou no telefone 0800 510 3737.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Vestibular na URI recebe inscrições até 31 de janeiro

Permanecem abertas até dia 31 de janeiro, as inscrições para o Vestibular de Verão da URI Santo Ângelo, segunda edição.
A inscrição deve ser feita no site www.santoangelo.uri.br, com a prova única de Redação sendo aplicada dia 4 de fevereiro, das 14h às 16h. 
A divulgação dos classificados acontecerá dia 6 de fevereiro, a partir das 10h, no site do câmpus e pela imprensa, e a matrícula deverá ser feita a partir do dia 7 de fevereiro.
O processo seletivo de fevereiro oferece vagas nos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas-Bacharelado, Ciências Contábeis, Direito (diurno), Educação Física- Licenciatura, Educação Física-Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Matemática, Pedagogia, Psicologia e Teologia.
Os candidatos podem ingressar em cursos de graduação da URI Santo Ângelo tanto pela seleção via Vestibular como com sua nota do ENEM.
Você obtém todas as informações a respeito no site da Universidade ou pelo telefone (55)3313-7900.

sábado, 27 de janeiro de 2018

5º Sorteio da Promoção 1000 Motivos para Sorrir

No final da tarde deste sábado,27 de janeiro de 2018, nas dependências do Cegil Supermercados com presença de clientes, imprensa e representantes do Cegil Supermercados.
Foi realizado o 5º Sorteio da Promoção 1000 Motivos para Sorrir, onde foram contemplados os seguintes ganhadores:
Dione de Lima ................................Bairro Interior 
Neli de A. Avila ...............................Bairro Leimann 
Dinalva Assunção ...........................Bairro Santa Fé

Próximo Sorteio dia 10/02/2017.
Fonte: Fotos do Cegil Supermercados

GIRUÁ SEDIOU ABERTURA OFICIAL DA COLHEITA ESTADUAL DO MILHO 2017/2018

Prefeitos da AMM participaram do evento, que exaltou as potencialidades agrícolas missioneiras
Em 2017 a produção de milho em Giruá, região das Missões, foi de 36.210 toneladas, 0,7% da produção gaúcha, em 4.330 hectares e uma produtividade de 7.500 quilos por hectare. Anualmente, uma cidade e uma propriedade são escolhidas para sediar a abertura oficial deste evento, que tem o uso das tecnologias como critério de escolha.
Por esse motivo, na sexta-feira (26) foi realizada no interior do município de Giruá, na Fazenda Agropecuária Ouro Verde, da família Beutinger, a 7ª edição da abertura oficial da colheita estadual do milho, com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori.
Apromilho – Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul, Abramilho – Associação Brasileira dos Produtores de Milho, em parceria com a Prefeitura Municipal de Giruá e Agropecuária Ouro Verde, foram os organizadores do evento.
CAPITAL DA PRODUTIVIDADE
Prefeito anfitrião, Rubem Weimer salientou a relevância da cerimônia de abertura, que integra as festividades alusivas ao aniversário de 63 anos de emancipação político-administrativa de Giruá, comemorado no domingo (28). “Estamos muito contentes em sediar um evento desta grandiosidade, tão importante para os nossos agricultores”, destacou Weimer.

Ele acrescentou que, além do município sediar o ato solene de abertura da colheita, a presença do governador Sartori, secretários de Estado, deputados federais e estaduais, presidentes da Apromilho e Abramilho, vereadores, prefeitos da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa (AMGSR), empresários, imprensa e agricultores, é uma demonstração de que Giruá faz jus ao título reconhecido através de lei estadual. “Nosso município é considerado a Capital da Produtividade. Por isso, somos gratos pela oportunidade de exaltarmos o potencial giruanse”, comemorou Weimer, expressando gratidão à família Beutinger, proprietária da Fazenda Agropecuária Ouro Verde.
AGRICULTURA FAMILIAR
Diretor do Detur e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein representou o presidente da AMM/Funmissões, Brasil Antonio Sartori, que por motivo de saúde não pode comparecer. Klein evidenciou que “por ser um evento de caráter estadual, a abertura da colheita foi um momento significativo para o município de Giruá e para toda a região das Missões, integrada por 26 municípios. É um reconhecimento ao trabalho dos produtores rurais, pois muitos deles tem o milho entre os principais alimentos da agricultura familiar”.

Para o prefeito de Caibaté, Amauri Pires, “poder contar com a participação da Promilho e Abramilho na região, em Girua, fortaleceu ainda mais todos os agricultores missioneiros”. De maneira igualitária, o prefeito de Santo Antônio das Missões, Puranci Barcellos dos Santos, avaliou que “a 7ª edição da abertura oficial da colheita do milho, assim como outros eventos de grande porte realizados nos municípios da AMM, exaltou a representatividade da região das Missões, que é referência estadual na produção de grãos”.
PRODUÇÃO DE MILHO
De acordo com o governador gaúcho, José Ivo Sartori, “o Rio Grande do Sul é um dos melhores produtores de sementes do Brasil e deve produzir 33 milhões de toneladas de grãos nesta safra”. Já o secretário estadual de Agricultura, pecuária e Irrigação, Ernani Polo, afirmou que a cultura do milho é de grande relevância para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, pois desempenha função significativa no processo de melhoramento do solo.

A região Noroeste do Estado, com ênfase para a região das Missões e do Planalto Médio, é a que mais se destaca na produção do grão para a venda comercial. O Brasil ocupa a terceira posição mundial, perdendo apenas para os Estados Unidos e a China.
Também participaram da cerimônia o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen; os deputados estaduais Aloísio Classman, Edson Brum, Eduardo Loureiro, Gabriel Souza e Zilá Breintebach; o deputado federal Luiz Carlos Heinze, entre outras autoridades locais, regionais, estaduais e federais.
Fonte: AMM

Agronomia da URI adquire nova semeadora para ampliar projetos de pesquisa

O curso de Agronomia da URI Santo Ângelo adquiriu, nesta semana, uma Semeadora de Parcelas Experimentais. O equipamento, em um modelo usado especificamente em centros de pesquisa, foi adquirido especialmente para evoluir o andamento dos projetos de pesquisa desenvolvidos na AEA – Área experimental Agronômica.
Conforme relata o professor Vitor Cauduro Girardello, a Semeadora Semeato 3, da MaquinasSB, exige como quantidade mínima para a semeadura, 10 gramas de sementes. “O equipamento possibilita que realizemos o plantio em poucos metros, mas com precisão. Os estudos poderão ser feitos em parcelas pequenas, de três a cinco metros, o que otimiza os projetos de pesquisa”, afirma o professor. A regulagem da máquina possibilita a variação de culturas em parcelas com até um metro de comprimento.
Com a nova máquina, o professor Girardello já prevê o uso tanto em culturas de verão, quanto nas de inverno: “Poderemos dar sequência e criar novos projetos de pesquisa, com soja, milho, aveia, nabo, pastagens e leguminosas forrageiras”. Para ele, a aquisição da semeadora possibilita autonomia para a Universidade, principalmente nos projetos da área experimental. O investimento no equipamento foi de cerca de R$ 70 mil. No inverno, a previsão é de ampliação da área para desenvolvimento de pesquisa. “Com a semeadora, complementamos nossos equipamentos: o curso de Agronomia já tem um trator MF 292, estação meteorológica e equipamentos para estudos topográficos”, ressalta Girardello.
Atualmente, a Área Experimental Agronômica da URI Santo Ângelo realiza projetos de pesquisa em culturas de girassol, trigo mourisco, milheto, sorgo forrageiro, soja e milho.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

URI Santo Ângelo realiza formatura de quatro cursos nesta sexta-feira

A URI Santo Ângelo realiza, nesta sexta-feira (26), a colação de grau dos formandos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. A formatura acontece em frente à Catedral Angelopolitana, a partir das 20h. A solenidade será presidida pelo diretor-geral Gilberto Pacheco.
Os formandos de Arquitetura e Urbanismo escolheram como paraninfa a professora Maíra Oliveira Pires; a patrona será a professora Thaís Faccim de Brum; e a amiga da turma, a professora Claudete Boff. Serão homenageados os professores Fernando Edegar Rieck, João da Jornada Fortes Filho, Maria de Fátima Rocha Frees, Marcus Thompsen Primo, Nelson Seidler e Roberta Mulazzani Doleys Soares. A juramentista será Bruna Flôres Prates e as oradoras são Thaís Priscila de Souza e Vanessa Maria Ullmann. Colarão grau no curso de Arquitetura e Urbanismo os formandos Aline Silva de Almeida, Ananda Kleinubing Vieira, Andréia Duppont, Beatriz Mielke Schillreff, Bruna Adams, Bruna Flores Prates, Danielle Rodrigues Filipin, Eduardo Diógenes de Melo Müller, Fernanda Betina Rech, Júlia Veronese Matos, Karol Winckler, Larissa Adriane Lenhardt, Lenise Caroline Herter, Manoela Pinheiro Macedo, Marcela Juliana Cargnin, Priscila Oliveira Vargas, Tanise Morais, Tanise Szymczak, Thaís Cargnelutti, Thaís Durand, Thaís Priscila de Souza, Thiane Kist de Lima e Vanessa Maria Ullmann.
A primeira turma do curso de Engenharia Elétrica, escolheu como paraninfo o Ângelo Trein Lucca; como patrono, o professor Nelson Knak Neto; e como amigo da turma, o professor Iuri Castro Figueiró. Serão homenageados os professores Diego Roberto Morais e Emitério Rosa Neto, além do funcionário Juan Alteu da Silva. As oradoras são Caroline Beatriz Fucks Darui e Caroline Thaís Anesi de Oliveira.  Receberão grau acadêmico de engenheiro eletricista os alunos: Caroline Beatriz Fucks Darui, Caroline Thaís Anesi de Oliveira, Cristian Buzatta Pasturiza, Felipe Augusto Heckler, Gabriel Cima Flores, Gilson Biermann da Silva, Jacson Patrick Heck, Leandro José Teikowski, Leonardo Jonas Piotrowski, Mateus Leal Coimbra, Matheus Fanfa da Veiga Roberto Diego Dahmer, Rodrigo da Rosa Scheid, Savio Romar Muhlen dos Santos, Tiago Guterres Lucca.
No curso de Engenharia Mecânica, o paraninfo será o professor Filipe Molinar Machado; o patrono será o professor Vilson Rogério Envall; e o amigo da turma, o professor Lari Santos. Serão homenageados o professor Rossiano Renato Casarin e a funcionária Corneli Boness. O orador será Mateus de Castro Bocussi. Os formandos do curso de Engenharia Mecânica são Alan Sefström Dias, Celito Luís Kramer, Elivelton Juliani, Giovane Roberto Stroschön, Guilherme Neves Schmitt,  Juliano Lange Gonçalves, Luiz Fernando Weiland, Mateus de Castro Bocussi, Priscila da Rocha Butzge.
A primeira formatura do curso de Engenharia Química tem como paraninfo o professor
Isaac Nunes; a patrona é a professora Nataly Leidens. Serão homenageados os professores Ederson Rossi Abaidi e Patrícia Siqueira Alves. A oradora será Caroline Klinger. O grau acadêmico de engenheiro químico será recebido pelas formandas Caroline Klinger e Isabel Rauber Barth.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

CONVITE: CÉSAR OLIVEIRA & ROGÉRIO MELO

É nesta sábado GAUCHADA, grande show na cancha de rodeio após a gineteada, show de uma das duplas mais queridas e afamadas deste chão sulino, vai ser de gasta o taco da bota!!!

30º RODEIO CRIOULO DE GIRUÁ-RS

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

PONTE PORTO XAVIER/SAN JAVIER: AMM MOBILIZOU IMPRENSA E AUTORIDADES ARGENTINAS

Intendentes da Provincia de Misiones uniram forças com a comitiva missioneira junto ao governo argentino
Mais um passo foi dado rumo a viabilização da ponte Porto Xavier/San Javier, na terça-feira (23/1). Representantes da Comissão Regional Pró-Ponte Porto Xavier/San Javier, estiveram reunidos em Posadas/AR, no Palácio do Governo, com o vice-governador da Provincia de Misiones, Oscar Herera, uma vez que o governador Hugo Passalacqua está em viagem com o presidente da Argentina, Mauricio Macri.
Também estavam presentes o ministro de Governo, Marcelo Perez, o ministro chefe de Gabinete, Ricardo Pischjk, o deputado nacional de Misiones, Ricardo Welboch, e os intendentes de San Javier, Enio Lemes; Santa Ana, Pablo Castro; Concepcion, Carlos Pernigoti; Leandro N. Alem, Diego Sartori; de Apostoles, Mario Vialey e o secretário de Governo de San Javier, Cristian Nuñez.
OBJETIVOS
O encontro, agendado pela AMM, foi norteado por três objetivos: informar oficialmente às autoridades argentinas a conquista dos recursos por emenda impositiva, destinados as obras da Ponte; buscar o apoio das lideranças da província de Misiones, e solicitar a intervenção do governador Hugo Passalcqua, por meio do governador em exercício, Oscar Herera, junto aos Ministérios Federais, em Buenos Aires, dos Transportes, das Relações Exteriores e do Interior.

COMITIVA DA AMM 
Da região das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil, participaram o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori; o vice-presidente da AMM e prefeito de Rolador, Paulo Peixoto; o presidente da Comissão Regional Pró Ponte e prefeito de Porto Xavier, Vilmar Kaiser; o interlocutor da AMM e secretário de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier, Ovídio Kaiser, e o diretor do Detur/Funmissões e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein, que integram a Comissão Regional. O secretário Executivo do Detur, Marcos Mattos, acompanhou a comitiva missioneira.

RESULTADOS
Conforme foi tratado na reunião, Herera e também o deputado Welboch, deverão ser os interlocutores da região das Missões junto ao governo de Buenos Aires. Na avaliação de Brasil Antonio Sartori, as expectativas da comitiva da AMM foram correspondidas. “Saio deste encontro com a convicção de que o governo da Provincia de Misiones vai trabalhar com esmero, no intuito de fechar o acordo internacional para a execução da obra da ponte”, evidenciou Sartori.

Ele acrescentou que a presença dos intendentes foi mais uma demonstração de que a Argentina está junto com a região das Missões, nesta luta pela ponte Porto Xavier/San Javier. “Prova disso foi o banner exposto no encontro, assim como a maqueti da ponte em San Javier”, ressaltou o dirigente da AMM.
Segundo Ovidio Kaiser, Oscar Herera deixou bem claro que as ações de governo serão providenciadas. “Estou convencido de que demos um passo gigantesco para que haja mais envolvimento da Argentina. A partir de agora será articulada uma reunião em Buenos Aires, com a participação de um porta-voz do presidente Michel Temer”, contextualizou Kaiser, referindo-se a próxima etapa dos trabalhos.
Presidente da Comissão Regional Pró Ponte, Vilmar Kaiser também manifestou entusiasmo quanto ao resultado da audiência. “Nossa expectativa de que o governo de Misiones iria aderir ao nosso pleito foi correspondida. Com certeza, o encontro binacional em Buenos Aires vai oficializar as ações que já foram autorizadas por vídeo conferência entre governos do Brasil e Argentina. Em especial, o projeto da ponte”, pontuou.
REPERCUSSÃO INTERNACIONAL
Assim que chegou ao local da reunião, em Posadas, a delegação missioneira, que estava sendo aguardada por mais de dez grandes veículos de comunicação da Argentina, concedeu entrevistas sobre a repercussão em torno da conquista inédita dos recursos por emenda impositiva de bancada, e demais tratativas em torno da mobilização pela ponte Porto Xavier/San Javier.

IDENTIDADE MISSIONEIRA
Outro fator positivo para a região das Missões que foi abordado na reunião pelo vice-governador, Oscar Herera “é a união dos povos pela mesma história, pela mesma identidade missioneira”. Com este enfoque, o diretor do Detur, Ricardo Klein, salientou a importância da integração dos 30 Povos da Ruta Jesuítica Internacional, envolvendo Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. “A ponte, além de expandir a economia, possibilitará maior fluxo de turistas em nossa região, fomentando o potencial turístico dos 26 municípios missioneiros”, exaltou Klein.

UNIDOS PELA PONTE
De acordo com o vice-presidente da AMM, Paulo Peixoto, pela primeira vez se tem uma rubrica aberta, um valor de emenda de bancada do governo brasileiro para que seja construída esta obra da ponte internacional. Peixoto, que deverá assumir a presidência da AMM em março deste ano, destacou que dará seguimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido por Brasil Antonio Sartori, principalmente nas tratativas da ponte.

“A Associação dos Municípios das Missões está totalmente unida, independente de sigla partidária, lutando pela consolidação de projetos tão grandiosos como a ponte Porto Xavier/San Javier, que tantos benefícios trará à população missioneira", frisou Paulo.
VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES
Sartori, que desde o início de sua gestão frente à diretoria da AMM sempre atuou em conjunto com Paulo Peixoto, disse estar tranqüilo por saber que todas as reivindicações da Associação, especialmente a ponte em Porto Xavier, serão defendidas pela próxima diretoria com o mesmo empenho e comprometimento.

“Vamos seguir trabalhando pela ponte e divulgando nossas ações, sempre primando pela veracidade das informações”, garantiu Brasil Antonio Sartori, ao reafirmar: “a confiança da população e a mobilização do colegiado de prefeitos missioneiros, são a força política da AMM”.
Fonte: AMM

Giruá está em festa!!!

E o principal convidado é você!!!

Venha comemorar os 63 anos do nosso Município com o tradicional Bolo Festivo.

É hoje, quarta-feira, às 21 horas no ginásio de esportes Elias Saffi.

E logo após a degustação do bolo, haverá show com o grupo Garotos do Fandango.

Você é convidado especial. Sejam Bem Vindos!
Fonte: Assessoria de Imprensa

Está de volta a TRILHA DA LUA CHEIA na temporada 2018.

De fevereiro a maio acontecem caminhadas noturnas nos sábados de lua cheia.

A primeira será em GIRUÁ/RS, município que tem como árvore símbolo o butiá, uma espécie de coquinho com polpa comestível muito apreciada. É consumida in natura, em doces, sorvetes e aperitivos.

A TRILHA
No dia 3 de fevereiro de 2018 serão percorridos, aproximadamente, 10 km por estradas rurais e da cidade, convivendo com a natureza, com personagens típicos da região e com sua rica história.

Os participantes que seguem desde Santo Ângelo, devem se reunir na sede do Caminho das Missões em torno das 16h45min para os acertos finais. Após serão transportados até o Rio Passo da Pedra. Haverá tempo para aproveitar as belezas naturais do local e, quem desejar, podendo banhar-se na belíssima cachoeira.

Às 19 horas, começa a preparação para a Trilha com instruções da trilha, entrega de amuleto, cajado e informações de como será o Ritual na chegada.

Durante o percurso haverá Intervenções com interpretação de personagens e realização do Ritual da Lua cheia pelo grupo PEPPE Company.

A trilha parte da Cachoeira e passa por propriedade rurais. No Vale dos Butiazais será um ponto de descanso, para degustar o butiá e apreciar seu suco, também será apresentado a história do local.

Seguindo a caminhada em meio às propriedades rurais, passa pelas Irmãs Carmelitas. Já na entrada da cidade o destino é o Parque com ampla área verde, gruta, nascente de água. O local será palco para o Ritual da Lua Cheia Especial com personagens que contarão a história de Giruá e da Lua Cheia.

Após será servido um jantar típico que lembra a gastronomia dos tropeiros que durante várias décadas do século passado foram figuras presentes no cotidiano da região.

A Trilha da Lua Cheia está sendo organizada pelo Caminho das Missões com total participação e apoio da Administração Municipal de Giruá, através da Secretaria de Educação e Cultura do município.

AS INSCRIÇÕES
As inscrições para essa trilha devem acontecer até o dia 2 de fevereiro, a fim de garantir a logística e o conforto de todos os participantes.

Entre em contato pelo telefone 55 3312 9632 / 55 9 8408 8528 (WhatsApp) ou pelo E-mail caminho@caminhodasmissoes.com.br
Fonte: assessoria de Imprensa

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Novo e amplo Espaço


Foi um sucesso a inauguração nesta segunda-feira,22 da Agropecuária do Kiko em novo e amplo espaço agora na Rua Francisco Leopoldo Hury, no centro de Giruá. Com presença de vários amigos clientes que prestigiaram a inauguração agora em amplo espaço para melhor atender a sua clientela.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

PRISÃO POR CUMPRIMENTO DE MANDADO – GIRUÁ

No dia 22 de janeiro de 2018, às 10h00, policiais militares do 7°RPMon/Giruá efetuaram a prisão de um individuo que transitava em via publica, este que ao ser abordado foi constatado que havia em seu desfavor uma mandado de prisão. 
O acusado foi encaminhado a Delegacia de Policia, para as devidas providências legais.

domingo, 21 de janeiro de 2018

Desafio 10 km de Giruá

Na manhã deste domingo o repórter Marcio Silva da Rádio Alternativa 98.7 Fm, realizou a cobertura do Desafio 10km de Giruá alusivo as comemorações dos 63 anos do município. 
Na foto os campeões do revezamento, giruaense Daniel Zimpel e Ijuiense Felipe Autonivel, e Fabio de Moura, intergrante da equipe organizadora M2. 
Parabéns a todos pelo sucesso do evento.

Giruá 63 anos

Programação da semana do município

21/01/2018 - (Domingo)
1ª Rústica: "Desafio 10km Giruá 63 anos".
Local: Saída do Parque de Exposições Olmiro Callai.
Horário: 8h
Final da Copa Regional de Velocross e Inauguração da pista de veloterra do Grupo LAMA100TOS.
Local: PISTA LAMA100TOS -RS 344

Horário:13h

22/01/2018 - (Segunda – Feira) 
Show da Banda Sete Pecados com mateada e brinquedos infláveis.
Local: Praça Tenente Aládio Ferreira.
Horário: 20h 

23/01/2018 - ( Terça – Feira) 
Show de Talentos Locais 
Local: Praça Tenente Aládio Ferreira.
Horário: 20h


24/01/2018 – (Quarta – Feira)
Show com os Garotos do Fandango
Bolo 63 anos do Município de Giruá
Show de Fogos de Artifício.
Local: Praça Tenente Aládio Ferreira.
Horário: 21h

25/01/2018 – (Quinta – Feira)
30ª Rodeio Crioulo de Giruá.
Recepção e Acampamento.
Local: Parque de Rodeio Cleiton Silva.
Jantar Palestra: Perspectivas do Milho no Brasil, com Alysson Paulinelli da ABRAMILHO
Público Alvo: Prefeitos Municipais da Região, Vereadores, Empresários e Entidades
Local: Clube Aliança.
Horário: 20h
Jogos de Verão.
local: Praça Tenente Aládio Ferreira.
Horário: 20h

26/01/2018 - (Sexta – Feira)
Abertura da 7ª Colheita do Milho no Rio Grande do Sul.
Horário: 9h – Recepção
11h – Abertura Oficial com a presença do Governador do Estado Rio Grande do Sul – José Ivo Sartori.
Local: Granja Ouro Verde – Rincão Santa Cruz
30ª Rodeio Crioulo de Giruá
Local: Parque de Rodeio Cleiton Silva.

27/01/2018 – (Sábado) e 28/01/2018 – (Domingo)
30ª Rodeio Crioulo de Giruá
Local: Parque de Rodeio Cleiton Silva.

03/02/2018 – (Sábado)
1ª Trilha da Lua Cheia – Giruá, Fé, História, Encantos em Noite de Lua Cheia.
Horário: 19h
Saída: Cascata do Passo da Pedra
fonte: assessoria de Imprensa

sábado, 20 de janeiro de 2018

AMM SEGUE TRABALHANDO PELA PONTE PORTO XAVIER/SAN JAVIER

Desde a conquista dos recursos de emenda impositiva de bancada em Brasília, no mês de outubro passado, os membros da Comissão Regional Pró-Ponte Porto Xavier/San Javier seguem mobilizados e trabalhando em várias frentes de atuação, com vistas a consolidação do anteprojeto da Ponte.
“Neste sentido, importantes ações vêm sendo desenvolvidas junto às autoridades federais e estaduais brasileiras e argentinas”, evidenciou o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori.
AVANÇOS E TRATATIVAS
Conforme relatou o prefeito de Porto Xavier, Vilmar Kaiser, que preside a Comissão Regional Pró-Ponte, recentemente em Brasília a Comissão Mista Argentina Brasil, integrada por representantes do governo de ambos os países, se reuniu por videoconferência. Entre outras ações deliberadas na ocasião, além da aprovação oficial do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), também foi autorizada à delegação brasileira o avanço com o projeto da Ponte Porto Xavier/San Javier.

Em Porto Alegre, vêm sendo realizadas freqüentes reuniões de trabalho com a equipe técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e especialistas da área. Quem tem participado é o coordenador do projeto e interlocutor designado pela AMM, Ovídio Kaiser. “A pauta destes encontros tem sido sobre o anteprojeto, que irá definir o local mais apropriado de localização e dimensões da ponte (comprimento x largura x altura x profundidade), bem como os acessos, Centro de Fronteira e licenciamento ambiental junto ao Ibama, que está em tratativas”, explicou Ovídio Kaiser.
Ovídio, que é secretário de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier, acrescentou que durante reunião informal com o Ministro Chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Carlos Marun, entregou a ele, em nome da AMM, um dossiê sobre a obra demonstrando sua importância no cenário regional, estadual, nacional e internacional. “O ministro acolheu com muito interesse nosso pedido e se comprometeu a acelerar os trâmites burocráticos entre Brasília e Buenos Aires”, relatou Ovídio Kaiser.
REFORÇO DO EMPRESARIADO
Membro da Comissão Regional Pró-Ponte Porto Xavier/San Javier, o empresário de Cerro Largo, Eleonor Becker, reiterou seu apoio às tratativas para viabilizar a construção do empreendimento binacional. “Somos parceiros da AMM, pois, de alguma forma todos nós, comerciantes e empresários, seremos beneficiados com a ponte. Com certeza aumentará, significativamente, o número de turistas e investidores não somente nas Missões, como também nas regiões Noroeste e Alto Uruguai”, contextualizou o empresário missioneiro.
Becker fez questão de fomentar que outras grandes empresas, de acordo com suas possibilidades financeiras, também se unam a esta luta e invistam na instalação da ponte Porto Xavier/San Javier. “Juntos, setor público e privado são mais fortes. De acordo com a minha disponibilidade de agenda, sempre estarei acompanhando e apoiando a Comissão Regional Pró-Ponte Porto Xavier/San Javier, em audiências com autoridades brasileiras e argentinas”, afirmou Eleonor Becker.
ARGENTINA
No gabinete do intendente de San Javier/AR, Ênio Lemes, presidente da Comissão Regional na Argentina, no início deste mês ocorreu uma reunião de caráter local com as presenças do prefeito Vilmar Kaiser; secretário Ovídio Kaiser; vereador Paulo Zilli de Porto Xavier; do secretário de Integración y assuntos Internacionales, Hugo Gomes; secretário de Governo, Cristian Nuñez; Matias Oliveira, Edgardo Ferreira, Caio Schmegel, de San Javier, entre outros participantes.

De acordo com Vilmar Kaiser, no encontro foi aprovada a apresentação de um estudo alternativo, em nome de Porto Xavier (BR) e San Javier (AR), para a localização da Ponte por meio do anteprojeto, que seja mais viável economicamente e mais favorável para ambas as localidades. “Isso constará de uma ata devidamente firmada pelas lideranças, que será apresentada pela AMM ao Dnit e aos demais órgãos intervenientes no processo”, destacou Vilmar.
Ainda sobre o que ficou acertado na reunião, as autoridades de San Javier farão uma ampla mobilização quanto ao processo em curso, já que se trata de uma obra binacional e que deve estar em consonância com a legislação daquele país.
"Outras tratativas e ações estão em andamento, por isso, seguiremos trabalhando unidos pela consolidação da Ponte Porto Xavier/San Javier, sempre contando com o apoio da bancada federal gaúcha", concluiu Kaiser.
fonte: Assessoria de Imprensa

Egresso da URI começa doutorado na Inglaterra em busca de diagnóstico precoce para o Alzheimer

Egresso do curso de Química Industrial da URI Santo Ângelo, Igor Camargo Fontana ganha destaque com matéria publicada no jornal Correio do Povo, sobre sua pesquisa apresentada na conclusão do Mestrado em Ciências Farmacêuticas, na UFRGS e que será objeto do doutorado que iniciará na Kings College London, na Inglaterra, para onde viaja em abril.
A pesquisa de Igor concentra-se na busca de diagnóstico precoce para a doença de Alzheimer.
O doutorando iniciou sua carreira de pesquisador na graduação em Química Industrail, na URI Santo Ângelo, como bolsista de iniciação científica do Laboratório de Ciências dos Materiais- Labiocimat, do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estado Sólido e Simulação – GIESS, orientado na oportunidade, pelo professor doutor Marcelo Paulo Stracke.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Formanda de Farmácia da URI é aprovada para Residência em Passo Fundo

Kelly Helena Kühn colou grau em Farmácia da URI Santo Ângelo no sábado, 13 de janeiro e além do término da graduação, ela comemora a aprovação para Residência Multiprofissional, a ser realizada no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo.
Kelly diz que “o despertar pelo ingresso num programa de residência multiprofissional veio à tona durante a experiência do estágio curricular, onde tive a oportunidade de acompanhar o papel do residente junto à comunidade. Desde então, passei a buscar locais e programas de residência nos quais me identificaria mais. Dessa forma, no final do ano passado tomei a decisão de participar do processo seletivo, e assim obtive a aprovação para a vaga de Residência Multiprofissional com o foco para a “Atenção ao Câncer” que será realizado no Hospital São Vicente de Paulo, na cidade de Passo Fundo”.
Para Kelly, sua aprovação é fruto da dedicação que teve durante a vida acadêmica, inserindo-se em projetos de pesquisa e extensão, sempre buscando um conhecimento além do oferecido durante as aulas.
“Saliento também que essa conquista é um mérito tanto meu quanto dos professores da URI, principalmente aqueles com quem pude conviver de forma mais próxima, que sempre foram excelentes mestres da instituição e me deram a oportunidade de alçar voos mais distantes. Essa conquista é a realização de um sonho em busca de meu crescimento profissional, em vista da oportunidade de concretizá-lo em um hospital de referência, como é o São Vicente de Paulo.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Aluna da URI tem graduação dia 26 e já foi aprovada em 1º lugar para Mestrado na UFSM

Antes disso, no entanto, ela já se prepara para iniciar na Universidade Federal de Santa Maria, o Mestrado no qual foi aprovada em 1º lugar, com nota final 9,77.
Caroline terá como orientadora Alzenira da Rosa Abaide, e seu grupo de estudos é o Ceesp – Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência.
A futura Mestre diz que sempre teve afinidade com pesquisa “e desde que iniciei a graduação tive vontade seguir a carreira acadêmica. Então, me envolvi ao máximo para desenvolver trabalhos, escrever artigos científicos e participar de congressos. Tive apoio e incentivo dos colegas e dos professores na URI, da família em casa e também dos colegas na empresa que eu fiz estágio durante a graduação. Não foi uma jornada fácil!”
Caroline está muito feliz por ter sido aprovada “e acho que isso pode servir de incentivo aos acadêmicos ou futuros acadêmicos que ainda tenham algum receio em cursar o ensino superior em uma universidade particular do interior. Tenho orgulho de levar o nome da URI, da primeira turma de Engenharia Elétrica do campus Santo Ângelo, pois não ficamos para trás em questão do ensino. Temos ótimos laboratórios e biblioteca, porém o mais importante é a dedicação de cada um na busca de seus objetivos”.
Para depois do mestrado, há muitas expectativas, diz Caroline. “Mas principalmente, pretendo seguir estudando e fazer também o doutorado”.
Os professores do curso de Engenharia Elétrica comemoram ainda as excelentes notas dos estudantes Tiago Lucca (9,04) e Leonardo Piotrowski (9,15) ambos na primeira suplência, cada um para um orientador. Como as vagas são disponibilizadas por professor-orientador, pode acontecer de terem notas maiores que outros candidatos, mas orientadores diferentes.
O professor-orientador de Caroline, Tiago e Leonardo, doutor Nelson Knak Neto, destaca a importância de buscar cada vez mais uma formação de qualidade e isso envolve dedicação e planejamento. “O envolvimento dos acadêmicos com pesquisa durante a graduação garante que a formação do aluno seja mais sólida, permitindo que eles vivenciem a aplicação do conhecimento adquirido em sala na solução de problemas reais. Esses elementos garantem um diferencial na qualificação profissional, ao desenvolver não somente suas habilidades técnicas, mas também o olhar crítico perante  todos os problemas que os rodeiam”.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM é conceito 6 na CAPES (a nota máxima é 7), sendo considerado um dos melhores programas de pós-graduação do país nesta área.

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS CHEGANDO

Patrola e escavadeira já estão no parque de máquinas. Caminhões em fase de implantação das caçambas.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Rural (SMIR) comemora com a equipe de Governo Municipal a chegada de novas máquinas e veículos para a primeira etapa da grande renovação do parque de máquinas do município de Giruá.
            Neste primeiro momento foram adquiridas uma motoniveladora (patrola), uma escavadeira hidráulica sobre esteiras e dois caminhões caçamba. Os dois primeiros itens já se encontram junto ao parque de máquinas, aguardando agora a entrega técnica que acontecerá nos próximos dias na presença do mecânico especializado da empresa fornecedora. Os caminhões também já estão disponíveis, porem aguardam a finalização da instalação das caçambas sobre a estrutura.
            Conforme já divulgado em outras ocasiões pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura, esta primeira “leva’ de máquinas é apenas o começo de uma grande reestruturação prevista ao setor, para viabilizar uma das grandes reivindicações da comunidade giruaense, que é a revitalização e conservação das estradas, além de auxiliar em diversos serviços junto à produtores rurais.
            O investido em máquinas novas, incluindo uma patrola nova e uma escavadeira (contrato assinado dia 04/01/18), ultrapassa R$ 1,5 milhão, sendo destes R$ 1.500.000,00 com investimentos via Badesul e R$ 38.700,00 com recursos próprios, totalizando R$ 1.538.000,00.
           
Na manhã da quinta-feira (18/01/18) o Viceprefeito Antonio Carlos Dalla Costa que está à frente do Poder Executivo, nas férias do Prefeitu Ruben Weimer, acompanhou uma demonstração da nova motoniveladora, a qual ocorreu junto ao Parque de Rodeio Cleito Silva. Além de integrantes da equipe do Governo Municipal, esteve presente o Vereador Odinir Garbinato.
            “Agora estamos recebendo maquinas e equipamentos para atender o município de maneiro que Giruá merece. Estaremos recebendo valiosos presentes e vamos zelar com muito cuidado e esforço para atender as demandas dos munícipes”, disse o Secretário Sadi Ramborger, responsável pela SMIR.
Fonte: Assessoria de  Imprensa

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Promoção Super Aniversário segue na Cotrirosa

A Cotrirosa realiza a promoção ‘Super Aniversário Cotrirosa’ para marcar o cinquentenário da Cooperativa, completados no dia 29 de junho.
Nesta 10ª edição da campanha serão sorteados 50 prêmios sendo, 47 jogos de panelas Tramontina, uma moto Honda Bross, um Ônix e uma Pick-up S10.
Para participar da promoção, os cupons podem ser retirados a cada R$50,00 em compras nos supermercados, lojas agropecuárias e postos de combustíveis da Cotrirosa.
O sorteio de todos os prêmios será por ocasião da tradicional festa do aniversário da cooperativa, agendada para o dia 01 de julho, no parque municipal de exposições de Santa Rosa, data em que encerra a campanha.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Recém-formada em Farmácia na URI Santo Ângelo, Raiza foi aprovada para Mestrado na UFRGS

Graduada em Farmácia no último sábado, 13, a jovem Raiza Lima do Carmo já garantiu a continuidade de sua formação, tendo conquistado aprovação no Mestrado em Ciências Médicas da UFRGS. 
Raiza atribui sua aprovação “ao meu empenho durante a faculdade e aos excelentes professores da Universidade, principalmente pela participação na iniciação científica, que me fez mais madura para que eu conseguisse dar voos mais altos. Apesar de não ter as melhores notas durante o curso, o que se torna muito importante é a participação dentro da Universidade, em cursos e outras atividades. Posso dizer que a comunicatividade me fez chegar até aqui. Acredito que notas são necessárias para a aprovação em disciplinas, mas o que faz do acadêmico um bom acadêmico são diversos outros fatores que se unem a isso”.
Ao referir-se à sua formação, Raiza diz que “a URI, no meu ponto de vista, é uma das melhores universidades do interior do estado, pois nos faz seres capazes de pensar, e possui uma infraestrutura incrível. Os professores de Farmácia são supercompetentes e são bem mais que professores. São mestres e amigos que, com toda a inteligência, conseguem nos passar o maior bem que possuem:o conhecimento. Gostaria de aproveitar a oportunidade e agradecer a três grandes professoras da URI: professora mestre Cristiane Kratz, que desde o início me incentivou a fazer parte do mundo da pesquisa, a professora doutora Karine de Bona, que foi com excelência minha orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso e a professora doutora Izabel Alves, que me colocou no caminho do mestrado indicando-me para estagiária no Centro Bioanalítico de Medicamentos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul”.
Quanto ao futuro, Raiza diz que “a Deus pertence. Desde antes do vestibular, nada na minha vida foi programado. Pode ser que continue na vida acadêmica com o doutorado, mas ainda não tenho planos”.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Acadêmicos de Ciências Biológicas/Bacharelado realizam visita técnica à Gramado

No encerramento do último semestre, os acadêmicos de Ciências Biológicas-Bacharelado, da disciplina de Planejamento Ambiental Urbano, ministrada pela professora doutora Nilvane Ghellar Müller, realizaram viagem técnica à cidade de Gramado. O local foi escolhido em função de possuir uma estrutura organizacional em termos de planejamento ambiental que serve como referência de estudo nesta área.
Na ocasião, o grupo visitou o Horto Florestal de Gramado, conduzido pelo Técnico Agrícola responsável pelo Paisagismo do município, Márcio Pottratz, que explicou o processo de produção de mudas e o funcionamento da questão ambiental urbanística do local.
Outro ponto percorrido pelos acadêmicos foi o Parque da Lavanda, onde são disponibilizadas diversas espécies vegetais em que, algumas delas estão delineadas compondo a morfologia do local. Outras, podem até ser adquiridas pelos visitantes, como forma de custear a linda paisagem que o parque oferece.
Oportunamente, mantendo o foco da reciclagem, os futuros biólogos visitaram a Fábrica de Cristais de Gramado, onde acompanharam o processo de elaboração dos produtos, destacando-se que todo o cristal pode ser reaproveitado.
A turma ainda observou alguns detalhes do funcionamento da cidade como um todo, percorrendo as ruas de Gramado. À noite, desfrutaram da programação natalina que ocorre na cidade durante o período de Natal Luz.
A professora Nilvane, que acompanhou o grupo durante a viagem, destaca que “apesar de Gramado possuir condições climáticas e relevo favoráveis ao desenvolvimento de inúmeras espécies vegetais, também apresenta seus gargalos. Estes foram e continuam sendo minimizados diariamente, pois existe uma excelente organização para tal, além de contar com o apoio da grande maioria dos moradores, que foi sendo conquistada aos poucos, principalmente por meio da educação ambiental. Tais aspectos também foram constatados pelos acadêmicos, que destacaram a visita como amplamente significativa, aprimorando seus conhecimentos nesta área da Biologia, somado com os aspectos culturais que aquela linda cidade oferece aos turistas. Ao encerrar, foi feita uma análise das possibilidades de ampliarmos esses aspectos aprimorando o planejamento ambiental urbano da nossa região das Missões”.