A URI Santo Ângelo vai sediar, dias 18 e 19 de maio, o III Encontro Nacional de Propriedade Intelectual, evento itinerante de grande repercussão científica e empresarial, que possibilita mostrar à sociedade a importância das marcas, patentes, desenhos industriais, registros de softwares e indicações geográficas.
O evento é o resultado da integração da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR), Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual (API) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), com objetivo de buscar alternativas para o desenvolvimento da região Sul e do Brasil.
Assim, o evento é um encontro para a comunidade científica e empresarial, membros de instituições públicas e privadas do Rio Grande do Sul e de outros estados da Federação. Os palestrantes e conferencistas são membros de universidades, setor empresarial e governamental, com experiência em propriedade intelectual, inovação e transferência de tecnologias. “Espera-se, mais uma vez, diz o coordenador do evento, professor doutor Antonio Vanderlei dos Santos, prestar à comunidade científica e empresarial um serviço de utilidade incontestável, para o maior desenvolvimento socioeconômico e autonomia tecnológica da Região Missioneira”.
A primeira edição do Encontro aconteceu em Aracaju, Sergipe, em fevereiro de 2015, tendo como tema: Propriedade Intelectual, Tecnologias e Sociedade, quando foram apresentados trabalhos orais e pôsteres, resultando no livro que ordenou os melhores artigos apresentados. Posteriormente, o II ENPI foi realizado em junho de 2016, em Teresina-Piauí, também com apresentação de trabalhos científicos com temas relacionados à Propriedade Intelectual; Transferência de Tecnologias; Prospecção Tecnológica e Gestão da Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. O livro do segundo encontro será entregue em Santo Ângelo, no terceiro ENPI. Participaram dos eventos realizados, pesquisadores, professores universitários, alunos de Mestrado e Doutorado do PPGPI- Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual-UFS, responsáveis pelos NITs-Núcleos de Inovação Tecnológicas e empresários.
PROGRAMAÇÃO
As palestras, minicursos, mesa-redonda e plenárias serão realizadas no auditório do prédio 13 e a programação a ser desenvolvida é a seguinte:
18 de maio, quinta-feira
8h30 – cerimônia de abertura com reitor da URI, pró-reitores de Pesquisa da URI e do Instituto Federal Farroupilha
9h – palestra de abertura “Transferência de Tecnologia: Experiências nos EUA”, com doutora Suzana Leitão Russo, presidente da Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual
9h30 – Mesa redonda “Proteção na Academia- Experiências de Pesquisadores”, com os doutores Maria Rita Chaves (Universidade Federal do Piauí), Claudia Ó Pessoa (Universidade Federal do Ceará), Reinaldo Castro e Souza (PUC Rio de Janeiro), Maria Emilia Camargo (Universidade de Caxias do Sul/RS), Gabriel Francisco da Silva (Universidade Federal de Sergipe)
11h – Palestra “Gamificação e Propriedade Intelectual”, com doutor Robélius De Bortoli (Universidade Federal de Sergipe)
13h30 – Minicurso 1 - “Modelagem de Negócios”, com doutora Tecla Vieira (Padetec/Ceará) e doutor André Carneiro de Araújo (Instituto Federal do Ceará). Minicurso 2 – “Uso Estratégico de Patentes em Negócios”, com Henry Jun Suzuki, diretor da Anxoval.
19 de maio – sexta-feira
8h – sala A – plenária 1 – “Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia”; sala B –plenária 2 – “Prospecção Tecnológica” e sala C – plenária 3 – “Gestão e Projetos, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico”.
14h – Mesa redonda “Como as tecnologias geradas nas ICTs contribuem para o surgimento de empresas inovadoras nas incubadoras, parques tecnológicos e demais ambientes”, com os doutores Ana Eleonora Almeida Paixão e Iracema Aragão Machado Gomes (ambas da Universidade Federal de Sergipe), Técia Vieira Carvalho ((Padetec/Ceará) e Antônio Vanderlei dos Santos (URI Santo Ângelo)
15h30 às 16h30 – Sessão pôster
16h30 – palestra “Indicadores de Inovação e de Proteção Intelectual”, com doutor João Antonio Belmin dos Santos (Universidade Federal de Sergipe)
16h50 – palestra de encerramento “Ecodesign, sustentabilidade e inovação”, com doutora Andreia Franco Pereira, da Universidade Federal de Minas Gerais.
17h20 – Encerramento e premiação dos melhores trabalhos.